Partição Vista/Linux

Galera, eu já ouvi falar que tem como redimensionar partição no proprio
win vista… como que faço isso?

e mais uma coisa, eu pretendo redimensionar para deixar um espaço livre para instalar
o linux… se eu fizer isso vai dar certo?

pq uma vez eu formatei meu pc e instalai o xp, e deixei um espaço sem particionar,
dae depois de tudo configurado fui instalar o linx no espaço vazio… criei a partição…
e istalei o linux, dae eu reinicie o pc e ele não dava dual boot, ele bootava direto o linux…
no caso eu perdi o xp… como que eu faço para não ocorrer esse erro…?

Lembrando eu tenho o vista instalado agora que instalar o linux para dar dual boot

valeu galera…

Por que não usa um live cd?

Cara… eu acho que seira interessanto aprender instalar
essa budega rsrsrsrsrs.
grato.

O XP não foi predido, por padrão durante o processo de intalação do linux é criada uma entrada no gerenciador de boot (grub ou lilo) que permite selecionar qual o sistema será inicializado. Caso não haja uma entrada para o windows, será necessário carregar o linux e editar o arquivo grub.conf ou lilo.conf de acordo com sua escolha durante a instalação de sus distro Gnu/Linux. :wink:

qual distro do Linux você vai instalar?
se for Ubuntu não precisa particionar nada :wink:

e o seu caso com o XP e o Linux, as vezes acontece do grub ou lilo não pegar o outro SO que você tem instalado.
você ainda vai ter algumas dificuldades com Linux, ta “apanhando” igual a mim no começo.

compmgmt.msc

Armazenamento > Gerenciamento de Disco

Para redimensionar as partições.

[quote=Java_Terminator]Cara… eu acho que seira interessanto aprender instalar
essa budega rsrsrsrsrs.
grato.[/quote]
Não entendi o que falou, mas o que eu quis dizer é pra usar o live cd para particionar e instalar depois.

É muito fácil,é so criar duas particoes de HD e fazer a instalação dos sistemas que é chamado Dual Boot

Voce vai instalar o Windows Vista primeiro depois faz duas particoes C,D na C estara o vista e na D voce ira colocar o Linux basta colocar o CD do Linux

Voce sabe como efetuar,a troca do sistema Windows XP para outra particão sem perder o sistema