Parte gráfica no Desenvolvimento web

5 respostas
G

Prezados,

A pouco tempo decidimos nos aventurar na programação para web utilizando nossa querida linguagem JAVA. :smiley: Na faculdade, aprendemos o básico(JSP, Servlet, Tomcat, padrão MVC…) Mas tudo feito na mão, tudo no código (inclusive as telas, ou seja páginas web). Isso se torna um pouco diferente do que estamos acostumados na programação para Desktop que é ó ir na paleta e arrastar o componente tais como JBotton, JLabel, etc…Depois de algumas pesquisas e perguntas, descobrimos JSF, JBoss Tools, mas sabem quando vc nem sabe como começar? É o nosso caso. Precisamos de ajuda para saber o que facilitaria o desenvolvimento de telas para web como no desenvolvimento para desktop. Pois a programação em si, damos conta sem problemas. Utilizamos o Eclipse. Queremos nos familiarizarmos com tecnologias usadas no mercado de trabalho.
Tendo alguma apostila dando passo a passo do desenvolvimento de um sistema pequeno no ajudará.

5 Respostas

saoj

gemeosguimaraes:
Prezados,

A pouco tempo decidimos nos aventurar na programação para web utilizando nossa querida linguagem JAVA. :smiley: Na faculdade, aprendemos o básico(JSP, Servlet, Tomcat, padrão MVC…) Mas tudo feito na mão, tudo no código (inclusive as telas, ou seja páginas web). Isso se torna um pouco diferente do que estamos acostumados na programação para Desktop que é ó ir na paleta e arrastar o componente tais como JBotton, JLabel, etc…Depois de algumas pesquisas e perguntas, descobrimos JSF, JBoss Tools, mas sabem quando vc nem sabe como começar? É o nosso caso. Precisamos de ajuda para saber o que facilitaria o desenvolvimento de telas para web como no desenvolvimento para desktop. Pois a programação em si, damos conta sem problemas. Utilizamos o Eclipse. Queremos nos familiarizarmos com tecnologias usadas no mercado de trabalho.
Tendo alguma apostila dando passo a passo do desenvolvimento de um sistema pequeno no ajudará.

Excelente pergunta! Quando descobrir como faz isso me fala. Existe dois tipos de aplicação web:

1. Um site web

2. Um sistema web

Para o 1) vc com certeza vai precisar de um DESIGNER GRÁFICO. Não há como fazer milagre aqui pois muito de um site web se deve ao seu layout e ao seu design (parte artística).

Para o 2) acho que vão te recomendar JSF, PrimeFaces e essas coisas. Acho ruim demais! Tem também algumas coisas no client-side, como GWT e extJ.

O dia que alguma tecnologia conseguir transformar PROGRAMADOR em DESIGNER GRÁFICO ou vice-versa será uma revolução.

lsmagalhaes

Eu particularmente prefiro escrever o meu código de front-end, não tive bons resultados com essas ferramentas WYSIWYG, mesmo as desktop, o código gerado era horrível.

No caso de desenvolvimento web, acho bastante simples escrever um bom front-end. Concordo com o saoj, dependendo do site, ter um designer na equipe vai ajudar muito, mas se não for o caso tem o Twitter Bootstrap que permite criar layouts bastante apresentáveis com bem pouco esforço.

romarcio

Não sei se ainda tem, mas vou dar a dica. No Netbeans, tinha um plugin chamado JMaki. Ele traz uma paleta de componentes que é só arrastar para a tela que automaticamente ele adiciona o código que constrói o componente.
Mas é só isso, você precisa depois programar e “linkar” seu código com o código dos componentes. É mais ou menos como JQuery.
http://wiki.netbeans.org/RestJMakiComponents

Outra coisa que tem é um esquema online para extJ.
Você acessa a página, arrasta os componentes que quer e depois copia o código gerado e cola nas páginas do seu sistema.
Eu nunca usei, só dei uma fiçada uma certa vez: http://tof2k.com/ext/formbuilder/

Até onde sei, é mais perto de “arrastar e soltar” que você conseguir em Java.

aprendizweb

Faz o seguinte, quer mergulhar nessa onda compra este livro “Programação Java para a Web”, eu comprei e é execlente para quem esta inciando, ele explica passo a passo o desenvolvimento de um pequeno sistema web Finaceiro é contém as dicas que os manolos citaram acima.
da uma olhada no link: http://www.javaparaweb.com.br/blog/?page_id=3

Hebert_Coelho

Realmente a parte de telas é complicada de se criar. Ainda mais quando desenvolvedores não tem muito um lado… artístico! =P

O bom do JSF é que já vem com vários componentes bons e bonitos, mas são difíceis de manipular.

Vai tentar mudar somente a cor pro c v. É de matar o coração de raiva.

E alguns frameworks que prometem montar a tela apenas com drag em drop geralmente não fazem um código bonito. =/

O bom mesmo é ter uma noção básica de HTML e largar o dedo!

Criado 7 de setembro de 2012
Ultima resposta 7 de set. de 2012
Respostas 5
Participantes 6