Galera eh o seguinte…
Tenho um servlet q faz as consultas na base de dados e gostaria de saber como retornar essas consultas p/ a minha jsp exibir?
[]´s.
Parâmetros no jsp
7 Respostas
Pelo Objeto request, context, session, por um DTO.
Enfim, por ‘n’ maneiras, depende da tua necessidade.
pelo request seria uma boa…
eu posso passar um ResultSet com atributo?
como uma página jsp recuperaria esse atributo?
Desculpe as perguntas mas eh q eu sou iniciante em web… :oops:
Um ResultSet não é uma boa, pois voc~e precisaria deixar a conxeão aberta.
Transforma esse ResultSet em uma Collection, e transporta esta Collection.
Para adicionar a collection depois, adicione com request.setAttribute(“nomeDaVariavel”, suaCollection), e pra recuperar no .jsp: request.getAttribute(“nomeDaVariavel”);
Dá uma olhada na documentação da HttpServletRequest que vai te ajudar.
pelo request seria uma boa…
eu posso passar um ResultSet com atributo?
Vc pode fazer isso…
Mas… sinceridade?
Não o faça!
Se o objetivo de vc fazer a consulta eh o de exibir uma lista de usuários por exemplo, envie para a sua jsp uma lista de usuários, ok?! Não um Resultset
Ela irah te agradecer! 
BLZ!
Acho que agora consigo sair do lugar.
[]´s.
Uma coisa que andei reparando é que muita gente gostaria de poder retornar um ResultSet a partir de uma consulta, em vez de ficar criando vetores de DTOs ou usando frameworks.
É que em VB 6.0 (ADO) existe o tal do “Recordset desconectado”, que realmente é bastante prático. (Além disso é muito difícil criar objetos leves em VB; em VB 6.0 tudo é componente, nada é objeto, e se você criar classes no VB como se fossem POJOs do Java, você vai ter um sistema muito pesado, principalmente se for usar COM+.)
Existe em alguns drivers JDBC (a partir da 3.0) o suporte a Rowsets (javax.sql.RowSet), que essencialmente é o análogo Java de um “recordset desconectado”.
Em Java também pode existir um Disconnected ResulSet. Pra isso, utilize o pattern Value List Handler:
http://java.sun.com/blueprints/corej2eepatterns/Patterns/ValueListHandler.html
E o que ele faz nada mais é do que transformar seu ResulSet em um DTO para carregar da sua camada de persistência até seu front end os dados necessários.
Aliás, creio que se VB fosse orientado a objeto, esse Recordset desconectado, seria um DTO.