Parâmetros no jsp

7 respostas
H

Galera eh o seguinte…
Tenho um servlet q faz as consultas na base de dados e gostaria de saber como retornar essas consultas p/ a minha jsp exibir?
[]´s.

7 Respostas

Rafael_Nunes

Pelo Objeto request, context, session, por um DTO.
Enfim, por ‘n’ maneiras, depende da tua necessidade.

H

pelo request seria uma boa…
eu posso passar um ResultSet com atributo?
como uma página jsp recuperaria esse atributo?

Desculpe as perguntas mas eh q eu sou iniciante em web… :oops:

Rafael_Nunes

Um ResultSet não é uma boa, pois voc~e precisaria deixar a conxeão aberta.
Transforma esse ResultSet em uma Collection, e transporta esta Collection.
Para adicionar a collection depois, adicione com request.setAttribute(“nomeDaVariavel”, suaCollection), e pra recuperar no .jsp: request.getAttribute(“nomeDaVariavel”);

Dá uma olhada na documentação da HttpServletRequest que vai te ajudar.

Diogenes

Houte66:
pelo request seria uma boa…
eu posso passar um ResultSet com atributo?

Vc pode fazer isso…
Mas… sinceridade?
Não o faça!

Se o objetivo de vc fazer a consulta eh o de exibir uma lista de usuários por exemplo, envie para a sua jsp uma lista de usuários, ok?! Não um Resultset

Ela irah te agradecer! :smiley:

H

BLZ!
Acho que agora consigo sair do lugar.
[]´s.

T

Uma coisa que andei reparando é que muita gente gostaria de poder retornar um ResultSet a partir de uma consulta, em vez de ficar criando vetores de DTOs ou usando frameworks.
É que em VB 6.0 (ADO) existe o tal do “Recordset desconectado”, que realmente é bastante prático. (Além disso é muito difícil criar objetos leves em VB; em VB 6.0 tudo é componente, nada é objeto, e se você criar classes no VB como se fossem POJOs do Java, você vai ter um sistema muito pesado, principalmente se for usar COM+.)
Existe em alguns drivers JDBC (a partir da 3.0) o suporte a Rowsets (javax.sql.RowSet), que essencialmente é o análogo Java de um “recordset desconectado”.

Rafael_Nunes

Em Java também pode existir um Disconnected ResulSet. Pra isso, utilize o pattern Value List Handler:
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/ValueListHandler.html

E o que ele faz nada mais é do que transformar seu ResulSet em um DTO para carregar da sua camada de persistência até seu front end os dados necessários.
Aliás, creio que se VB fosse orientado a objeto, esse Recordset desconectado, seria um DTO.

Criado 19 de abril de 2005
Ultima resposta 19 de abr. de 2005
Respostas 7
Participantes 4