Para iniciar na programação

Olá,

Venho tentando aprender a programar, então comprei o livro JAVA - COMO PROGRAMAR 8ed.

Para uma pessoa que queira aprender a programar, vocês indicam direto comprar um livro de programação para aprender a linguagem, ou deve-se ler outros tipos de livros antes? Por exemplo, sobre estrutura de dados, etc…

Estou gostando do livro, mas sinto que falta algo a mais para eu saber a programar.

Na verdade eu uso selenium webdriver, então eu ja uso java, mas nunca fiz um programa mesmo, um software, e essa era a minha curiosidade em aprender, mas não sei se apenas lendo um livro de uma linguagem, eu irei saber…

Eu sugiro sentar a bunda na cadeira e programar muito.

Escolha algum tipo de sistema que você gostaria de fazer (um game, uma agenda para seus CDs, ou qualquer outra coisa) e programe. Você vai errar um bocado no início, vai ficar cheio de dúvidas, mas é com isso que se constrói o aprendizado.

Cara isso é muito pessoal,têm pessoa que aprende muito mais lendo sozinho do que assistindo uma aula,outros aprende com videos aulas no youtube e alguma apostila,outros só aprender em cursos presenciais …

Na minha opinião antes ir para o Java era bom conhecer uma linguagem como C ou C++.Fazer as coisas mais na mão haha’.

Uma dica que dou procure resolver bastante algoritmos.Seja eles simples,e vai aumentando a dificuldade.

Tenta pegar algum livro que te explica essas coisas,vetores,matriz,ponteiros,polimorfismo etc.Tenta ler os dois juntos.

Cada caso é um caso,tem gente que aprende primeiro a sintaxe da linguagem e depois aprende essas coisas,outros aprendem antes e fica mais fácil de entender a linguagem.

Como o vini falou não existe outra maneira se não programando muito haha :slight_smile:

Se está com tempo “de sobra”, é bacana ler sobre algoritmos e estrutura de dados, vai ajudar bastante.
No mais, é o que o Vini disse, experiência e experiência, não tem fórmula melhor.

Abs.

Eu sempre recomendo as apostilas da caelum, https://www.caelum.com.br/apostilas/ , pois abordam conceitos básicos de programação ,como estruturas de dados ,com uma didática que torna fácil o apredizado para quem está começando.

Ler é muito importante também mas como o Vini falou, desenvolva um sistema ou algo que quiser, programe e programe.