Para que serve components.xml e pages.xml no JBoss seam?

6 respostas
nadilsons

Alguem sabe a utilizacao dos arquivos components.xml e pages.xml no JBoss seam?

Ao ler o guia de referencia do seam… me parece uma maneira nao-programática de configura-lo… Atualmente tenho um projeto rodando com o seam2.0… e gostaria de saber se existe algum beneficio (principalmente para evitar os LazyInstantiationExceptions) na utilizacao destes arquivos.

Obrigado,

6 Respostas

Mauricio_Linhares

Se você tem um projeto rodando com o Seam 2.0 eu suponho que você já saiba aonde fica a documentação do mesmo.

Já tentou olhar lá?

nadilsons

Olá Maurício,

Sim, tentei… leio o guide reference.
Neste projeto não utilizo estes arquivos, pois não consegui observar a vantagem na utilização destes…

Pelo que vi na minha leitura, o arquivo components.xml serve para fazer integracao com outros frameworks, como o jBPM, criar um pattern para o nome do SessionBean… (acho que existem outras coisas).

Agora o arquivo pages.xml é muito obscuro para mim, pelo que vejo ACHO que ele serve para controlar a transação, mas não se faz isto utilizando as anotações @Begin, @End etc?

Esta documentação que citei, tem uns conceitos que eu não entendo (talvez por lê-la de forma fragmentada) e por isto a minha dúvida se faz presente.

Se algum colega souber e quiser compartilhar a sua experiência ficarei muito agradecido,

Obrigado Maurício.
Até

Mauricio_Linhares

http://docs.jboss.com/seam/2.0.2.CR1/reference/en-US/html/jbpm.html

O pages.xml é o arquivo aonde voc pode definir o fluxo de navegação dentro de sua aplicação (assim como também poderia definir isso dentro da configuração do JSF).

nadilsons

Olá Maurício,

Então o pages.xml só define as de navegação? Estranho eles terem feito esta possibilidade se já existe o faces-config.xml, voce concorda?

Bem, muito obrigado pela sua contribuição.
Boa tarde,

Mauricio_Linhares

As regras de navegação do pages.xml são bem mais completas do que as do JSF, com bem mais opções (como filtros), que simplesmente não existem em JSF.

nadilsons

Ah, se são mais completas, então ok… rs
Vou ler com mais cuidado e observar as regras de navegação do page.xml… com certeza pode ter algo que me ajude muito!

Obrigado Maurício!

Criado 10 de abril de 2008
Ultima resposta 10 de abr. de 2008
Respostas 6
Participantes 2