Para tirar a certificação SCJP precisa trabalhar com java?

11 respostas
L

Amigos! Sou novo no fórum e gostaria de saber se dá pra tirar a SCJP apenas estudando. Sou formado em Ciência da Computação na PUC-MG e não sei se apenas estudar os livros da kathy eu consigo chegar no nível da prova… Trabalhei muito pouco com java… (mais na faculdade mesmo).

Estou com essa dúvida porque a prova é para certificar um conhecimento que você já possui, certo?

Abraços
Léo

11 Respostas

G

da pra passar sim com muita dedicação…
tem muitos decorebas e durando o estudo, se ira(a menos q seja relaxado) escrever muitos códigos exemplos…

[]´s

Geraldo

Jair_Rillo_Junior

O Ideal é ter um conhecimento Java, porém é possível sim passar sem ter experiência em Java, mas ai você terá que se dedicar mais aos estudos.

Tem o detalhe também, que mesmo uma pessoa que trabalhe um bom tempo com Java, precisa estudar especificamente para a prova, porque existem vários detalhes e principalmente “pegadinhas” que você tem que estar preparado na prova.

A prova de certificação é um meio de você provar que “conhece” Java, mas para mim, isso é uma forma da Sun ganhar dinheiro e provar que você simplesmente estudou para a prova, e não que é de fato, um bom programador Java.
Apesar dessa minha opinião, certificação hoje, principalmente de programador, é algo praticamente obrigatório para qualquer um no mercado, coisas do mercado…

LPJava

sem trabalhar com java… tudo é novo…cara… ate para entender primitivos… as regrinhas… entao assim dedicação é tudo para aprender java… e estudar para certificacao… ter um tempo realmente so para isso. eu faço parte dessa galera… que nao trabalha com java… mais estudava para scjp…

L

Na essência, eu acredito que a prova seria para quem trabalhasse com Java. Depois de adquirir experiência com a linguagem, o fulano ia lah, e a Sun atestava que realmente ele é um programador com experiência que conhece Java.

Mas hj em dia, principalmente com esse livro da Kathy, qlq um, mesmo que não seja da área de TI, pode tirar essa certificação. É só pegar esse livro aí e estudar…

Como vc é formado em Ciências da Computação numa boa faculdade, acredito q vc nem vá ter muitas dificuldades, pq o conceito vc jah sabe, seria só mesmo ver como estes conceitos são implementados em Java.

Então é isso, compra o livro da Kathy, estuda, que é garantia que vc passa.

eltonk

ManchesteR:
O Ideal é ter um conhecimento Java, porém é possível sim passar sem ter experiência em Java, mas ai você terá que se dedicar mais aos estudos.

Tem o detalhe também, que mesmo uma pessoa que trabalhe um bom tempo com Java, precisa estudar especificamente para a prova, porque existem vários detalhes e principalmente “pegadinhas” que você tem que estar preparado na prova.

A prova de certificação é um meio de você provar que “conhece” Java, mas para mim, isso é uma forma da Sun ganhar dinheiro e provar que você simplesmente estudou para a prova, e não que é de fato, um bom programador Java.
Apesar dessa minha opinião, certificação hoje, principalmente de programador, é algo praticamente obrigatório para qualquer um no mercado, coisas do mercado…

Certificação Programador = Prova de conhecimentos da Linguagem JAVA
Certificação Desenvolvedor = Prova de que você é um bom programador
:thumbup:

fsquadro

Léo,

Dá pra passar na prova sim, mas como o pessoal já citou, você terá que se esforçar um pouco mais.
Mas caso você tem uma boa lógica e conheça bem os conceitos OO, já ajuda bastante.

Boa sorte.

fabiel

Borther não eh necessario trabalhar na area não. Porem vc tem de estudar bm pois na certificação eles não querem saber se vc programa mas sim se vc esta ligado nas minuciosidades da linguagem. Pelo menoas foi isso que percebi !!!

L

Bom… Então vou comprar esse voucher correndo…

Vocês indicam no meu caso a prova da versão 1.4 ou a 5.0? (a nova?)

Acabei de comprar o livro da kathy pra versão 1.4, mas ainda está em tempo de trocar por aquele livro dela da versão 5.0 (da capa branca).

Obrigado
Léo

G

leozbh:
Bom… Então vou comprar esse voucher correndo…

Vocês indicam no meu caso a prova da versão 1.4 ou a 5.0? (a nova?)

Acabei de comprar o livro da kathy pra versão 1.4, mas ainda está em tempo de trocar por aquele livro dela da versão 5.0 (da capa branca).

Obrigado
Léo

Corra e troque o livro… tire o da 5.0 mais atualizada…

[]´s
Geraldo

C

Quanto tempo no minimo vcs acham que precisa se prepara pra passar nessa prova de certificacao nova 5.0??

Falow

furutani

Olá

civi:
Quanto tempo no minimo vcs acham que precisa se prepara pra passar nessa prova de certificacao nova 5.0??

Falow

Uns 2 meses, 2 horas ao dia, 6 dias por semana. Claro que depende da sua experiencia, se for zero pode demorar um pouco mais.

Criado 19 de junho de 2007
Ultima resposta 21 de jun. de 2007
Respostas 11
Participantes 10