Para você, onde as empresas mais pisam na bola?

31 respostas
Metallica

Olá pessoal,

Em geral, as consultorias de informática que vemos por aí tem deixado muito a desejar, e até mesmo impedindo que o mercado brasileiro cresça, com algumas “mancadas”. Para vocês que já trabalham na área e conhecem do assunto, o que as empresas fazem que você considera errado ou que deixam de fazer e acabam prejudicando os funcionários e se prejudicando?

Na minha opinião aqui estão algumas delas:

• Prazos curtíssimos (na verdade incumpríveis) para ganhar licitações ou clientes;
  • Falta de preparo do departamento de RH para melhor analisar os candidatos (no sentido de ao menos saber o que são aquelas siglas e palavras estrangeiras, assim como separar o essencial do acessório);
  • Falta de treinamentos e planos de carreiras para seus profissionais, fazendo com que na primeira oportunidade um pouco melhor que apareça para o profissional, ele se manda, muitas vezes deixando a empresa na mão. E o ciclo vicioso continua… Quase ninguém treina nem prepara e ninguém acha profissional qualificado.
  • Irresponsabilidade trabalhista. É PJ pra lá, é CLT Flex (Caixa 2), ambos ilegais na maior parte dos casos. As vagas CLT não são lá muito comuns.
  • Falta de documentação e organização: quantas vezes não acontece da pessoa ter acabado de entrar na empresa em um projeto sem nenhuma documentação, mal feito, sem nem mesmo saber o que deve fazer e ter que botar a mão na massa o quanto antes;
  • Exploração de estagiários: também conhecidos como mão-de-obra barata, acabam muitas vezes fazendo o que profissionais fazem ( o que é proibido ), não são preparados profissionalmente e ainda ganham pouco;
  • A mentalidade do “Mais barato é sempre melhor”: Ora, para que contratar um profissional por R$5.000 quando se pode pegar um júnior recém-formado ou um que aceite ganhar abaixo da média de mercado?
  • A PRINCIPAL: Falhas de comunicação. Programador fazendo o que bem entendeu sem passar por uma revisão de um superior, cliente que pediu requisitos completamente diferentes, falta de avisos internos, gerente que fala uma coisa, diretor outra, arquiteto outra etc. etc. etc.

Enfim, espero que o tópico não dê uma ideia muito negativa mas assim poderíamos saber bem o que se passa por aí. Afinal para um país e uma área que tem uma forte tendência a crescer, nós estamos indo muito mal. As tais milhares de vagas que não são preenchidas continuarão com suas cadeiras vazias por um bom tempo.

31 Respostas

Rubem_Azenha

(X) Todas as anteriores

De uma forma ou de outra, em maior ou em menor grau, tudo o que voce falou acaba acontecendo quase sempre em consultorias.

josenaldo

Bem, depois de analisar esse tópico vejo que posso não estar no céu, mas já saí do inferno faz muito tempo.

Veja uma análise da empresa onde trabalho:

1 - Prazos - Normalmente o cliente tenta empurrar um prazo impraticável, mas nossos gerentes têm negociado o quanto podem. A coisa tem melhorado muito nos projetos que acompanho. Claro que existem situações de emergência, mas agora elas são emergenciais, e não normais!

2 - RH - Aqui em Uberlândia não temos porque reclamar do RH, visto que nós, técnicos, participamos do processo seletivo. Para alguém ser contratado, normalmente precisa passar pelo RH, por um sênior e por um gerente da fábrica. Normalmente o voto do técnico, para cargos técnicos, tem muito peso. Pode até não contratar, mas pode eliminar fácil quem mente.

3 - Treinamento - Mais um ponto a elogiar. Além do site da Universidade Corporativa, que tem um montão de treinamentos, temos diversas documentações, treinamentos internos, programa de mentoring técnico, cursos básicos para iniciantes… E estamos melhorando isso. Eu mesmo estou participando de algumas ações dessas. Só não faz treinamento e não estuda quem não quiser.

4 - Plano de carreira - O plano de carreira é bem definido e claro. Os critérios são de subida são bem claros. E não é se matando de fazer hora extra que o cara vai subir (mesmo porque, pra conseguir fazer hora extra você tem que PEDIR muito).

5 - Contratação - CLT. Não existe outra forma. Quer PJ? Esqueça. É CLT e tem um monte de benefícios.

6 - Documentação do processo da empresa - O processo é bem documentado. Existem diversos treinamentos para quem entra. Os documentos e templates do processo estão disponíveis para todos. Só não aprende quem não quer.

7 - Documentação do projeto - Isso é um item complicado porque depende do cliente. Tem cliente que colabora bastante e conseguimos documentar tudo. Tem cliente complicado que evita documentação a qualquer custo. rs Ainda assim, nós fazemos o possível para ter toda documentação que conseguirmos e que for necessária.

8 - Estagiários - Estagiário lá não tem do que reclamar não. Além de ter tudo que a lei manda, eles tẽm quase todos os benefícios dos funcionários e sempre que podemos, damos treinamento a eles. Estagiário está lá pra aprender. Agora, se nego, pra aprender, acha que vai ter um sênior no pé dele o dia inteiro levando pela mãozinha, está enganado. É ralando e estudando que se aprende. Eu bem que gostaria de ter estagiado numa empresa assim. Meu primeiro estágio durou 2 anos e mais da metade dele trabalhei de graça só pra aprender e ganhar experiência.

9 - Contratar mais barato - Cara barato toda empresa quer. O sonho é achar um sênior que cobre como Júnior. Mas como isso é quase impossível de achar, visto que nem júnior achamos mais, a gente contrata quem se adequa às exigências. Muitas vezes, até quem não sabe é contratado, pra ser formado depois. Tá difícil achar desenvolvedor bom.

10 - Falhas de comunicação - Isso ainda acontece, mas em escala bem menor do que acontece em outras empresas no mercado. Temos diversas procedimentos de comunicação que, quando seguidos, ajudam a minimizar esses problemas e até a eliminar. Claro que isso depende das pessoas usarem. Quando alguém resolve tomar decisões sem comunicar aos outros, acaba prejudicando a equipe. Mas isso é raro de acontecer.

Enfim, problemas, nós temos, como toda e qualquer empresa. Mas vejo que, diante da situação de um monte de consultorias, a empresa onde trabalho é um lugar muito bom. Sem falar no clima, que é ótimo!

Gente, isso não é propaganda. é só pra lembrar vocês que também existem bons lugares pra se trabalhar. Problemas todas têm. Algumas mais, outras menos. Procurem as melhores e evitem as picaretas. Um dia elas aprendem. Ou fecham as portas.

Nykolas_Lima

josenaldo:
Bem, depois de analisar esse tópico vejo que posso não estar no céu, mas já saí do inferno faz muito tempo.

Só por curiosidade, qual empresa é essa?

josenaldo

Nykolas Lima:
josenaldo:

Só por curiosidade, qual empresa é essa?

Everis Uberlândia

M

Quanto ao item 2, não conheço uma empresa que o RH faça entrevista técnica. Ele avalia o perfil pessoal da pessoa, teste psicológico, essas coisas, que é importante também. E o conhecimento técnico fica pra alguém…técnico.

São dois papéis diferentes, por isso eles não são obrigados a conhecer siglas, no máximo perguntar quais tecnologias necessárias a pessoa já conhece, sem entrar em detalhes.

Agora, sobre PJ e CLT Flex, como estão faltando profissionais no mercado, está havendo uma tendência de mais empresas oferecer CLT pra ver se conseguem atrair gente, mas mesmo assim está difícil. Isso aumenta o poder de barganha do empregado pra tentar negociar um salário melhor.

Treinamento também vejo muita empresa dando, já que hoje em dia é difícil achar profissional que tenha pró atividade de correr atrás, a maioria fica esperando a empresa ensinar de bandeja. Acho que isso é a mentalidade do brasileiro, que tem uma visão paternalista das empresas onde trabalha.

josenaldo

marcosalex:
Quanto ao item 2, não conheço uma empresa que o RH faça entrevista técnica. Ele avalia o perfil pessoal da pessoa, teste psicológico, essas coisas, que é importante também. E o conhecimento técnico fica pra alguém…técnico.

São dois papéis diferentes, por isso eles não são obrigados a conhecer siglas, no máximo perguntar quais tecnologias necessárias a pessoa já conhece, sem entrar em detalhes.

Agora, sobre PJ e CLT Flex, como estão faltando profissionais no mercado, está havendo uma tendência de mais empresas oferecer CLT pra ver se conseguem atrair gente, mas mesmo assim está difícil. Isso aumenta o poder de barganha do empregado pra tentar negociar um salário melhor.

Treinamento também vejo muita empresa dando, já que hoje em dia é difícil achar profissional que tenha pró atividade de correr atrás, a maioria fica esperando a empresa ensinar de bandeja. Acho que isso é a mentalidade do brasileiro, que tem uma visão paternalista das empresas onde trabalha.

Nisso você está certo. Um dos programas de treinamento que estamos iniciando é justamente para formar autodidatas. Parece brincadeira, mas estamos ensinando os júnior a aprender, o invés de ensinar Java, por exemplo.

essa geração Google parece ser muito impaciente para ler um livro. Alguns que conheço terminam a graduação sem sequer ter lido METADE de um livro. Isso, quando estão com a faca no pescoço!

Leozin

Não sei mas eu acho uma puta hipocrisia o pessoal vir aqui no guj pra dizer que PJ é ilegal e injusto

Aposto que são os mesmos que baixam filmes e softwares piratas da internet, tem um playstation ou um xbox desbloqueado ou tentam recorrer de multas mesmo quando estão, mesmo assim, errados. Ah e provavelmente acham que a regulamentação da área é algo bom (sic)

esses tipos de problemas citados acima infelizmente existem em muitas empresas, mas como o mercado está bombando, você tem o direito de escolher

pelo que tenho reparado, as consultorias que mais pagam bem são aquelas onde o bixo tá pegando. Aí você tem duas opções: ganhar “bem” e pegar projetos corridos e desafiadores ou ganhar “normal” e ter um projeto mais tranquilo IMHO

Luiz_Aguiar

Boa parte das coisas “ruins” das consultorias é culpa dos próprios profissionais que se submetem a tudo por R$5 a mais na hora, então não reclamem.
Não ta bom? Não concorda com a maneira de trabalho? Deixe isso claro e saiu da empresa, simples assim.

[]s

F

Metallica é por ai mesmo… Infelizmente, essa, é a realidade para a grande maioria das empresas de Software no Brasil. :frowning:
O pior ainda é Sistema de Apadrinhamento ou Nepotismo , que por incrivel que pareça está presente em empresas privadas na nossa área.
Colocam um amigo com conhecimento bem baixo como analista ou gerente de projetos e quem paga é o desenvolvedor. Na vida real acontece o seguinte. Uma empresa x acabou de pegar um novo projeto e os malas (funcionários que tem poder de decisão por serem apadrinhados e gostão do caminho do menor esforço)percebem que não vão dar conta do tranco. Qual é a primeira solução? Vamos pegar alguns estagiários. Hora, nossa empresa tem um nome, prestigio, afinal, são eles que vão se dar bem, não!!! E, para enconrajá-los oferecemos planos de carreiras, aumento de cargo, ect…ect… Facamos palestras apresentados lucros para mostrar o quão forte somos e como é importante trabalhar em nossa empresa e… essa blá, blá, blá…continua…
A maioria cai, eu já fui estagiário, logo, também já cai nessa. No decorrer do trabalho poucos fazem o trabalho de muitos e isso continua até encontrar um outro alguém que baixe as calças mais que você.
Para encerrar meu desabafo, muitas empresas de software seguem exatamente o caminho contrário da grande maioria de outras de segmentos diferentes. Ou seja, esquecem de considerar o ser-humano como capital principal. Ao contrário de investir nele, o substitui como se faz com o pneu usado de um carro.
A SECOM é uma dessas, quando um funcionário cansado de ser explorado vai embora, eles procuram saber para onde o funcionário esta indo,assim ligam e tentam queimar o filme do coitado. Sorte minha que nunca trabalhei para essa empresa. :wink:

O

Leozin:
Não sei mas eu acho uma puta hipocrisia o pessoal vir aqui no guj pra dizer que PJ é ilegal e injusto

Aposto que são os mesmos que baixam filmes e softwares piratas da internet, tem um playstation ou um xbox desbloqueado ou tentam recorrer de multas mesmo quando estão, mesmo assim, errados. Ah e provavelmente acham que a regulamentação da área é algo bom (sic)

Cotratação PJ para burlar a CLT é ilegal. Se não fosse não teria tanta empresa subornando fiscal do trabalho.

Agora imagine só, você é assaltado, vai em uma delegacia dar queixa e o policial fala “Acho uma puta hipocrisia você vir reclamar por ter sido assaltado… Aposto que você baixa filme pirata, roubando quem trabalhou e produziu os filmes.”

2 erros não fazem 1 acerto.

Porém concordo com você que, felizmente, o mercado está mais aquecido e aqueles que querem trabalhar legalmente, ou seja CLT, estão começando a ter esta opção.

Empresas que querem contratar legalmente e pagar valores dignos são obrigadas a competir com empresas menos éticas que contratam através de PJ.

O tempo passa rápido, e quero ver até que idade este monte de PJ vai ter que trabalhar, já que 90% não tem nenhum plano para aposentadoria.

Andre_Brito

Luiz Aguiar:
Boa parte das coisas “ruins” das consultorias é culpa dos próprios profissionais que se submetem a tudo por R$5 a mais na hora, então não reclamem.
Não ta bom? Não concorda com a maneira de trabalho? Deixe isso claro e saiu da empresa, simples assim.

[]s

MONSTERKILL - ILL - ILL - ILL.

Concordo com o Luiz. Não tá feliz e a empresa não quer te fazer feliz? Vai procurar outra. No final das contas acho que uns 50% dos funcionários tem o que merecem. Se o cara é precioso e a empresa não dá valor, tem outra empresa, provavelmente do lado, que vai dar valor.

L

Andre Brito:
Luiz Aguiar:

[]s

MONSTERKILL - ILL - ILL - ILL.

Concordo com o Luiz. Não tá feliz e a empresa não quer te fazer feliz? Vai procurar outra. No final das contas acho que uns 50% dos funcionários tem o que merecem. Se o cara é precioso e a empresa não dá valor, tem outra empresa, provavelmente do lado, que vai dar valor.

nem precisa comentar mais…ja explico tudo!!! capacidade e moral !

sawamu

Minha opinião: pontos negativos tem em qualquer empresa!!!
Toda empresa tem problemas… tudo vai depender do projeto que está, vai depender das condições de trabalho, mas tudo isso geralmente é conversado antes da reunião…

Tenho visto um monte de gente que reclama do emprego, pede as contas, vai para outra empresa dizendo que é o melhor lugar do mundo e depois volta p/ o mesmo emprego!!!

A carreira quem faz é o profissional… não se deve esperar que a empresa faça a sua carreira!

Andre_Fonseca

Luiz Aguiar:

[]s

Perfeito, conformismo não leva a nada, muita gente reclama e não faz absolutamente nada pra mudar a situação… e isso vemos não só nessa área…

leandro.alves

André Fonseca:
Luiz Aguiar:

[]s

Perfeito, conformismo não leva a nada, muita gente reclama e não faz absolutamente nada pra mudar a situação… e isso vemos não só nessa área…

Realmente existem algumas dificuldades, e romper a inércia e sair da “zona de conforto” são os maiores desafios para muitos.

arthurminarini

o que agente precisa é de regularizar a profissão para parar de vez com a exploração dos patrões e nos valorizar sempre!!!
porque quando agente vai ao médico e ele passar uma receita em menos de 5 minutos e agente paga 150,00 pela consulta
agente “não reclama”? porque agente ja foi acustumado que médico é caro! então devemos também mostrar pra sociedade
que nossa mão de obra é cara e a pior de todas, pois ao se formar como médico vc aprende medicina e pronto. mas em nossa área
temos que investir sempre em atualização e pesquisa.

QUANDO VAMOS VIRAR PROFISSIONAIS COMO MEDICO?DENTISTA?ADVOGADO?CONTABILISTA ETC…?

porque que um contador ganha mais que um analista que conhece toda a regra de contabilidade e inclusive bota
toda sua ideia em um software é menos valorizado!!!@#@#!@!@#!@#!@#!@

kicolobo

A maior pisada na bola, pra mim, é fazer promessas aos colaboradores que não possam ser cumpridas.

De longe a pior.

Leozin

Parei de ler aqui

Ironlynx

Essa é realmente foda.Um amigo meu era um mero estagiário, e pegou um bando de batatas quentes na mão.O cara não era nem mesmo da divisão de desenvolvimento(era designer) e teve que mexer com BD e Java sem ninguém ensinar para ele.Tempos depois a empresa foi vendida… :roll:

Não.Não precisamos de uma camada a mais de burocracia e corrupção.Precisamos de uma simplificação do Direito do Trabalho e suas respectivas leias. :wink:

Y

Concordo plenamente com aqueles que dizem que boa parte da situacao é culpa do empregado.

É verdade sim, que boa parte das empresas, nao sabe como administrar sua area de desenvolvimento. E esse é um motivo a mais para assumirmos a culpa dessa incapacidade.

Toda essa parafernalha de documentacao, processos, fabrica de software, tentativas e mais tentativas em vao de se obter o controle de um projeto de software sao feitas porque os administradores nao conseguem controlar o desenvolvimento. Eles nao tem conhecimento tecnico pra isso e inventam um milhao de siglas e formas de tentar controlar, mas so geram mais e mais burocracia desnecessaria, atrapalhando cada vez mais o processo.

Nós temos que assumir nossa responsabilidade, primeiro pra que eles possam confiar em nós quando damos um prazo, fazemos uma avaliacao tecnica, etc… Depois sermos responsaveis por aqui que entregamos ao cliente, aquilo tem que ter qualidade, tem que atender as necessidades do cliente. E nós fazemos isso?

Todo mundo reclama da burocracia, dos processos, dos frameworks, dos colegas, mas esses que reclamam fazem a sua parte? Criam codigo com qualidade mesmo que isso nao seja regra da empresa? Ou é só reclamar, reclamar, reclamar? Ou vao por a culpa nas empresas tambem pelo código ser pessimo? Este somos nós que fazemos e se ele é pessimo é por nossa culpa.

Qual terá sido o ultimo livro que aquele que vive reclamando por ai leu? Qual foi o ultimo curso de especializacao que fez?

A funcao dos diretores é fazer a empresa dar lucro, manter a saude financeira delas. E isso eles fazem, apesar do terrivel trabalho que temos feito ao longo dos anos. As coisas estao erradas é na nossa parte não na deles.

Se voce nao esta satisfeito na empresa onde trabalha, pode perfeitamente mudar de empresa. Pode tambem tentar mudar a cultura da empresa, comecando pela sua equipe, seu departamento, mostrando como e porque umas coisas funcionam e outras nao funcionam. Se voce acha que nao adiantaria de nada, que nao iriam te escutar e blablabla não fale nada, mostre. Na grande maioria dos casos voce vai perceber o quanto é facil falar e dificil fazer e o quanto voce ainda vai ter que estudar e ralar pra convencer alguem.

arthurminarini

regularizar a profissão que eu quero dar como exemplo é fazer com que viremos profissionais de respeito e de “nome”.
A maioria das pessoas que tendem a entrar no ramo da informatica já levam pra casa o apelido de “enrrolados” (na maior parte são mesmo)!
hoje é uma bagunça nossa área! até um menino de 12 anos pega um tutorial na internet e ja fala que é da área !!!

quanto à titulação temos que exigir de todos!!! e inclusive pós gradução e prova para entrar na área tipo da OAB para filtrar
aqueles que fazem faculdade nas costas de amigos!!! :slight_smile:

M

Ué, então está ok. Quem trabalhou mal quebrou, a empresa que foi bem, cresceu.

Ironlynx:

Precisamos de uma simplificação do Direito do Trabalho e suas respectivas leis. :wink:

Isso é regulamentação.

Ironlynx

quanto à titulação temos que exigir de todos!!! e inclusive pós gradução e prova para entrar na área tipo da OAB para filtrar
aqueles que fazem faculdade nas costas de amigos!!!

Minha mãe é da OAB. :wink:
Pergunte a ela o que ela acha que essa prova ajuda… continuam a sair muitos ADEVOGADOS como antes.A faculdade tinha que fazer essa peneira muito antes de chegarem ao ponto de fazer a prova da OAB.

Eu não detalhei… ele foi demitido por um erro que nem era de sua atribuição.

NÃO.Regulamentação vem depois das modificações/reformas na lei.Até alguém for fazer isso, a Terra já terá sido engolida pelo Sol…

M

Não me expressei direito.
Eu me referi à empresa. Pelo que você contou, ela mereceu quebrar.

Ironlynx:

NÃO.Regulamentação vem depois das modificações/reformas na lei.Até alguém for fazer isso, a Terra já terá sido engolida pelo Sol…

Acho que não me expressei direto de novo. Você defendeu modificar as leis atuais. Então você está defendendo uma regulamentação, que disse ser contra. O que você pode ser contra é regulamentar da forma que eles querem.

ViniGodoy

Ahem… outro tópico para reclamar do mercado, falar de regulamentação e dizer o quanto somos pobres coitados…
By the way, também sou contra protecionismos de mercado, como já expliquei no meu post sobre regulamentação.

Grinvon

É um dos equívocos encarar software como se fosse uma peça construída em escala, algo massivo e ?estático?.

É um equívoco achar que a função da analise é a primordial e a senhoril absoluta, pois mesmo a análise sendo de destacável importância, quando o bicho pega. é ela que está longe dos problemas, e são os desenvolvedores que tomam a porrada pois a ?culpa? são deles, nesse discurso falacioso. Sempre a área de desenvolvimento de software demanda do profissional habilidades quase sobre-humanas, a dificuldade de se tornar um desenvolvedor completo tende a ser mais penosa do que a de uma analista a lá três letrinhas.

É um equívoco achar que quanto mais processos, mais controle terá, mas na verdade isso tende a gerar uma burocracia excessiva ao ponto de tornar coisas simples inviáveis a curto prazo.

É um equívoco achar que regularização é o mesmo de regulamentação, são coisas distintas e ?servem? para fins diferentes. Achar que o problema atual da área de TI se resume a ausência de tais trâmites é agir de forma ingênua.

É um equívoco o profissional achar que a empresa está interessada em investir nele. Quem faz a sua carreira é apenas você.

arthurminarini

concordo plenamente! seria melhor ainda! mas hoje é dificil isso acontecer principalmente em instituições particulares
que visam muito mais dinheiro e não quer perder sua fonte de renda

ViniGodoy

arthurminarini:
concordo plenamente! seria melhor ainda! mas hoje é dificil isso acontecer principalmente em instituições particulares
que visam muito mais dinheiro e não quer perder sua fonte de renda

Você quer dizer nas más instituições. Existem muitas instituições que preferem conseguir alunos pela qualidade.
Aqui na PUC/PR mesmo, a orientação é não dar chance para um aluno só porque paga. Ou ele faz por merecer, ou reprova.

RafaFloripa

Osmose:
Leozin:

Cotratação PJ para burlar a CLT é ilegal. Se não fosse não teria tanta empresa subornando fiscal do trabalho.

Agora imagine só, você é assaltado, vai em uma delegacia dar queixa e o policial fala “Acho uma puta hipocrisia você vir reclamar por ter sido assaltado… Aposto que você baixa filme pirata, roubando quem trabalhou e produziu os filmes.”

2 erros não fazem 1 acerto.

Porém concordo com você que, felizmente, o mercado está mais aquecido e aqueles que querem trabalhar legalmente, ou seja CLT, estão começando a ter esta opção.

Empresas que querem contratar legalmente e pagar valores dignos são obrigadas a competir com empresas menos éticas que contratam através de PJ.

O tempo passa rápido, e quero ver até que idade este monte de PJ vai ter que trabalhar, já que 90% não tem nenhum plano para aposentadoria.

o melhor post desse topico, nada contra o leozin
e sim da forma como foi posta que é bem normal do Brasileiro
sempre justificar um erro com outro

parabens cara

JMan

Ilegal talvez, Injusto depende.

Geralmente os salários PJ tem compensado mais que CLT. (Valor Liquido Anual)

A maioria das empresas são como são, e não só consultorias (embora sejam as piores) porque tratam gente como se trata um cavalo.

WellingtonRamos

Geralmente os salários PJ tem compensado mais que CLT. (Valor Liquido Anual)
A maioria das empresas são como são, e não só consultorias (embora sejam as piores) porque tratam gente como se trata um cavalo.

Normalmente o valor PJ compensa no líquido mensal, no anual, por vezes empata (comparando com empresa séria que paga CLT full + benefícios).
Entretanto, é necessário comparar os “benefícios” que alguem PJ têm que pagar e o CLT recebe (como ass. médica, vr, vt, férias, 13o.) e ver se continua valendo mais, bem como clausulas de término de contrato que incluam possíveis multas e afins, que por lei existe para quem é CLT. Isso sem contar o (quase intocável) FGTS que em caso de término de contrato, você passa a ter acesso…

Criado 4 de novembro de 2010
Ultima resposta 8 de nov. de 2010
Respostas 31
Participantes 23