Para os experts de jsf e rich:faces

tenho uma tabela e preciso exibir ou ocultar um um link da coluna de acordo com um atributa da linha da tabela

campo 1 campo2 campo3 colunaComBotoes
true abcd 1234 editar excluir visualizar
false abcd 1234 editar excluir visualizar
false abcd 1234 editar excluir visualizar
true abcd 1234 editar excluir visualizar

por exemplo o botao editar do pode ser exibido se o campo um da linha dele for true e assim por diante

Tentei criar um component facelest para isso ai invoco ele assim:

rendered="#{ rich:component(sanepar:containsPermissionCategoria(item.versao.categoria.id)) }"

Ele chama o componente executa o metodo que retorna true ou false, porem ele nao aplica o resultado da chamada do compoente no rendered do link, qual maneira vcs utilizam pra lidar com este tipo de problema?

Camarada, qual a complexidade disto?
Se o resultado vem de um objeto a partir do managedbean, o valor da primeira coluna pode ser definido neste objeto e, então, você poderá validar de forma simples se ele é true ou false

<h:commandButton value="Editar"
rendered="#{objetoDoBean.valorDaColuna1 ne false}"/>

Não funciona?

Na verdade me equivoquei na pergunta o que eu queria era passar o valor de uma coluna para no Mbean verificar se deveria ou nao exibir o link editar, acabei descobrindo o problema por acaso estava chamando minha funcao facelets usando
isso:

rich:component(sanepar:containsPermissionAuditorLider(item.escopo.categoria.id ))

sendo que na verdade devia chamar assim:

sanepar:containsPermissionAuditorLider(item.escopo.categoria.id )

Agora funcionou perfeitamente aki.
Vlw pela dica.