já tentaram isso?
http://www.java-javafx.com/2011/01/windowbuilder-pro-hello-world-java.html
[]'s
não, nunca tentei.
e vc? ja tentou isso:
script/generate scaffold Modelo campo:tipo_de_dado
?
swing eh improdutivo, acostume-se com isso. (talvez nem tanto quanto ABAP)
[quote=orlandocn]não, nunca tentei.
e vc? ja tentou isso:
?
swing eh improdutivo, acostume-se com isso. (talvez nem tanto quanto ABAP)[/quote]
Cara, eu não sei como você recebeu a mensagem dando uma resposta fora de foco assim, mas minha idéia era mostrar esse plugin que eu testei. Ele gera código limpo, pelo menos mais limpo que o do netbeans, e muito leve.
E sei lá o qual a sua experência, mas se parar para pensar não é complicado fazer um gerador de CRUD para Java Swing também, acho que o Griffon http://griffon.codehaus.org/ deve fazr algo do tipo.
[quote=orlandocn]não, nunca tentei.
e vc? ja tentou isso:
?
swing eh improdutivo, acostume-se com isso. (talvez nem tanto quanto ABAP)[/quote]
Orlando, nem sempre a vida de um desenvolvedor é tão simples assim… Rails é produtivo? Sim… Mas é sempre que se pode usá-lo? Claro que não. Um desenvolvedor deve estar preparado para situações onde ele terá restrições em seu trabalho. Ou ser bom o suficiente pra poder escolher com o que vai trabalhar. E normalmente, esse cara “bom suficiente” não é tão restritivo ao uso de outras tecnologias.
Já tive que trabalhar em projeto que, por diversas razões, TINHA que ser Swing… E uma ferramenta dessa seria útil…
Hoje, por exemplo, trabalho em uma aplicação web onde, por diversas razões técnicas, não posso usar Hibernate, Spring, JasperReports… E quer saber? Está sendo um desafio bem legal ter que fazer algo JSF + JPA + EJB3, tudo bem restrito à especificação…
Enfim, Rails é produtivo? Sim… mas não é nenhuma bala de prata.
Lembre-se: pra quem só sabe usar martelo, todo problema é prego
Sensacional. Nunca achei o Swing improdutivo, mas achei bem bacana o editor.
Eu usava o Visual Editor, que também gera um código bem mais limpo que o Netbeans.
As únicas ferramentas boas pra Swing que já usei até hoje (devo ter usado umas 5) foram JFormsDesigner e WindowBuilder Pro. Podem falar que NetBeans é legal e tudo mais, mas se você não usou alguma dessas duas ferramentas em projetos reais, acho que não tem como comparar.
Sobre Swing ser um pouco improdutivo, eu concordo. Mas depois que se tem um modelo de desenvolvimento diferente do normal, fica bem mais fácil de desenvolver.
Engracado. Eu sempre achei que desenhar as telas era a parte mais facil de Swing. Programar o comportamento que eh a parte complicada, e nao existe ferramenta capaz de fazer isso por mim
Oi,
Nunca achei o Swing improdutivo. Muito pelo contrário.
Como também nunca utilizei um editor visual, vou realizar o download deste e verificar a sua potência.
Tchauzin!
Oi,
Ótima colocação…
Tchauzin!
Oi,
Só não achei em qual local mudo o tipo de layout no Frame… Alguém achou ?
Tchauzin!
Acho que a melhor vantagem é a liberdade em mexer no código gerado! Exemplo: Ele cria as variáveis localmente no construtor, mas se você mover elas para serem variáveis de instância funciona sem impacto nenhum!
EDIT
Disso que estou falando:
http://code.google.com/intl/pt-BR/javadevtools/wbpro/features/bidirectional.html
[quote=lina]Oi,
Só não achei em qual local mudo o tipo de layout no Frame… Alguém achou ?
Tchauzin![/quote]
Tem que clicar no painel do Frame e vai ter a propriedade de layout pra modificar
Eu também nunca achei Swing improdutivo. Nem mesmo quando escrevia na mão.
É que agora eu não uso mais Swing, mas esse WindowBuilder parece muito bom.
Não entendo por que desenvolvedor Java acha que tem que ser tudo no braço, desde que comecei a trabalhar com java vejo isso. Se não for no braço não pode!
A coisa mais entediante que existe é desenvolver uma interface com swing de forma braçal. Alem de ser um tédio acho totalmente improdutivo. Quando mais complexa a interface, pior fica!
Achei a dica ótima pois não conhecia esse plugin ainda, só o VE! Vou experimentar.
Josenaldo, lendo seu post a impressão que tenho é que você descobriu a pólvora,
pena que Brooks já nos disse isso em 1986.
Ao mesmo tempo vc parece ser o cara mais azarado do mundo.
você sai de um [quote=josenaldo]projeto que, por diversas razões, TINHA que ser Swing…[/quote] e cai em outro que usa EJB. Então chuta, pq so pode ser macumba.
ao mesmo tempo fico meditando sobre essas duas afirmações suas:
Você quem fez tal especificação? Obviamente sim, afinal vc eh bom o suficiente.
Eu não tenho nada com isso, mas por curiosidade você poderia apontar apenas o principal, entre os diversos motivos que o levaram a optar por EJB?
no mais, o sanches resumiu tudo:
[quote=s4nchez]
Eu sempre achei que desenhar as telas era a parte mais facil de Swing. Programar o comportamento que eh a parte complicada, e nao existe ferramenta capaz de fazer isso por mim[/quote]
[quote=x@ndy]Não entendo por que desenvolvedor Java acha que tem que ser tudo no braço, desde que comecei a trabalhar com java vejo isso. Se não for no braço não pode!
A coisa mais entediante que existe é desenvolver uma interface com swing de forma braçal. Alem de ser um tédio acho totalmente improdutivo. Quando mais complexa a interface, pior fica!
Achei a dica ótima pois não conhecia esse plugin ainda, só o VE! Vou experimentar.[/quote]
Eu concordo. Até sei desenvolver no braço, acho importante estudar assim para entender os conceitos, ou para aquelas horas que você precisa criar conteúdo dinâmico.
Mas não desenvolvo telas no braço profissionalmente.
[quote=x@ndy]Não entendo por que desenvolvedor Java acha que tem que ser tudo no braço, desde que comecei a trabalhar com java vejo isso. Se não for no braço não pode!
Achei a dica ótima pois não conhecia esse plugin ainda, só o VE! Vou experimentar.[/quote]
E viva a diferença!!!
Quer saber, eu vim do Delphi, e quando comecei a programar swing fazendo tudo na mão, achava o maximo :lol: achava, desculpem a palavra, um “tesão”, haha ter todo o controle na ponta dos dedos.
Pode ser improdutivo no começo, mas depois que voce modela teus panels, telas e componentes padroes, ja era, tudo flui muito rapido.
Esta ferramenta parece ser interessante mesmo, se tivermos realmente TODA a liberdade de fazer o que quiser com o código e ela nao reclamar, ai sim é 10.
Tipo se eu pegar alguma tela que fiz na mão ela me consegue gerar a tela a partir deste código??
Fred,
Concordo com você. Quando trabalhava com Swing eu tinha um padrão de desenvolvimento que era super produtivo, mas no começo não . Isso com certeza vai do programador, mas eu não criava um label sem usar fábrica nem a pau
[quote]
Tipo se eu pegar alguma tela que fiz na mão ela me consegue gerar a tela a partir deste código??[/quote]
Sim:
http://code.google.com/intl/pt-BR/javadevtools/wbpro/features/bidirectional.html
Então, hoje eu gosto mais de JEE,
mas mexi durante uns 3 anos com swing e sempre achei
ele meio complexo,
Eu fiz meu tcc inteiro utilizando swing como camada view,
mas foi complicado desenvolver em algumas partes
principalmente pela complexidade em se criar layouts personalizados
que não funcionavam entre si por causa de um bug que a sun precisava corrigir,
hoje em não sei se foi corrigido, mas por causa disso eu tive que modificar todo
o meu layout pois mesmo herdando e fazendo as configurações, os layouts não
não funcionavam… sendo que um monte de gente já tinha reportado isso para a sun corrigir.
Alias eu criei o código na mão mesmo…
Sinceramente eu não gosto de construção de GUI utilizando wizard, pois assim qualquer um
que não sabe nem o que é um objeto, nem OO pode criar um sistema cheio de bugs
e entregar um sistema desses, manchando a reputação das pessoas que trabalham na área
e diminuindo o salário de tais profissionais.
código gerado é uma faca de dois gumes.
[quote=johnny quest]Então, hoje eu gosto mais de JEE,
mas mexi durante uns 3 anos com swing e sempre achei
ele meio complexo,
Eu fiz meu tcc inteiro utilizando swing como camada view,
mas foi complicado desenvolver em algumas partes
principalmente pela complexidade em se criar layouts personalizados
que não funcionavam entre si por causa de um bug que a sun precisava corrigir,
hoje em não sei se foi corrigido, mas por causa disso eu tive que modificar todo
o meu layout pois mesmo herdando e fazendo as configurações, os layouts não
não funcionavam… sendo que um monte de gente já tinha reportado isso para a sun corrigir.
Alias eu criei o código na mão mesmo…
Sinceramente eu não gosto de construção de GUI utilizando wizard, pois assim qualquer um
que não sabe nem o que é um objeto, nem OO pode criar um sistema cheio de bugs
e entregar um sistema desses, manchando a reputação das pessoas que trabalham na área
e diminuindo o salário de tais profissionais.
código gerado é uma faca de dois gumes.[/quote]
Uma coisa é a interface, outra é o comportamento dessa interface. Se uma ferramenta me facilita a criação de um layout eu uso com certeza, até por que eu considero a parte mais chata e que menos “valor” tem no desenvolvimento. Não estou dizendo que a interface não seja importante, por que ela é e muito, só que uma interface vazia e sem comportamento não representa nada! A meu ver o comportamento é mais importante e a ferramenta não faz isso.
Quando a código gerado ser ruim, eu já vi código feito a mão ser pior e mais cheios de bugs. Esse é um detalhe importante. Se o programador é ruim ele vai escrever código ruim de qualquer maneira. A IDE só vai fazer com que ele faça isso mais rápido!
No meu conceito o cara não necessita ser programador para fazer interface. Eu sou um que sou péssimo para fazer layouts, Muitas vezes pedi ajuda para minha namorada que arquiteta e trabalha com design para me ajudar. Ela usando VE consegui melhorar em muito as interfaces que eu criava, mesmo sem escrever uma linha de código. Depois era só implementar o comportamento.