Parcelamento de Dívida com percentual variado

Olá,

Estou precisando desenvolver uma rotina de parcelamento de dívida para um cliente e estou tendo algumas dificuldades. Pois preciso informar o valor total da dívida, quantidade de parcelas que o cliente deseja pagar, percentual de juros / mês ou ano (seleção). Não sei nem por onde começar, será que poderiam me dar uma ajuda.

Fico no aguardo

Desde já obrigado.

Pelo menos você consegue fazer os cálculos à mão?

Se conseguir, é muito fácil passar para Java.

Por exemplo, se a dívida for de R$ 1000,00, a quantidade de parcelas for 10, o percentual de juros mensais for de 5%, qual é o valor da parcela?

Poste o que você já fez, e fica mais facil dar dicas ou sugestões no código…

Att

Olha, tem muita coisa envolvida ai.
Acho que falta você ver com o seu cliente mais detalhes sobre essa função do sistema.
Coisas como, é juros composto, ele pode dar desconto, o valor é fixado pelo juros, pode variar por parcela, etc…
Se você tiver essas regras bem definidas, com certeza vai ser mais fácil para você modelar o processo.

[]´s
Daniel

Como já disseram, antes de você se preocupar em programar, você precisa saber fazer o cálculo (manualmente mesmo).

Desculpe, não me expressei corretamente.

Na verdade o que preciso realmente é o seguinte (na mão):

Valor total: 1.000,00
Nro. Parcelas: 10
Percentual de Juro Fixo “SIMPLES”: 5%
Data de emissão: 07/01/2010

NRO. PARCELA | DT. VENCIMENTO | VALOR PARCELA

1/10         |     07/01/2010     |     R$ 105,00
    2/10         |     07/02/2010     |     R$ 105,00
    3/10         |     07/03/2010     |     R$ 105,00
    4/10         |     07/04/2010     |     R$ 105,00
    5/10         |     07/05/2010     |     R$ 105,00
    6/10         |     07/06/2010     |     R$ 105,00
    7/10         |     07/07/2010     |     R$ 105,00
    8/10         |     07/08/2010     |     R$ 105,00
    9/10         |     07/09/2010     |     R$ 105,00
   10/10        |     07/10/2010     |     R$ 105,00

==================================
TOTAL DO ACERTO: R$ 1.050,00

Obs: com isso tenho também a necessidade de trabalhar apenas com duas casas decimais no valores quebrados, se possível arredondando a primeira parcela e dividindo o restante em parcelas iguais, entende.

Não sei se pude ser bem claro agora no que estou tendo dificuldades, mas fico grato desde já pela atenção.

Fico no aguardo

Obrigado

Você já consegue resgatar o valor total, o número de parcelas e o juro?

A data de emissão vai ser a data atual do sistema ou você resgata também?

Se você tem esses valores, como é juros simples, não há segredo: calcule os n % de juros sobre o valor e divida pelo número de parcelas (procure por DecimalFormat para a parte de formatação).

Para adicionar N meses à data atual, use o método add da classe java.util.Calendar.

Para obter os valores truncados e arredondados, você pode multiplicar o valor por 100, tendo o valor em centavos, e então usar long em vez de double. Por exemplo, para dividir 1000,00 por 12:

100000 / 12 = 8333 -> parcela de 83,33.
100000 - 8333 * (12 - 1) = 8337 -> parcela inicial de 83,37.

Amigo, a teoria tah perfeita. Preciso de ajuda na prática!

Quanto aos detalhes é simples, formatação da moeda corrente, se a data será retornada a atual do sistema ou informada, etc …

Não posto o código (como comentado anteriormente), modelo, persistência, etc … Porque utilizamos um framework próprio para Desenvolvimento Web e também não vem ao caso até porque é muito grande e esticaria muito o assunto base, o que preciso seria apenas um exemplo de código simples com saída no console mesmo. Ja me ajudaria e muito, quanto a implementação/ajuste em nosso ambiente é o de menos.

Quem sabe em outra oportunidade poderia até mesmo postar a implementação do código no qual ajudaram a desenvolver no ambiente de produção que iremos adaptar.

Um abraço e obrigado pela dica, creio que dessa vez pude ser mais objetivo o possível. Peço desculpas pelo amadorismo pois este é meu primeiro contato com o fórum no qual acho muito completo, participativo, etc … tudo de bom. Parabenizo desde já a todos, pois é o melhor acervo JAVA que já conheci, MEUS PARABÉNS a todos que o fazem dele um sucesso !!!

OK! Então poste quais suas dúvidas específicas. Você pediu um exemplo, aqui vai:

import java.util.Calendar;

public class Juros {

// essas informações serão resgatadas por você, não sei como
	private static final double VALOR_TOTAL = 1110.0;
	private static final int NUMERO_PARCELAS = 12;
	private static final double JUROS = 0.05; // 5%
	private static final Calendar DATA_EMISSAO = Calendar.getInstance();

public static void main(String[] args) {
		// imprima o cabeçalho no início, caso te interesse
		double montante = VALOR_TOTAL + VALOR_TOTAL * JUROS;
		int montanteEmCentavos = (int) (montante * 100);
		int valorParcela = montanteEmCentavos / NUMERO_PARCELAS;
		int parcela1 = montanteEmCentavos - valorParcela
				* (NUMERO_PARCELAS - 1);
		imprimeInfo(1, NUMERO_PARCELAS, parcela1, DATA_EMISSAO);
		for (int i = 2; i <= NUMERO_PARCELAS; i++) {
			DATA_EMISSAO.add(Calendar.MONTH, 1);
			imprimeInfo(i, NUMERO_PARCELAS, valorParcela, DATA_EMISSAO);
		}
		System.out.printf("%nTotal do acerto: R$ %.2f%n", montante);
	}

private static void imprimeInfo(int numeroParcela, int totalParcelas,
			int valorEmCentavos, Calendar data) {
		System.out.printf("%02d/%02d\t%td/%tm/%ty\tR$ %.2f%n", numeroParcela,
				totalParcelas, data, data, data, valorEmCentavos / 100.0);
	}

}

Ótimo, com esse “singelo” exemplo já resolveu meu problema por completo! (exatamente o que precisava)

Muito OBRIGADO!

Um abraço

até a próxima …

O calculo fica um pouco complicado SE for possível adiantar parcelas ou chorar um desconto promocional.

Recomendo vc procurar um livro ou apostila de matemática financeira e ficar por dentro de parcelamento, descontos, juros compostos, simples e de repente SAC e SAF (nada disso é um bixo de sete cabeças, adianto).

Sera que não existem frameworks para (ajudar a) calcular estas coisas em Java (ou outra linguagem)?