Paralelismo e EJB3.0

9 respostas
MaYaRa_SaN

Oi pessoal,

Espero que alguém possa me ajudar porque já estou a 2 dias pesquisando e não consegui encontrar uma solução ainda.

Meu problema é o seguinte:

Tenho uma aplicação que está usando o EJB3.0 e há uma rotina que faz leitura de arquivos, quebra esses arquivos em menores e salva os mesmos em banco, isso eu consegui fazer com Threads para que seja mais rápido já que a inserção no banco eu era obrigada a fazer no final desse processamento.

No entanto, depois disso, o sistema pega esses arquivos salvos, faz algumas verificações (consulta no banco), monta os obj com os dados do arquivo e salva essa informações em outras tabelas da base. Meu problema é esse… como ele precisa usar os EJBs pra manipular o banco, não consigo colocar esse processamento em uma classe simples que apenas implemente o Runnable porque a injeção dos EJBs que preciso não funciona… quando rodo a aplicação, ao tentar acessar o EJB ele está nulo.

Sou iniciante em EJB e por isso estou com bastante dificuldade de entender como fazer esse paralelismo.

Alguém já passou por isso ou conhece alguma referencia para que eu possa dar uma olhada e tentar entender?

Obrigada galera.

9 Respostas

I

Talvez uma solução para conseguir esse processamento paralelo seria usar JMS (fila).
Você coloca na fila as mensagens e para pegarlas vc usa MDBs.

Ferryman

Olá Mayara,

Na verdade, não é recomendável utilizar threads na mão em um servidor de aplicação. Para utilizar paralelismo em um ambiente ejb3, utilize JMS com Message Driven Beans. JMS serve para processamento assincrono e paralelo, e injeções de dependência funcionam nele normalmente.

Quando você quiser utilizar algum EJB em uma classe em que o container não faz injeção automática, é possível “pegar” uma referência para o EJB manualmente, através da classe InitialContext.
new InitialContext().lookup("[nome do ejb no JNDI]").

[]s

MaYaRa_SaN

Obrigada pela ajuda Italivio e Ferryman,