Para pedir um novo emprego

Olá Senhores.

Atualmente, trabalho com Suporte, e não tenho muito tempo livre para estudar Java (trabalho de segunda a sábado).

Já não aguento mais meu emprego, e ao mesmo tempo quero ter tempo livre para me dedicar integral ao estudo de Java. (estou cursando a Academia do Java)

Como já tenho uma certa poupança (dá para pagar minhas contas pelos próximos 3 meses, aproximadamente), seria válido eu pedir as contas desse emprego para estudar e, daqui uns 2, 3 meses, começar a enviar currículos para Java Júnior?

Minha dúvida é: estando nesse emprego de Suporte, é mais fácil de eu barganhar uma vaga de júnior que pague 2,5 / 3 / 3,5 mil (de acordo com o que vejo pesquisando pelo Catho) ?

Tenho receio de, desempregado, ir em uma entrevista que pague um salário legal, e o entrevistador me dizer "mas porque vc saiu do seu antigo emprego? ", ou ainda “porque vc acha que a gente vai te pagar 3 mil por mês se vc não recebe um centavo atualmente?”

Me dêem uma luz, realmente estou com muita vontade de estudar, porém sem tempo.

Aconselho que você não saia do seu emprego atual e sim encontre um tempo para se dedicar ao java , aprimore seus conhecimentos e vai enviando cv para quem sabe vc não conseguir algumas entrevistas , é importante destacar a falta de experiência , porém que há muita vontade de aprender não desanime …boa sorte …

Ah se vc tiver condiçoes ,se fosse eu eu sairia,e nesses 3 meses tirava ao menos a ocjp,e se perguntar,fala a verdade, que vc tinha um objetivo de se dedicar ao java…

valew

Bruno,

Sou professor da academia java da globalcode (imagino que seja a academia java que você está se referindo).

O mercado Java está bem aquecido, e vagas de emprego para esta carreira não faltam - só entrar na seção de vagas do apinfo.com e fazer uma busca por “Java” que você verá. No entanto, de fato algo normalmente exigido é experiência prévia em Java, que não é o seu caso.

Uma ferramenta de mercado interessante são sempre as certificações, digo por experiência própria, quando tirei minha primeira certificação Java eu nem trabalhava com essa linguagem e digo que é possível tirar a OCJP (Antiga SCJP) - e ela favorece muito a entrada no mercado Java se você não possui experiência prévia. Se você estiver cursando o curso da globalcode mesmo, deve ter reparado que ele é bem completo quanto aos detalhes da linguagem java, o que ajuda bastante para a certificação :slight_smile:

A primeira pergunta é de praxe, eles fazem esse tipo de pergunta sim, porém não vejo problemas de você falar a verdade: “Saí porque queria trabalhar com Java e precisava de tempo para estudar”, não vejo como isso pode “pegar mal” - muitas empresas respeitam esse interesse e força de vontade.

Porém não vejo as empresas realizando esse tipo de pergunta, pelo menos não dessa forma, pois se essa lógica tivesse sentido elas não pagariam nada para um cara desempregado, certo? Acho que esse valor (3 mil) é próximo do padrão para um Java júnior então acho que é isso que elas pagariam mesmo.

Quanto a sair do seu trabalho atual ou não, só você vai poder dizer. Meu conselho pessoal é dar um jeito para estudar em horários alternativos ou locais alternativos (ônibus/metro por ex.) - por mais que não consiga executar código vários conceitos você consegue esclarecer e aproveitar esse tipo de tempo perdido durante a semana.

Fui,

O legal da certificação não é apenas o título em si, e sim o tanto que você aprende estudando. Há um tempo atrás comecei a estudar certificação, e haviam muitas dúvidas que eu tinha e foram esclarecidas, e o aprendizado que tive foi muito bacana, há um livro bem legal pra isso que é o da Kathy Sierra, é referência quando trata-se de OCJP. Cara é interessante você ter algo engatilhado para sair do seu emprego, você pode levar 3 dias pra encontrar um emprego como pode levar meses.

Boa sorte nesta caminhada.

O melhor momento para procurar emprego é quando você está empregado, se não você aceita qualquer salário depois e acaba prostituindo o mercado.

Devo concordar. com o amigo.

No entanto, o mercado hoje pede muitas coisas além do java em si.
Por exemplo se você for para desenvolver aplicações web deve conhecer no minimo linguagens como html, css, javascript, jsp, servlet, hibernate, java, frameworks e etc.
Muitas das vezes pedem isso para um junior, creio que um estágio seria mais apropriado para esse seu inicio de carreira se você ainda não se sentir proparado, mas se eu estivesse
em seu lugar não largaria o emprego agora, só faria isso se eu tivesse certeza de que estou dominando o java, pois por mais que pareça java não é fácil.

Opinião dada !!!
Boa sorte em sua escolha.

bom amigo voce é iniciante, entao o que voce precisa é de referencias e experiencia de mercado em projetos.
uma coisa é fazer curso e tirar certificação mas a pratica do dia dia do desenvolvedor é muito diferente e muito mais dura.
logo eu sugiro voce correr atras de algum trabalho onde voce possa obter esta pratica o resto será com o tempo. boa sorte.

Mesmo que voce tenha economizado dinheiro suficiente para passar 3 meses sem trabalhar, eu nao acho que eh uma boa ideia voce sair do seu emprego atual.

Porque nao eh garatia nenhuma que voce vai arrumar emprego em 3 meses, mesmo se vc se dedicar bastante em aprender java, tirar uma certificacao e etc. As vezes o mercado exige experiencia mesmo para uma vaga de junior.

Tenta conciliar as duas coisas, talvez conversar com o seu chefe e trabalhar menos dias na semana, ou pelo menos diminuir um pouco a carga horaria, mas ganhando um salario menor, eh melhor ganhar pouco do que nada.

Outra coisa que vc pode fazer eh comecar a mandar curriculos sem muita pretensao e se alguem te chamar pra entrevista seja sincero diga que vc nao tem experiencia mas ta estudando, se esforcando, tem facilidade de aprender se eles te contrarem mesmo assim, vai ser otimo porque alem de aprender vc vai ganhar experiencia real.

Eh bom arriscar e se dedicar pra mudar de carreira, mas eh sempre bom ter um backup plan. :slight_smile:

//Daniel

Cara se queres mesmo entrar nessa, conhecendo o mercado, não vai ganhar nem a pau como desenvolvedor junior. Porém, como você está em uma escola, vai ser mais fácil que te aceitam como estagiário. Então se queres mesmo entrar nessa faça esse pulo do gato, talvez compense. :wink:

Eu fiz isso.
Trabalhava como suporte, não queria mais, e pedi para ser mandado embora.
Enquanto ainda tinha Seguro Desemprego, eu fiquei estudando, e fazendo cursos.
Após 2 meses fui contratado para estagiar com Java.

Não me arrependo de nada!

Mas no seu caso, ja é diferente, vc ja quer Java Junior, ai acho que complica um pouco.

Pessoal, analisei todas as respostas, e agredeço muito por elas.

Para falar a verdade, apesar de conhecer o básico de java e html/css, não sei se conseguiria barganhar uma vaga de 3 mil, com o conhecimento pequeno que tenho por enquanto.

Também pensei em, de repente, barganhar por uma vaga que pague pouco, cerca de 2,2 mil até 2,5 mil, sendo que nesse tipo de empresa provavelmente eles contratariam os “piores”, que não seriam aceitos em uma vaga de 3 / 3,5 mil.

O fato é que ando muito nervoso, acredito que PERTURBADO seria a palavra certa. Atender service desk é uma droga, as pessoas não respeitam, estão de mau humor porque as aplicações não funcionam, estou comecando a pegar raiva de ser humano por conta desse emprego. Sem contar que na minha noite de folga (sábado a noite), prefiro dormir do que sair com amigos ou namorada. E isso já vem ocorrendo a uns 6 meses, ou seja, eu não vou me acostumar a essa vida nem a pau.

O problema é que tenho 26 anos e moro com meus pais, e eles não apóiam a idéia de eu parar de trabalhar sem ter outro emprego. Eles querem primeiro que eu arrume outra coisa, para só então pensar em sair desse atual. Estou vivendo um momento de puro inferno.

Tudo isso que relatei, está diretamente ligado ao fato de que não estou em condições psicológicas de me dedicar aos estudos.

Com tudo isso dito, tomei uma decisão: vou abandonar esse emprego e aguentar a encheção de saco da família; daqui alguns meses eles verão eu em um emprego que eu goste, preciso arriscar.

Obrigado a todos!

Cadastre-se em sites como o netcarreiras entre outros, mande curriculos, não fique parado pois empregos não caem do céu. :wink: