Páreo de decisão J2EE, Visual Dataflex ou Delphi

Olá pessoal tudo bem?
Estou em uma briga de galos com uma equipe de informática de onde eu presto consultoria e o caso é o seguinte.
Devemos decidir sobre qual software utilizar no desenvolvimento de uma aplicação de administração desta empresa.
Eu sou java, porém os caras que trabalham lá (2) um é partidário do Delphi e o outro é partidário de Dataflex, assim como o dono, pois o sistema deles rodam em DOS no dataflex a muito tempo.
Como devo convencê-los? Onde posso buscar informações de comparativos?

Caro vonlinkerstain,
Se o sistema deles roda em Dataflex 2.3,3.0,3.1, 3.5. Esta acessando um " bando de dados" da própria linguagem “*.Dat” e não há como acessa-lo a não ser via odbc. O ideal é vc. exportar toda a estrutura do sistema para um arquivo texto delimitado por virgulas. Eu no teu caso pegaria toda a base de dados e criaria uma outra base mais normalizada com o Dataflex via DFFile e DFauto e etc. ai sim exportaria conforme os requisitos do sistema.

Boa sorte...

Caro Willian,
Por enquanto decidimos refazer todo o sistema, e para exportar os dados, isso vai ser “tranquilo” espero.
O que não quero é ficar limitado ao Dataflex, já que um dos membros do meu grupo quer desenvolver tudo novamente no visual dataflex, eu prefiro o java.
Eu quero mesmo é convencê-los de que o java será melhor que o dataflex e o delphi, no novo desenvolvimento.

Rapaz, se você está precisando convencer é porque eles não sabem nada de Java e não vão aprender a fazer uma aplicação decente em Java de uma hora pra outra.

O melhor mesmo é fazer com o que eles podem fazer, depois você ensina ou então eles se reciclam. Se você forçar não vai funcionar.

Caro vonlinkerstain,
Concordo com o Maurício Linhares, apesar do Dataflex ter sido uma das minhas primeira linguagens, das quais dominava a fundo ela parou de progredir e visual Dataflex é um saco.
Agora sente com eles pegue opiniões, faça um “brainstorm ??”, crie uma base de dados bem legal e depois volte ao assunto pois Java é completo…

Disso eu sei, william,
gostei da idéia do BrainStorm…

Concordo com os dois, o grande problema é o seguinte… Adiaram, adiaram e adiaram, até não dar mais (situação atual). Ai temos uma salada. Consultor, eu (Sei j2se, e um pouco de jsp e Delphi), um cara que ta fazendo facu de pd e trampava na manutenção de micros lá. Sabe Delphi. E o cara que ajudou a fazer o sistema atual deles, que só sabe Dataflex e Visual Dataflex.
Ai temos o problema. Todo mundo (e a empresa está ciente disto) terá que fazer cursos para aprender a programar na linguagem escolhida.
Os caras do dataflex só dão um curso da linguagem, e este curso é de 40 horas em 5 dias, o que eu acho que é muito em pouco tempo, e ao mesmo tempo, muito pouco para se aprender uma linguagem.
O marketing dos caras é que eles disponibilizam um material fantástico neste curso, só que na minha opinião, para fazer um curso e pagar cara, e depois ter que ler mais 500 páginas de manual, pra mim está fora de cogitação.

A minha idéia, é irmos fazendo uns cursos de Java, durante o período de análise do que será necessário fazermos. Assim nós podemos discutir e aprender o suficiente para fazer uma ferramenta boa.

O que os srs acham disto?

Se você tá precisando de uma coisa “pra ontem” é melhor usar uma ferramenta mais indicada pra desenvolvimento “quick & dirty”, principalmente porque é o que os caras aí sabem usar.

Levar eles pra Java, ensinar modularização, arquitetura, programação orientada a objetos, escolher frameworks disso e daquilo, vai ser muito mais demorado.

Pra mim, é tiro no pé.

O foda é que eu não sou partidário desta filosofia dirty and quicky. Por que afinal de contas, fazendo tudo rápido teremos que fazer duas vezes!

Mas você tem tempo o suficiente pra fazer esses caras aprenderem Java?

É claro que vai ser mais difícil de fazer manutenção numa parada dessas, mas você acha que tem condições desses caras aprenderem a usar um framework MVC como o Struts ou o WebWork e aprender a usar um framework de mapeamendo objeto/relacional como o Hibernate?

Não dá pra aprender a fazer essas coisas de uma hora pra outra, e sendo pra fazer na “ingnorância”, com JSP grosso (vulgo scriptlet), sem modularização, montando o acesso ao banco todo na mão, usando JDBC, é melhor fazer com Delphi ou o Dataflex mesmo.

Sendo pra fazer com Java, tem que usar o que Java tem de melhor, que são os frameworks arquiteturais, sem isso, Java é igual a qualquer outra coisa que tem por aí.

vonlinkerstain,
Conheço algumas pessoas da DataAccess e, acho que se vc. expor o teu problema com certeza eles terão uma solução via Visual Dataflex+ Dataflex ODBC e etc.
A tua situação é tudo ou nada .:
Ou migra para Visual Dataflex
Ou Migra para Delphi e vais ficar com ele definitivamente e com o tempo vai ser dot.net
Ou faz ou migração a longo tempo.:
Põe a galera para estudar Java por 3 meses ( lavagem cerebral). após este periodo vc. vai contratar alguem para desenvolver o teu produto, e teu pessoal vai ficar dando manutenção e desenvolvendo pequenos módulos.
Nenhuma empresa tem pessoas com um nivel de abstração tão grande em desenvolvimento para desenvover um sistema de hj. para amanhã. Quem desenvolve é o analista e equipe.

É sobre isso eu tenho que pensar direito. Se os caras tem ou não capacidade, ai fica dificil…
Quanto tempo você acha necessário para os caras, aprenderem o java como tem que ser.

QUanto a hibernate, eu não tinha nem pensado em usar, por que como vai ser um sistema desenvolvido para ser usado em apenas uma empresa, nem tinha pensado em usar o hibernate. Já que vai ser difícil trocarmos de banco.

A idéia é fazer com MVC mesmo, em três camadas, tudo como deve ser.
O problema é ouvir que Dataflex faz 3 camadas…

[quote=WilliamSilva]vonlinkerstain,
Conheço algumas pessoas da DataAccess e, acho que se vc. expor o teu problema com certeza eles terão uma solução via Visual Dataflex+ Dataflex ODBC e etc.
Ou Migra para Delphi e vais ficar com ele definitivamente e com o tempo vai ser dot.net
Põe a galera para estudar Java por 3 meses ( lavagem cerebral). após este periodo vc. vai contratar alguem para desenvolver o teu produto, e teu pessoal vai ficar dando manutenção e desenvolvendo pequenos módulos.
Nenhuma empresa tem pessoas com um nivel de abstração tão grande em desenvolvimento para desenvover um sistema de hj. para amanhã. Quem desenvolve é o analista e equipe.

[/quote]

Gostei da idéia, agene é que vai decidir se pegamos algo pronto e adaptamos ele para o nosso caso, ou se vamos fazer tudo desde o começo. (o que eu acho melhor).
O negócio é negociar os prazos, pois eles tem uma história meio complicada.
O livro fiscal nao fecha, pois o sistema nao foi adaptado para enviar os arquivos pra receita federal, etc.
Eles já tentaram 5 soluções ERP externas e só se ferraram (o que deixa a diretoria muito desconfiada com esta possibilidade.
Como o sistema deles está rodando muito precariamente, acho que deveremos partir para desenvolver tudo do 0. Estou fazendo um estudo de APFs para setar um prazo, já que na última vez que eles tentaram fazer uma solução internamente, a galera se ferrou por errar nos prazos.
O mais urgente é um sistema industrial de pcp, etc. Acho que isso agente pode fazer em um prazo de tempo curto, e ir trocando informações com o sistema atual, para mantê-los em sincronia.
Ai é partir para o resto do sistema, vendas, comissão, etc.

[quote=vonlinkerstain][quote=WilliamSilva]vonlinkerstain,

[/quote]

Gostei da idéia, agene é que vai decidir se pegamos algo pronto e adaptamos ele para o nosso caso, ou se vamos fazer tudo desde o começo. (o que eu acho melhor).
O negócio é negociar os prazos, pois eles tem uma história meio complicada.
O livro fiscal nao fecha, pois o sistema nao foi adaptado para enviar os arquivos pra receita federal, etc.
Eles já tentaram 5 soluções ERP externas e só se ferraram (o que deixa a diretoria muito desconfiada com esta possibilidade.
Como o sistema deles está rodando muito precariamente, acho que deveremos partir para desenvolver tudo do 0. Estou fazendo um estudo de APFs para setar um prazo, já que na última vez que eles tentaram fazer uma solução internamente, a galera se ferrou por errar nos prazos.
O mais urgente é um sistema industrial de pcp, etc. Acho que isso agente pode fazer em um prazo de tempo curto, e ir trocando informações com o sistema atual, para mantê-los em sincronia.
Ai é partir para o resto do sistema, vendas, comissão, etc.[/quote]

Cara, minha opinião é o seguinte:

Os caras são bons, muito bons em Delphi e/ou Dataflex?

Porque de Java pelo visto ninguem é né?

Se não forem bons em Delphi e/ou Dataflex, o melhor é que vocês contratem uma consultoria de fora, que vai dar o start do projeto em Java, tipo de 2 a 3 meses, e depois exerça um trabalho de mentoring, daí vcs começam a andar com as próprias pernas

vonlinkerstain,
O Luiz falou tudo…
"
o melhor é que vocês contratem uma consultoria de fora, que vai dar o start do projeto em Java, tipo de 2 a 3 meses, e depois exerça um trabalho de mentoring, daí vcs começam a andar com as próprias pernas "
:idea:

Gostei desta Luiz, não tinha pensado a respeito…

O que é um trabalho de mentoing? Seria uma complementação do software iniciado.

Onde posso contratar este tipo de consultoria?

Será que seria legal de eu contratá-los enquanto estudamos java? Ai depois agente estiver bom, ai agente continua o trabalho dos caras.

Abraços
Dirceu

Bom, de uma hora para outra você não vai conseguir convencer nenhum deles. Acho que o mais apropriado era deixar eles desenvolverem em Delphi (que é mais porco que Visual Dataflex) e assim que comecarem a surgir as primeiras dúvidas na elaboração da arquitetura, vc coça a cabeça e diz:

Ou então, com aqueles errinhos básicos:

É que neste caso, nós vamos fazer um debate para decidir qual linguagem utilizar, antes de começarmos o projeto.
Utilizei este tópico para encontrar argumentos fortes, para que na hora do debate nós decidiremos por java

Na boa velho, não tem argumento forte não, Java é uma boa ferramenta e pronto, nada além disso. É só uma linguagem orintada a objetos pra programação de torradeiras que terminou virando uma linguagem pro desenvolvimeno de aplicações empresariais depois de algumas boas gambiarras (de depois da concorrência).

Quem vai fazer a coisa direitinho são os seus programadores aí, porque se eles não forem bons, não é Java que vai fazer os caras virarem os melhores programadores do mundo. Não existe nenhuma mágica que transforme um apertador de botão e clicador de mouse num Erich Gamma da vida não.

O que você pode dizer sobre Java que as outras linguagens realmente não tem é a quantidade de frameworks (na maioria open source e gratuitos) com soluções prontas para a maioria dos problemas que você vai enfrentar. De resto, é tudo a mesma coisa, a diferença quem faz é a competencia de quem usa.

BTW: O benefício do hibernate é mapeamento O-R, não independência de SGBD (que não necessariamente existe em um projeto usando hibernate).

Shoes

Só complementando…

Se o marketing do pessoal pra “empurrar” DataFlex é manuais e documentação, apresenta pro pessoa os resultados do Google pra documentação de tudo em java, mostra pra eles o GUJ e por aí vai.

Pelo que eu vi, a briga tá mesmo entre vc e o cara do DataFlex. Descobre se ele realmente já desenvolveu no VISUAL DataFlex, pq vão existir diferenças até mesmo pra ele, já que pelo que vc colocou o cara de Delphi veio do suporte e só agora que tá fazendo PD que está se aventurando na programação. Das duas, uma: ou ele já fazia bastante coisa por fora, ou tá querendo Delphi pq é o que ele usa nos trabalhos da facu e acha que sistema ERP pode ser feito com arrasta e solta…

Voce pode procurar projetos semelhantes em Java pra mostrar de exemplo, já que eu percebi que tanto Java quanto DataFlex não tem vantagem inicial nenhuma (já que vai reescrever do zero, sem aproveitar vírgula de código)

Nessa hora vc tem que convencer o dono, e não o outro cara…