Estou precisando desenvolver uma rotina de parcelamento de dívida para um cliente e estou tendo algumas dificuldades. Pois preciso informar o valor total da dívida, quantidade de parcelas que o cliente deseja pagar, percentual de juros / mês ou ano (seleção). Não sei nem por onde começar, será que poderiam me dar uma ajuda.
Olha, tem muita coisa envolvida ai.
Acho que falta você ver com o seu cliente mais detalhes sobre essa função do sistema.
Coisas como, é juros composto, ele pode dar desconto, o valor é fixado pelo juros, pode variar por parcela, etc…
Se você tiver essas regras bem definidas, com certeza vai ser mais fácil para você modelar o processo.
==================================
TOTAL DO ACERTO: R$ 1.050,00
Obs: com isso tenho também a necessidade de trabalhar apenas com duas casas decimais no valores quebrados, se possível arredondando a primeira parcela e dividindo o restante em parcelas iguais, entende.
Não sei se pude ser bem claro agora no que estou tendo dificuldades, mas fico grato desde já pela atenção.
Você já consegue resgatar o valor total, o número de parcelas e o juro?
A data de emissão vai ser a data atual do sistema ou você resgata também?
Se você tem esses valores, como é juros simples, não há segredo: calcule os n % de juros sobre o valor e divida pelo número de parcelas (procure por DecimalFormat para a parte de formatação).
Para adicionar N meses à data atual, use o método add da classe java.util.Calendar.
Para obter os valores truncados e arredondados, você pode multiplicar o valor por 100, tendo o valor em centavos, e então usar long em vez de double. Por exemplo, para dividir 1000,00 por 12:
Amigo, a teoria tah perfeita. Preciso de ajuda na prática!
Quanto aos detalhes é simples, formatação da moeda corrente, se a data será retornada a atual do sistema ou informada, etc …
Não posto o código (como comentado anteriormente), modelo, persistência, etc … Porque utilizamos um framework próprio para Desenvolvimento Web e também não vem ao caso até porque é muito grande e esticaria muito o assunto base, o que preciso seria apenas um exemplo de código simples com saída no console mesmo. Ja me ajudaria e muito, quanto a implementação/ajuste em nosso ambiente é o de menos.
Quem sabe em outra oportunidade poderia até mesmo postar a implementação do código no qual ajudaram a desenvolver no ambiente de produção que iremos adaptar.
Um abraço e obrigado pela dica, creio que dessa vez pude ser mais objetivo o possível. Peço desculpas pelo amadorismo pois este é meu primeiro contato com o fórum no qual acho muito completo, participativo, etc … tudo de bom. Parabenizo desde já a todos, pois é o melhor acervo JAVA que já conheci, MEUS PARABÉNS a todos que o fazem dele um sucesso !!!
O calculo fica um pouco complicado SE for possível adiantar parcelas ou chorar um desconto promocional.
Recomendo vc procurar um livro ou apostila de matemática financeira e ficar por dentro de parcelamento, descontos, juros compostos, simples e de repente SAC e SAF (nada disso é um bixo de sete cabeças, adianto).
Sera que não existem frameworks para (ajudar a) calcular estas coisas em Java (ou outra linguagem)?