Páreo de decisão J2EE, Visual Dataflex ou Delphi

Eu já trabalhei com sistemas Dataflex 7.0, e decididamente para mim essa não seria uma opção.
Uma grande vantagem que você pode citar é a manutenibilidade e escalabilidade do Java em relação ao Dataflex.

Cuidado com os conceitos, uma aplicação não é escalável nem mais fácil de manter só porque foi escrita em Java não.

Corrijo:
Quando bem feita em Java, a manutenção e escalabilidade se tornam menos dolorosas do que em Dataflex

[quote=Maurício Linhares]Na boa velho, não tem argumento forte não, Java é uma boa ferramenta e pronto, nada além disso. É só uma linguagem orintada a objetos pra programação de torradeiras que terminou virando uma linguagem pro desenvolvimeno de aplicações empresariais depois de algumas boas gambiarras (de depois da concorrência).

Quem vai fazer a coisa direitinho são os seus programadores aí, porque se eles não forem bons, não é Java que vai fazer os caras virarem os melhores programadores do mundo. Não existe nenhuma mágica que transforme um apertador de botão e clicador de mouse num Erich Gamma da vida não.

O que você pode dizer sobre Java que as outras linguagens realmente não tem é a quantidade de frameworks (na maioria open source e gratuitos) com soluções prontas para a maioria dos problemas que você vai enfrentar. De resto, é tudo a mesma coisa, a diferença quem faz é a competencia de quem usa.[/quote]

Sem dúvida que quem fará os programas serão os programadores, isso não tem nem como eu dizer o contrário.
Eu pessoalmente não gosto do Dataflex, pois acho ele uma ferramenta do passado, eles dizerm que ela é orientada a objetos, e dizem que ela funciona em linux, mas isso não é 100% verdade. Fora o suporte que super bom, encontrei um 1 site (E TUDO ISSO!) no google, sobre dataflex. Ai é foda, aqui com o java o suporte e conhecimento é superlegal. Fora que não temos que pagar para utilizá-lo, enquanto que no Dataflex…

[quote=mantabodyboarder]Só complementando…

Se o marketing do pessoal pra “empurrar” DataFlex é manuais e documentação, apresenta pro pessoa os resultados do Google pra documentação de tudo em java, mostra pra eles o GUJ e por aí vai.

Pelo que eu vi, a briga tá mesmo entre vc e o cara do DataFlex. Descobre se ele realmente já desenvolveu no VISUAL DataFlex, pq vão existir diferenças até mesmo pra ele, já que pelo que vc colocou o cara de Delphi veio do suporte e só agora que tá fazendo PD que está se aventurando na programação. Das duas, uma: ou ele já fazia bastante coisa por fora, ou tá querendo Delphi pq é o que ele usa nos trabalhos da facu e acha que sistema ERP pode ser feito com arrasta e solta…

Voce pode procurar projetos semelhantes em Java pra mostrar de exemplo, já que eu percebi que tanto Java quanto DataFlex não tem vantagem inicial nenhuma (já que vai reescrever do zero, sem aproveitar vírgula de código)

Nessa hora vc tem que convencer o dono, e não o outro cara…[/quote]

Realmente, acho que a “briga” boa será entre eu e o cara do Dataflex. Em partes o cara do Delphi está começando agora, e ainda não tem muita experiência com programação. O foda é que ele tem mais “peso” com a diretoria.
Argumentar com o Dataflex, acho que não será tão difícil assim não, vai depender das nossas conversas…

Bom, se quem sabe fazer bem é o cara do DataFlex, então você tem que ser tão bom em Java quando o cara do DataFlex é bom no DataFlex.

Você sabe o que de Java?

Não que ele seja um super programador, mas ele é quem tem mais experiência e vivência na empresa, afinal de contas, dá manutenção ao dos/dataflex desde 88.
O problema é que ele sabe somente o Dataflex…

De java eu sei.
J2se avançado, já estudei e fiz bastante coise nele, uso-o à 3 anos.
jai (que não interessa aqui)
jasperreports (mediano) Sei o necessário para se fazer qualquer tipo de relatório.
jsp bem básico, pois comecei a estudá-lo à 2 meses.

É só isso…
Ainda não tive oportunidade de estudar o j2ee, o que com certeza eu terei que fazer para realizar este projeto em java. Pelo menos quanto a cursos a diretoria de empresa já deu carta branca pra nós.

O ROI de uma aplicação Java costuma ser muito superior que o de uma escrita em uma dessas linguagens 4GL legado. Argumentos técnicos não deveriam servir para convencer o teu chefe ou a diretoria, então fale o que o Java compra pra eles (ou faz eles deixarem de comprar):

-Gratuito, do runtime ao servidor de aplicação.
-Um pool ENORME de profissionais capacitados no mercado (procure por dataflex e java na apinfo).
-Padrão aberto e adotado por toda industria, todos hoje falam em Java ou com Java, dificil são os novos produtos que não interoperam de alguma forma com Java, já dataflex…
-Possui ótimas ferramentas para todo e qualquer fim e da melhor qualidade.
-Feito para a internet, hoje uma empresa que não está pronta para trabalhar usando a web está condenada.
-Documentação de ótima qualidade em português e ingles, veja quantos livros novos sobre Java foram publicados esse ano em ambas linguas contra os de dataflex nessa década.
-Ótimo ROI, Java possui um custo inicial mas alto, mas compensa a medida que a manutenção costuma ser facilitada. Isolamento, modularização e reaproveitamento real de código acontecem sim com Java.
-Java é a tecnologia do futuro, enquanto dataflex está mort et enterré.

Quanto a isso eu concordo pelanamente…

Agora explicar isso pra uma pessoa que só trabalha com dataflex, a quase 16 anos, ai é um outro problema.

Estou montando uns argumentos, analisei o visual dataflex, e vou expor as minhas opiniões amanhã. Vamos ver no que ´dá.

Achei o vdf muito bonitinho, com ele você gera todo o programa rapidinho, sem complicações e com as tabelas, relacionamentos, etc.
O problema é que ele faz tudo pra você, ai cai a dúvida. E quando eu precisar fazer isso tudo na mão, como será?
E se ele gerar uma aplicação bugada…?

Boa sorte velho!

Valeu cara…

Agora estou em uma nova “enrascada”.
A diretoria tende para o meu lado, só que eu tenho que apresentar um orçamento.
E tenho que decidir quais ferraentas utilizar em java, onde treinar a equipe, etc
Quanto a treinamento, fiquei sabendo da Caelum, da Impacta, da Globalcode e da Sun (esta está com uma boa promoção de 50% pra pessoa física).
Me falaram que o EJB é muito complicado.
Me falaram também de um banco de dados para objeto, db4o que parece-me coisa muito boa. E de fácil aprendizado e utilização.
Posso usar o padrão DAO, caso eu queira mudar de banco de dados, o que me complica um pouco na codificação. Pois estou com medo de este projeto do db4o não vingar, já que ele não é muito recente, não sei se posso apostar todas as minhas fichas nele.
E eu sei que da para desenvolver em tres camadas com o DAO, só não sei como fazê-lo.
Não manjo muito de ejb e por isso fico sem saber o que fazer. Faço tudo em java, ou aprendo o ejb e implemento tudo no ejb
Temos o seguinte (um servidor pentium4 com 2 processadores ht, 1 servidor de internet)
20 Micros de 1ghz com configurações variadas
O que me leva a crer que a execução das regras de negócio nos clientes pode ser feita tranquilamente.

O que fazer/?
Onde arranjar invormações para me ajudar a tomar esta decisão

Hun, é um tanto delicada tua situação.
Contratar uma consultoria externa para iniciar o projeto, e vocês darem continuidade, não é uma opção?

Olha poder eu até posso fazer isto sim. O problema é que só de passagem aéra para lá são 800 reais(ida e volta). Com isso eu tenho medo que esta opção fique muito cara.

Analista eu já tenho lá, o que me falta é só um início da aplicação, pra nós levarmos o resto adiante.

Abraços
Dirceu

É que como você disse, você precisa dar prazos e valores pra gerência. E escolher o que usar, como usar e quando usar sem ter um certa experiência, é um tanto complicado.
A sugestão que posso dar é algum curso(Caelum por exemplo - aliás, já indiquei tanta gente pra lá que vou começar a pedir descontos nos cursos que eu fizer… :smiley: ).
Alguns bons livros de Java, OO, Patterns e Arquiteturas serão uma boa fonte de aprendizado. E também contato com alguém com mais experiência, que possa lhe dar o caminho das pedras.

Eu tinha até previsto uma consultoria, só que temos que avaliar os custos.
Quanto à uma pessoa de experiência em java, será que o guj é suficiente, ou deveremos ter um contrato do tipo suporte?

Estou vendo os treinamentos da caelum e já ouvi falar bem e mal dela. Mas isto faz parte. Pensei em golbalcode, caelum e sun para teinamentos.

E sobre a decisão do ejb ou não. Onde posso me basear para tomá-la
?

GUJ é um tira dúvidas sem compromisso. Se o que você precisa é de suporte, não conte com o GUJ, afinal, não temos SLA! :slight_smile:

Se você vai treinar uma equipe inteira, uma boa opção pode ser levar um instrutor para sua empresa e fazer o treinamento in-house.

[quote=vonlinkerstain]
?[/quote]

Na sua experiência. Se você não tem experiência anterior, contrate uma consultoria (ou um bom consultor) e use seu bom senso. Não existe fórmula mágica.

Abraços,
Marco Campêlo

Eu, na sua pele, não usaria EJBs.

A especificação 2.1 (a atual) está sendo completamente revista e muito do que foi feito vai ter problemas pra se atualizar. É melhor você procurar outras alternativas. Se você nem imagina o que são EJBs, dê uma olhada aqui:

http://wikipedia.org/wiki/EJB

Sobre o DB4O, eu estou usando em um projeto em C# e também não indico não. O conceito de banco de dados orientados a objetos é muito complexo e a falta de “chaves” realmente complica ainda mais quando você está carregando os objetos da base. Além disso, é uma ferramenta recente e ainda não tem documentação nem testes reais de escalabilidade confiáveis.

Use um banco relacional mesmo, pra evitar ainda mais dores de cabeça.

[quote=vonlinkerstain]Eu tinha até previsto uma consultoria, só que temos que avaliar os custos.
Quanto à uma pessoa de experiência em java, será que o guj é suficiente, ou deveremos ter um contrato do tipo suporte?
[/quote]
E você acha que sempre haverá alguém disponível pra lhe ajudar no momento que você precisar?

Eu não fiz nenhum curso lá, mas um amigo meu que fez e pelo currículo dos professores eu arriscaria tranquilamente.

[quote=vonlinkerstain]
?[/quote]
Conhecendo EJB. Eu particularmente utilizo ele aqui em um projeto, e não vejo muita utilidade. Tudo que ele faz você consegue fazer de uma forma mais simples.
Porém não conheço tão a fundo EJB para poder lhe afirmar onde pode ser útil e onde não.
Ps:Só comece a cogitar a possibilidade de usar EJB´s se teu ambiente for distribuído, caso contrário não vale a pena. E quanto ao banco de dados, eu na tua pele jamais arriscaria um produto tão novo e que não tenho conhecimento nenhum

E onde eu encontro suporte de java?
São confiáveis?

O grande problema é estar a 550 km da capital.
Temos uma faculdade municipal lá, mas o pessoal só começou com java à 2 anos, ainda são muito crus.

Onde posso avaliar estas consultorias? Contratá-las, existe alguma de confiança de vocês?