Parar a execução de outro método

Galera é seguinte estou desenvolvendo um programinha web que lê um arquivo texto e importa as informações para um banco de dados.

Tenho dois botões um [iniciar] e outro [parar].

O botão [iniciar] chama um método de importação. Minha duvida é como criar um metodo para o botão [parar] parar o método de importação.

Alguem sabe como faço isso?

Grato,

Rodolfo

O método tradicional de parar algo é setar um flag, e fazer o tal método de importação ficar checando o flag toda hora. Exemplo:

classe Importacao {

// se você não puser o "volatile" pode não funcionar
    private volatile boolean interrompido;

public void interromper () {
        interrompido = true;
    }

public void importar () {
        interrompido = false;
        while (!terminou() && !interrompido) {
            importarVariasLinhas();
        }
    }
}

Você terá que usar Threads para parar o processo, já que uma vez submetido a requisição, não tem como saber onde ela está no momento.

Mas, para quê você precisa isso?

Valeu thingol vou fazer tentar isso que você falou.

Eu preciso fazer um programa para importar o conteúdo de um arquivo texto para um produto da IBM que se chama Content Manager. E os arquivos texto podem conter milhares de registro então caso o operador queira parar de importar é só clicar no botão [parar], ai eu gero um log com o ultimo registro
enviado para o Content.

Não tinha visto que seu programa é Web, não Swing. No seu caso o problema é um pouco pior, e não é tão fácil de resolver com o meu esquema de checar um flag.
No seu caso, provavelmente você criaria uma thread (se puder fazer isso, é lógico, já que não sei se o seu web container deixa fazer isso) e amarraria um controle à sessão do usuário, para que possa verificar o status da importação e parar a importação se for o caso.
É um pouquinho complicado.