TheKill 15 de out. de 2009
salmaox:
bom dia a todos,
fiz um relatório que apenas recebe parâmetros e não faz consulta alguma no banco de dados. Porém qnd mando gerar ele retorna que o documento não contém páginas. Li em alguns lugares que devo fazer um consulta qualquer no banco pra ele gerar. Existe alguma outra forma de fazer sem utilizar o bando de dados?
segue meu método
private void btoNotaPromissoriaActionPerformed ( java . awt . event . ActionEvent evt ) {
try {
String valor = txtValor . getText ();
String dia = cbDia . getSelectedItem (). toString ();
String mes = cbMes . getSelectedItem (). toString ();
String ano = cbAno . getSelectedItem (). toString ();
Map < String , String > hm = new HashMap < String , String > () ;
hm .put ( "valor" , valor ) ;
hm .put ( "dia" , dia ) ;
hm .put ( "mes" , mes ) ;
hm .put ( "ano" , ano ) ;
String query = "select idturma from turma" ;
java .sql .ResultSet rs = conexao .executarConsulta ( query ) ;
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource ( null ) ;
InputStream relJasper = getClass () .getResourceAsStream ( "NotaPromissoria.jasper" ) ;
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager .fillReport ( relJasper , hm , jrRS ) ;
JasperViewer jv = new JasperViewer ( jasperPrint , false ) ;
jv .setTitle ( "Nota Promissória" ) ;
jv .setVisible ( true ) ;
} catch ( JRException ex ) {
Logger .getLogger ( GeraNotaPromissoria .class .getName ()) .log ( Level .SEVERE , null , ex ) ;
}
}
muito obrigado
Tente mandar o parametro de SQL como vazio.
String sql = "";
JRResultSetDataSource jrRS = new JRResultSetDataSource(sql);
InputStream relJasper = getClass().getResourceAsStream("NotaPromissoria.jasper");
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager.fillReport(relJasper, hm, jrRS);
Att. Jonas
salmaox 15 de out. de 2009
não deu!!!
eu já havia tentado assim
Eu já fiz isso, mas não lembro como que foi feito.
Por que não coloca o sql que vc tem ali no java?
envia por sql para o relatório, basta criar o field no ireport com o mesmo nome do atributo da tabela
thiagocg 15 de out. de 2009
Olá salmaox, isto que vc quer fazer é bem tranquilo, vc so precisa alterar um item na configuração do relatorio, ñ me lembro ao certo onde, não tenho o ireport instalado aqui no serviço, mas posso te passar assim que chegar em casa a noite, mas se quiser dar uma procurada, da uma olhada na parte de configurações do relatorio la terão algumas abas que vc pode configurar diversas coisas no seu relatorio, uma delas é exatamente esta, como vc deseja exibir o relatorio caso não exista itens “detail”.
Da uma olhada ai e se não conseguir me avisa q a noite te passo certinho!
[]'s
Amigo estava lendo meus código aqui.
Faça o seguinte:
ArrayList < String > numPaginas = new ArrayList < String > ();
numPaginas . add ( "" );
JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource ( numPaginas );
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager . fillReport ( relJasper , hm , numPaginas );
Me avise se deu certo.
Att. Jonas
TheKill:
Amigo estava lendo meus código aqui.
Faça o seguinte:
ArrayList < String > numPaginas = new ArrayList < String > ();
numPaginas . add ( "" );
JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource ( numPaginas );
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager . fillReport ( relJasper , hm , ds );
Me avise se deu certo.
Att. Jonas
infelizmente não deu certo!!!
segue o erro
15 / 10 / 2009 09 : 50 : 38 telas . GeraNotaPromissoria btoNotaPromissoriaActionPerformed
SEVERE : null
net . sf . jasperreports . engine . JRException : Error retrieving field val ue from bean :
at net . sf . jasperreports . engine . data . JRAbstractBeanDataSource . get BeanProperty ( JRAbstractBeanDataSource . java : 127 )
at net . sf . jasperreports . engine . data . JRAbstractBeanDataSource . get FieldValue ( JRAbstractBeanDataSource . java : 100 )
at net . sf . jasperreports . engine . data . JRBeanCollectionDataSource . get FieldValue ( JRBeanCollectionDataSource . java : 104 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRFillDataset . setOldValues ( JRFillDataset . java : 799 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRFillDataset . next ( JRFillDataset . java : 763 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRBaseFiller . next ( JRBaseFiller . java : 1383 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRVerticalFiller . fillReport ( JRVerticalFiller . java : 111 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRBaseFiller . fill ( JRBaseFiller . java : 889 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRBaseFiller . fill ( JRBaseFiller . java : 811 )
at net . sf . jasperreports . engine . fill . JRFiller . fillReport ( JRFiller . java : 89 )
at net . sf . jasperreports . engine . JasperFillManager . fillReport ( JasperFillManager . java : 601 )
at net . sf . jasperreports . engine . JasperFillManager . fillReport ( JasperFillManager . java : 582 )
Estranho amigo,
Verifique se nao sobrou vestigios de algum Field no seu relatório.
Esta mensagem está dizendo que está mandando o SEVERE como Null.
Ou algum atributo Null.
Não é problema do SQL
TheKill era isso mesmo, criei apaguei e criei outro xml do meu relatatório e funcionou perfect!!!
muito obrigado a vc e a todos que me ajudaram
segue o método funcionando caso alguém precise
private void btoNotaPromissoriaActionPerformed ( java . awt . event . ActionEvent evt ) {
try {
String valor = txtValor . getText ();
String dia = cbDia . getSelectedItem (). toString ();
String mes = cbMes . getSelectedItem (). toString ();
String ano = cbAno . getSelectedItem (). toString ();
Map < String , String > hm = new HashMap < String , String > () ;
hm .put ( "dia" , dia ) ;
hm .put ( "mes" , mes ) ;
hm .put ( "ano" , ano ) ;
hm .put ( "valor" , valor ) ;
ArrayList < String > numPaginas = new ArrayList < String > () ;
numPaginas .add ( "" ) ;
JRBeanCollectionDataSource ds = new JRBeanCollectionDataSource ( numPaginas ) ;
InputStream relJasper = getClass () .getResourceAsStream ( "NotaPromissoria.jasper" ) ;
JasperPrint jasperPrint = JasperFillManager .fillReport ( relJasper , hm , ds ) ;
JasperViewer jv = new JasperViewer ( jasperPrint , false ) ;
jv .setTitle ( "Nota Promissória" ) ;
jv .setVisible ( true ) ;
} catch ( JRException ex ) {
Logger .getLogger ( GeraNotaPromissoria .class .getName ()) .log ( Level .SEVERE , null , ex ) ;
}
}
Disponha, uma mão lava a outra.
Em busca de conhecimentos comunitários a tendência é
só crescer.
Ps.: Renomeie o nome do tópico para Resolvido: Parametros no Ireport