Parser de arquivos texto

Pessoal, boa tarde.

Estou iniciando um projeto onde um dos módulos (subsistema) tem a responsabilidade de realizar o parser de arquivos de texto. Estes arquivos podem ser delimitados ou campos de tamanho fixo. No entanto a estrutura também deve prever, para o futuro, a entrada de arquivos XML.

O subsistema poderá receber diferentes formatos (layouts) de arquivos, provenientes de diferentes instituições. Os arquivos podem ser do tipo Master Detail ou não. Logo, a engine (ou o parser) precisa reconhecer a que instituição o arquivo pertence e qual o formato do arquivo para então realizar o parse.

Como vocês podem perceber, preciso de uma arquitetura bastante flexível. Encontrei, há pouco tempo, a biblioteca JFileHelpers (http://www.jfilehelpers.com/index_pt.php). Alguém aí utilizou esta biblioteca profissionalmente? Se sim, atendeu bem? Os arquivos para os quais terei de fazer o parser podem conter entre 10.000 e 50.000 linhas (registros).

Alguém conhece alguma outra biblioteca (ou API) ou teve que implementar um subsistema similar a este? Pode me dar alguma dicas?

Valeu pessoal.

Paulo M. Vidica