Para uma carreira de programação, arquiteto. Qual graduação recomendada pelos colegas?

30 respostas
J

Fala pessoal,

Falando de “carreria profissional” principalmente falando em JAVA é muito variavel, pois bem… os que ja fizeram ou não fizeram o que fariam à respeito de graduação e especialização?

Hoje temos um leque de graduações, nas mais diversas faculdades Brasileiras. Pois bem,

Estive analisando o mercado, e para uma carreira de sucesso de um Programador Jr. à um futuro Arquiteto.

Existem:

-Sistemas da Informação(em média 4 anos);

-Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(2 anos e meio);

-Ciencias da computação(4 anos);

Apartir disso, o profissional poderia fazer uma pós graduação e até um doutorado(Da qual acho importante para criar teses e tals, inclusive é interessante o comentários dos amigos.). Caso seja um novo Mit… é o caminho! :slight_smile:

Hoje sou programador Java Jr. e busco fazer uma Ciência da computação. O meu medo é a abrangência demasiada do curso.

Mas por um lado as melhores vagas no mercado solicitam tal base/curso.

Já por outro lado temos os cursos de dois anos e meio da qual nos posiciona no mercado para “vagas medianas” com possibiliadade de crescimento.

E ainda temos as famosas certificações que a meu ver apenas lapidam o conhecimento do programador em uma linguagem. Da qual se um dia pretender ser um engenheiro de software não pode sair por ai criando sistemas JAVA com 1 bilhão de transações :wink:

Comentários?

Por favor! Agora é Arena Parque Antártica. Vai Palmeiras!!!

30 Respostas

Andre_Brito

Oi,

Eu faço um curso de graduação e espero pegar uma certificação antes de terminar. Aí quem sabe eu possa sair para um mestrado o pós mais tranquilamente. Se não der, fico nas certificações e vou trabalhar em empresas.

Hoje temos um leque de graduações, nas mais diversas faculdades Brasileiras. Pois bem,

Estive analisando o mercado, e para uma carreira de sucesso de um Programador Jr. à um futuro Arquiteto.

Existem:

-Sistemas da Informação(em média 4 anos);

-Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(2 anos e meio);

-Ciencias da computação(4 anos);

Essa é uma discução que vai longe cara. SI é mais voltado pra administração e gerência (é o que dizem), Tecnologia é curso para as vagas “medianas” que você falou, CC é um curso com muita abrangência… desde calculo, programação, estrutura de dados, de sistemas até sistemas operacionais, redes, IA, compiladores, teoria da computação… por aí vai…

Hoje sou programador Java Jr. e busco fazer uma Ciência da computação. O meu medo é a abrangência demasiada do curso.

É bem abrangente (como falei), mas isso é uma vantagem, porque você conhece muitas coisas quando sai do curso… o seu conhecimento abrange não 1 área, mas sim muitas.

As certificações mais dão um peso no currículo do que lapidam o conhecimento. Elas lapidam… bastante, mas o peso no currículo é maior porque a empresa que está recrutando já pensa (eu creio) “O cara conhece do assunto porque tem SCJP (ou outras)”… Só que existem programadores Java muito melhores do que alguns com SCJP. Isso acredito ser fato. Você pode ter mtas certificações e tal… e até ganhar de um cara que esteja a mais tempo no mercado sem a certificação, mas ele (o cara que não entrou) pode ter MUITO, mas MUITO MESMO conhecimento a mais que voce.

Dado :slight_smile:

B

http://blog.fragmental.com.br/2006/02/19/o-que-e-um-arquiteto/

De toda esssa história de arquiteto e pré-requisitos acredito que o mais importante seja vc conseguir fazer um sistema a partir do zero sozinho e ao mesmo tempo saber o que está fazendo.

Andre_Brito

… Não precisa falar mais nada.

Mas a carreira que você quer saber eu acredito que seja em Ciência da Computação… tem gente que não tem formação superior (nem técnico as vezes) e é melhor que um graduado (é difícil, mas existe).

Grinvon

Graduação é importante mas não é tudo. Graduação não forma ninguém, a boa graduação “encaminha” o aluno para a auto-suficiência, para ele saber que depois dalí ele conseguirá ter as ferramentas suficientes para se guiar na vida como desenvolvidor de sistemas, pesquisador, professor ou técnico.

Uma boa graduação não mostra para o aluno uma linguagem e sim conceitos de desenvolvimento e metodologias, uma boa graduação não exige do aluno nada mais do que uma boa base da backbone de computação e não marcas, tecnologias, métodos específicos.

A pessoa preparada é aquela que consegue empregar o que ela aprendeu em qualquer lugar, sem ser algo fixo e imóvel, há padrões, metodologias, algorítimos que são universais, e o indivíduo dominando tais conceitos, não importará tecnologia X, Y ou W (pensou no ‘Z’, né?).

kaolzz

Faço Ciencia da Computacao na Catolica e gosto bastante. Te da um conhecimento muito bom em muitas areas.
Acredito que essa de Faculdade VS Certificacao ja era … hoje em dia tem que ter de tudo … faculdade, certificacao e conhecimento otimo para ser bem aceito no mercado de trabalho. Certificacao nao prova nada ! Com certeza existem pessoas melhores sem certificacao nenhuma, do que um cara que tem a SCEA , porem acredito que certificacao dah um conhecimento teorico muiiiiitooooo grande , por isso gosto.
Pretendo com toda certeza tirar a SCEA ano que vem ! Mas sei que nao vai ser por isso que vou ser melhor do que ninguem.

** Cara, aconselho a fazer Ciencia da Computacao.

LPJava

experiencia comprovada em projetos… e varias funcoes diferentes tipo:

projeto do cliente X: desenvolvedor
projeto do cleiten Y 100h: Arquiteto.

heheh e por ai vai… a experiencia na area …conta mais que o canudo e que a certificacao… elas apenas vem para complementar o profissional.

ViniGodoy

Para uma carreira de programação: Ciencia da computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica (programação de baixo nível), Tecnologia em Informática, Análise de Sistemas;

Para uma carreira de arquiteto: Arquitetura e Urbanismo… :lol:

O arquitero de software geralmente começa com os mesmos cursos exceto, talvez, a Engenharia Elétrica.

J

Não sei se ficou claro minha questão…

Digo isso, porque não esta em ser melhor e sim derrepente seguir um caminho diferente do que a grande massa… acho que é isso…

mesmo porque muitos programadores até senior… ficam por ai… verdadeiros programadores e conhecedores de negócios.

Agora tem outros que buscam arquitetar um software(oque é bem diferente…) por isso é bom uma ciência sobre o assunto.

A minha dúvida mesmo era as certificações, mas ficou claro que é mais um preparatório para aumentar a mão de obra no mercado.

Só que alcançar uns salarios de 20K, como arquiteto… acredito que não basta certificação. Mesmo porque os “Sorceres/magos ou pessoas de outros planetas rs…” sabem de quais especilizações e conhecimentos amplos são necessários para arquiteto de um sistema, para que assim saiba(a pessoa) em que terreno pisa :wink:

Acho que é isso…

Valeu galera!

Andre_Brito

Broder,

Dê uma lida nesse tópico criado pelo amigo LPJava: http://www.guj.com.br/posts/list/76820.java

Lá tem um link pra uma matéria que diz o que vale mesmo.

Abraço.

ViniGodoy

Um salário de 20.000?

Rapaz… isso sim é sonhar alto. Para isso você tem que ter muita experiência, tem que ter em seu currículo exemplos de empresas que você ajudou a levantar com base em projetos de TI que você fez, tem que ter alguma publicação famosa e, provavelmente, você não vai trabalhar mais como arquiteto, mas como consultor.

Um salário assim é só para pessoas que tem ao mesmo tempo competência, dom e uma boa dose de sorte.

fabeen

ViniGodoy:
javaman00:

Só que alcançar uns salarios de 20K, como arquiteto… acredito que não basta certificação. Mesmo porque os “Sorceres/magos ou pessoas de outros planetas rs…” sabem de quais especilizações e conhecimentos amplos são necessários para arquiteto de um sistema, para que assim saiba(a pessoa) em que terreno pisa :wink:

Um salário de 20.000?

Rapaz… isso sim é sonhar alto. Para isso você tem que ter muita experiência, tem que ter em seu currículo exemplos de empresas que você ajudou a levantar com base em projetos de TI que você fez, tem que ter alguma publicação famosa e, provavelmente, você não vai trabalhar mais como arquiteto, mas como consultor.

Um salário assim é só para pessoas que tem ao mesmo tempo competência, dom e uma boa dose de sorte.

Sonhou alto mesmo.

Pelo menos não conheço ninguém ligado a área técnica ganhando tanto, a menos que a pessoa tenha um valor/hora muito alto e esteja se matando de trabalhar.

Gustavo_Flores

Na minha opinião, nenhum dos cursos citados vai te preparar 100% para o mercado de trabalho.

Paralelo a qualquer curso que vc escolha é necessário experiência no mercado, e como seu foco é se tornar arquiteto, recomende que mescle essas três coisas, vá lendo, e trabalhando com isso, pq nos perrengues que aprendemos mais, tire as certificações principalmente a de arquiteto da sun, e conclua um curso de nivel superior.

Mas se antes de concluir o curso superior, vc já tiver conseguido as certificações garanto que vai ganhar muito dinheiro.

Ah, vale lembrar que o marketing pessoal também tem um peso muito forte!

Sds,

ViniGodoy

Só é bom lembrar que, até mesmo em grandes corporações, o modelo de waterfall (mesmo o miniwaterfall do RUP) tem caído em desuso. Isto é, tem desaparecido a distinção dos cargos de arquiteto, engenheiro e programador.

Os métodos (que ainda existem) tem se tornado mais ágeis, mais iterativos e cada vez menos burocráticos. Talvez esse cargo sobre para os bancos e alguns tipos de indústrias igualmente burocráticas.

luistiagos

~Eu faço Ciencias da computação e realmente não recomendo… pois o problema e que e MUITO ABRANGENTE e MUITO MAIS MUITO MESMO COMPLEXO!!! se fizer um curso desses esqueça de trabalhar… termine a facul primeiro e depois faça… ao contrario trabalhe e se mate de estudar que nem um doido… esqueça finais de semana e folgas e etc… sua vida resumira em estudar e trabalhar… caso contrario vc vai levar muito pau no curso (meu caso) e vai se matar vendo diversas abrangencias das quais vc~ira utilizar no maximo 10% do que aprendeu no curso… isso e se pegar esses 10% aprendidos e se aprofundar neles… pois CC não se aprofunda em nada… mas abrange tudo… te da uma boa base em programação e estrutura de dados… mas se quiser desenvolver pra web e desktop ou como desenvolver e montar a arquitetura de um projeto vai terque aprender por conta propria…
o curso nao e focado em tecnologias e sim em pesquisa… resumidamente vc vai se matar estudando coisas que vc nunca na sua vida vai precisar… (como calculo e afins…) e vai esquecer os 90% de coisas “inuteis” que aprendeu la a menos que vc trabalhe com todas elas ao mesmo tempo… não pense que este curso ira te formar um profissional ao final dele aliais nenhum curso vai te formar um profissional… nenhuma graduação forma o profissional… quem forma o profissional e o seu proprio esforço e dedicação na area… o que os cursos fazem e apenas ensinar vc a se virar… ou seja OU SE VIRA OU SE FODE!!!

ViniGodoy

Acho que nem é o objetivo da graduação te formar um profissional completo. Quanto mais o curso de CIÊNCIA da computação. Um profissional completo se forma com experiência, fora da faculdade.

Mas é muito importante conhecer diversas coisas. Primeiro, porque você nunca sabe o que vem no dia de amanhã. As vezes o seu primeiro emprego é web, mas o seu segundo pode ser na indústria. E aí, dependendo de qual indústria, você volta a ver redes, protocolos, cálculo… e vai dar graças a Deus de pelo menos saber onde procurar as matérias e de já ter visto tudo uma vez na vida.

Depois tem outra. O curso serve para trabalhar o seu pensamento. Se for técnico demais, você fica bitolado em uma única forma de resolver o problema. E isso realmente não é bom. Você deve se tornar flexível a mudanças se quiser se manter no mercado.

Por fim, todo esse trabalho te ajuda muito a estudar novas tecnologias. A acompanhar a evolução tecnológica e a entender os textos técnicos das novidades que vem por aí. Te dá uma compreensão crítica do que tem no mercado e te dá o caminho das pedras sobre o que estudar.

Eu já recomendo fortemente um curso de ciências da computação. Mesmo que você não queira atuar como pesquisador e professor (e quem sabe vc não descobre que é isso que vc quer mesmo?). Ele cobre o básico de praticamente tudo e te ajuda a se virar em qualquer área que você quiser escolher. Aliás, ele também te dá esse poder de escolha, já que te mostra que o mundo não é só cadastro/relatório/web.

J

ViniGodoy:
Acho que nem é o objetivo da graduação te formar um profissional completo. Quanto mais o curso de CIÊNCIA da computação. Um profissional completo se forma com experiência, fora da faculdade.

Mas é muito importante conhecer diversas coisas. Primeiro, porque você nunca sabe o que vem no dia de amanhã. As vezes o seu primeiro emprego é web, mas o seu segundo pode ser na indústria. E aí, dependendo de qual indústria, você volta a ver redes, protocolos, cálculo… e vai dar graças a Deus de pelo menos saber onde procurar as matérias e de já ter visto tudo uma vez na vida.

Depois tem outra. O curso serve para trabalhar o seu pensamento. Se for técnico demais, você fica bitolado em uma única forma de resolver o problema. E isso realmente não é bom. Você deve se tornar flexível a mudanças se quiser se manter no mercado.

Por fim, todo esse trabalho te ajuda muito a estudar novas tecnologias. A acompanhar a evolução tecnológica e a entender os textos técnicos das novidades que vem por aí. Te dá uma compreensão crítica do que tem no mercado e te dá o caminho das pedras sobre o que estudar.

Eu já recomendo fortemente um curso de ciências da computação. Mesmo que você não queira atuar como pesquisador e professor (e quem sabe vc não descobre que é isso que vc quer mesmo?). Ele cobre o básico de praticamente tudo e te ajuda a se virar em qualquer área que você quiser escolher. Aliás, ele também te dá esse poder de escolha, já que te mostra que o mundo não é só cadastro/relatório/web.

Resumindo, CC lhe da uma visão mais abrangente e não te deixa no “basicão”.

E no mais… CC é para quem realmente não quer ser mais um no mercado. Na verdade são perfis bem diferentes dos demais.

J

Uma outra questão também… é quem trabalha focado em analise. Me refiro a “analise global” de um sistema. Essa pessoa poderá vir a ser um arquiteto / gerente?

No meu ver:

Programador(Jr./Pleno/Senior);

Analista(Jr./Pleno/Senior);

Arquiteto;

Gerente;

Big Boss;

Certo?

ViniGodoy

javaman00:
Uma outra questão também… é quem trabalha focado em analise. Me refiro a “analise global” de um sistema. Essa pessoa poderá vir a ser um arquiteto / gerente?

No meu ver:

Programador(Jr./Pleno/Senior);

Analista(Jr./Pleno/Senior);

Arquiteto;

Gerente;

Big Boss;

Certo?

No processo unificado, que está sendo duramente criticado hoje em dia, está correto.

Hoje o profissional de informática deve ser mais completo mesmo: Analista, Arquiteto e Programador. Não se fala mais num processo onde existe uma longa fase de análise, um período de projeto e depois, um time de “peões” programadores para erguer o sistema. Depois de um tempo descobriam o óbvio:
Informática != Construção Civil.

Os processos ágeis já pregam mais integração entre a equipe técnica e o usuário, fases de implementação realmente curtas, feedback constante dos clientes e menos burocracia (o que não significa tornar tudo uma zona). Outra coisa importante: pregam integração da equipe. Um erro grave de muitas empresas do processo unificado era hierarquizar o analista acima do programador. E isso é grave, muito grave. Em primeiro lugar, pq o analista assume uma postura arrogante e deixa de ouvir feedbacks (um erro também da postura pessoal do analista, claro, mas isso torna-se parte da cultura empresarial muito facilmente existe uma hierarquia oficial, apoiada pela empresa). Em segundo, porque não se pode separar a análise de sistemas da programação: impecilhos técnicos existem e soluções tecnológicas podem somar ao modelo de negócio.

Mas, boa parte das empresas hoje ainda tem a visão que você descreveu e, provavelmente, os RHs ainda descrevem os cargos dessa forma e com diferenças de salário em cada categoria. E, em certas empresas (como os bancos) isso ainda demora a mudar.

Mas veja, é uma hierarquia que está caindo, livros já estão sendo publicados contra esse modelo (inclusive o Craig Larman, forte defensor do modelo unificado, hoje dá palestras sobre desenvolvimento ágil e sobre a falência do modelo).

Gauss

ViniGodoy:

Só quotando seu post… o curso é bem abrangente mesmo, vc pode ser o que quizer, tenho amigos que são engenheiros elétricos agora(fizeram mestrado e doutorado). Meus professores da faculdade são em grande parte matemáticos e físicos e conhecem mto sobre o ramo da computação(até melhor doque os que atuam no mercado), antes de entrar na faculdade eu pensava que ciência da computação era só para mecher com o computador, mas eu vi que nos fundamentos, eu talvez sou até mais matemático do que alguem que cursa matemática(se vc checar a grade deles, verá que aprendem muitas matérias para o ENSINO da matemática e não aprendem muita matemática).

O curso pode ser realmente bom, ou extremamente ruim, só depende de quem ta sentado na cadeira. Se vc se interessa por algum assunto e estuda a fundo, vc vai ser mto bom. Mas se vc nao gosta do curso, não quer saber de ser auto didata, vai fazer sistema da informação, vc com certeza terá uma ótima carreira sendo programador e analista, mais não saberá porra nenhuma além disso e terá grande difículdade em adaptação caso entre em um mestrado ou doutorado, ou qualquer coisa que use calculos pesados(normalmente novas tecnologias que dão dinheiro hoje, estão enraizadas nisso).

ViniGodoy

Não exagere… eu cursei matemática (não fui até o final da facul, mas pude ver a grade de perto). E por lá se vê muita matemática mesmo. Incluindo todas as disciplinas de calculo, estatística, matemática pura, matemática discreta, etc… E muitas faculdades, além da licenciatura (que é realmente para formar um professor) tem o bacharelado. Também, são 4 (em alguns casos 5) anos vendo quase exclusivamente só matemática… não podia ser diferente.

Mas você tem razão. A gente vê um bocado de matemática em CC. E, se você for trabalhar com computação gráfica, simulação física, ou jogos de computadores, vai agradecer aos céus por ter visto isso. :slight_smile:

ViniGodoy

Falou e disse. Aluno bom e aluno ruim tem aos montes.
É importante pegar um curso reconhecido porque ele te abre portas.

Mas não adianta ter as portas abertas se na hora H você foi um aluno medíocre e não se dá bem em nada do que faz.

PS: Isso não tem nada a ver com um aluno que tem muitas dificuldades o curso inteiro. Tem gente que tem mais facilidade em em poucos meses de faculdade está se dando bem. Tem outros que vão com dificuldade do início ao final do curso, como relatou o luistiagos. Tive colegas nos dois casos e uma coisa é fato: todos os que se dedicaram (tiverem eles dificuldade ou não) hoje são bons profissionais.

Luis, fique tranquilo, com o tempo sua raiva contra CC passa… e se brincar, vc acaba sentindo saudades e engrenando num mestrado. Mas daí de um tema que você gosta, seja ele mais “metafísico” ou não.

Gauss

Não exagere… eu cursei matemática (não fui até o final da facul, mas pude ver a grade de perto). E por lá se vê muita matemática mesmo. Incluindo todas as disciplinas de calculo, estatística, matemática pura, matemática discreta, etc… E muitas faculdades, além da licenciatura (que é realmente para formar um professor) tem o bacharelado. Também, são 4 (em alguns casos 5) anos vendo quase exclusivamente só matemática… não podia ser diferente.

Mas você tem razão. A gente vê um bocado de matemática em CC. E, se você for trabalhar com computação gráfica, simulação física, ou jogos de computadores, vai agradecer aos céus por ter visto isso. :)

Não sei o que vc estuda no ciencia da computação, mas minha grade tem calculo 1 2 3 4, geometria analitica 1 2, algebra linear e calc. num. 1 2, prob. e estatistica 1, e claro, fisica 1 2(na verdade é até o 4, mas o curso é mais corrido p/ fzer o 1 2 3 4 em 2, é a que mais reprova)

Eu acho que não existe mais matemática aplicada alem disso :stuck_out_tongue: Matemática abstrata realmente não faz diferença pois não existe algo que ela possa “atrapalhar” meu aprendizado saca? Por isso fiz a afirmação que aprendemos matemática muito bem.

A licenciatura de matemática tem varias matérias dedicadas a pedagogia, história da matemática… etc, certamente são irrelevantes para qualquer um :stuck_out_tongue:

E sim, alunos ruins tem de monte! Principalmente nos ultimos semestres onde vc ve que há um real abismo entre os “interessados” pelos “não interessados”.

ViniGodoy

E… você tem disciplinas de informática de vez enquando? :smiley:

Nós tinhamos essas disciplinas na matemática (retiradas do site do curso):

CM047 Cálculo Diferencial e Integral I
CM048 Cálculo Diferencial e Integral II
CM139 Cálculo Diferencial e Integral III
CM100 Complementos de Matemática
CM118 Geometria Analítica
CM119 Funções
CM120 Álgebra Linear I
CM124 Teoria de Números
CM125 Teoria de Anéis
CM126 Teoria de Grupos
CM127 Fundamentos de Geometria
CM128 Geometrias Euclidianas e Não?Euclidianas
CM053 Álgebra Linear II
CM068 Variáveis Complexas
CM073 Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
CM102 Introdução às Equações Diferenciais Parciais
CM075 Introdução à Análise Funcional
CM077 Introdução à Geometria Diferencial
CM078 Introdução à Topologia
CM095 Análise I
CM111 Análise II
CM112 Análise III
CM228 Teoria de Conjuntos
CM230 Topologia Algébrica
CE003 Estatística II
CExxx Calculo de Probabilidades A
CF059 Física I
CF060 Física II
CF061 Física III
CF062 Física IV
CM226 Estágio Supervisionado em Matemática
CM136 Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado

J

ViniGodoy:
E… você tem disciplinas de informática de vez enquando? :smiley:

Nós tinhamos essas disciplinas (retiradas do site do curso):

CM047 Cálculo Diferencial e Integral I
CM048 Cálculo Diferencial e Integral II
CM139 Cálculo Diferencial e Integral III
CM100 Complementos de Matemática
CM118 Geometria Analítica
CM119 Funções
CM120 Álgebra Linear I
CM124 Teoria de Números
CM125 Teoria de Anéis
CM126 Teoria de Grupos
CM127 Fundamentos de Geometria
CM128 Geometrias Euclidianas e Não?Euclidianas
CM053 Álgebra Linear II
CM068 Variáveis Complexas
CM073 Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
CM102 Introdução às Equações Diferenciais Parciais
CM075 Introdução à Análise Funcional
CM077 Introdução à Geometria Diferencial
CM078 Introdução à Topologia
CM095 Análise I
CM111 Análise II
CM112 Análise III
CM228 Teoria de Conjuntos
CM230 Topologia Algébrica
CE003 Estatística II
CExxx Calculo de Probabilidades A
CF059 Física I
CF060 Física II
CF061 Física III
CF062 Física IV
CM226 Estágio Supervisionado em Matemática
CM136 Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado

Por isso digo que é um diferencial de programador/analista “mediano” de um que quer seguir uma carreira mais “afundo” como a de um arquiteto e tirar uns K’s a mais…

========EDITADO=========

Exemplo legal, é perguntar para um programador/analista oque é “Álgebra Linear” rssss

tambem nao sei

Andre_Brito

Cara, isso é muito relativo… na minha opinião pelo menos.

Se você fizer tanto CC como Matemática… vai dar um P* dum profissional… tanto pra pesquisa como pra trabalho… mas vai ser coisa bem científica. Já, se você fizer, digamos Administração e CC você vai ser um excelente gestor (se você pegar muita experiência, óbvio). Já, se você fizer CC e só ter a graduação, você fica meio parado cara… todo professor e professora meu fala assim: “Você pode ser um excelente dum profissional, mas se você tiver alguma coisa a mais”. Acho que o mesmo vale pra qualquer curso.

Ciência da Computação é CIÊNCIA. Acho que você pode seguir tanto caminho de Engenheiro de Software como de “Cientista”, como pesquisador. Isso não quer dizer que você vai ser professor e tal. Tem muito cara que tem Doutorado e trabalha em pesquisa (quem? Sergei Brynn p. ex. o cara do Google. Ele e mais um amigo fundaram o site de busca Google.com no Drado e hoje a única coisa que eles fazem é ter criatividade, falar a idéia pros capatazes e eles mandam ver nos engenheiros.). Acho que o mais importante é: tenha EXPERIÊNCIA.

Do meu ponto de vista (posso até ser um cuzã* e estar errado) o que vale é o aprendizado. Tem um cara que tem na assinatura aqui:

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”. Acho que é isso. Isso quer dizer que mesmo o cara mais fodão pode aprender com o mais novo na empresa (que pode ser bem burro). Mesmo se você cair pra entregar papéis, você vai tirar alguma coisa dali. Se você trabalha como office boy, você pode adquiri muito conhecimento de banco, coisarada do tipo. Agora, ficar estudando pra vida inteira… NUM DÁ NÉ?

Gauss

Vc está certo, estudar a vida inteira tira o propósito principal do aprendizado, que é usa-lo e criar algo novo que contribua no futuro no aprendizado dos próximos.

É claro que existem os que querem fazer uma pós graduação para dar aula, ai eu não coloco o dedo pois imagina do que seriamos nós alunos sem professores? :slight_smile:

Acho que hoje em dia, para parte de “gestor”, encaixa melhor um MBA do que mais 4 anos de faculdade.

E para ser um profissional é mais que necessário conhecer ALÉM da área de atuação, pois é dai que vem as inovações. Como que é possível ter um algoritmo que consiga organizar o genoma humano? Biólogo não aprende nada de algoritmos na faculdade e muito menos consegue criar algo que resolve um problema que tem que organizar BILHÕES de dados, por isso na minha opnião, o conhecimento de outras áreas ou o aperfeiçoamento da área de conhecimento é fundamental.

@vinigodoy
É ruim as vezes ter bastante matemática por ser BEM mais difícil que computação na minha opnião, mas vale apena! Ando estudando afundo algoritmos que são bem complexos e cada vez eu me orgulho mais de aprender matemática pois ela é necessária e eu tenho a base, ai tudo flue melhor :slight_smile:

O único problema é que não vou ter a oportunidade de aprender linguagens específicas a fundo como java, ruby on rails etc. Mas vou estudar por fora, tenho a oportunidade de não trabalhar em quanto curso a faculdade(pretendo fazer estágio só no último ano) ai quero tirar as certificações, pretendo começar a estudar java a fundo(threads, api etc) em janeiro.

ViniGodoy

Se você tem os conceitos bem enraizados, aprender uma linguagem é fácil.
O contrário é praticamente impossível. Você pode saber cada detalhe dos comandos e das construções sintáticas da linguagem… mas se não souber programar vai ser apenas um gerador de spaguetti com extrema eficiência…

J

Se você tem os conceitos bem enraizados, aprender uma linguagem é fácil.
O contrário é praticamente impossível. Você pode saber cada detalhe dos comandos e das construções sintáticas da linguagem… mas se não souber programar vai ser apenas um gerador de spaguetti com extrema eficiência…

Spaguetti é boa, ehehehe…

Agora a pessoa se dedicar numa ciência é importânte também quando está numa altura do campeonato “intediada” ja faz as coisas por fazer, ou nao tem mais gosto ou sei la oq…

Quando é um cientista pode por exemplo trabalhar em pesquisas como montar um leque tecnologico para uma empresa, ser “gerente” dessas ilhas tecnologicas que possui em algumas empresas que são utilizadas como “help desk” por alguns da equipe da empresa. E tambem sem contar no arquiteto como mensionado aqui.

É isso ai ou fica no basicão pro resto da vida… ou inova, ou cria, ou pesquisa, ou gerencia ouuuuu MANDA. rssss

Eu acho que não quero ficar no basicão nao… rsss

recoma

Tá pensando em se aposentar como arquiteto Java??

Talvez Java nem seja a linguagem da moda quando vc se formar!! A “meia-vida” da profissão de tecnologia é 2.5 anos!

Se em 5 anos pode mudar 75%, vc tem que criar uma base sólida (matemática, teoria comp, lógica, etc)…

JMan

Qualquer faculdade ligada a TI, como Análise de Sistemas ou Ciencia da Computação;

E estudo, mais estudo, mto estudo, continue estudando, trabalhe muito, trabalhe mais, participe de um grande número de projetos com uma variedade grande de tecnologias, estude mais um pouco, continue estudando, não pare de estudar, estude todo dia, programe muito, programe em casa, estude e programe… e continue assim infinitamente.

aUAHiuhaiUHAIUhaIUAHiuahuiahIUAH

Veja aqui como ser um bom profissional, seja programador, analista, arquiteto ou o que for, as “idéias” se aplicam a tudo;

Becoming a Better Programmer: A Conversation With Java Champion Heinz Kabutz

[]'s

Criado 15 de dezembro de 2007
Ultima resposta 16 de dez. de 2007
Respostas 30
Participantes 13