Participação de fóruns de tecnologia como método de avaliação

Existem algumas empresas que quando vão realizar algum processo de seleção perguntam se a pessoa tem conta em github,participação em projetos de software livre e coisas do tipo. Mas ai eu pensei: “Prq não avaliar também a presença da pessoa em fóruns especializados em tecnologia?”. Algumas pessoas as vezes tem github e tal mas nunca subiu projeto e só faz fork em outros projetos e nunca de nem um pull para algum desses projetos,está ali só pra dizer que têm presença. Mas de forma contrária,acredito eu que muitas pessoas têm grande participação em fóruns,e quando auxiliam ou discutem sobre um determinado assunto, demonstram ter alguma experiência e propriedade para falar sobre ele,mas talvez não tenham tempo para estar participando ativamente de outros projetos open source. Bem se vocês entenderam o ponto que eu queria chegar,gostaria que compartilhassem suas opiniões sobre isso.

Acho que isso depende muito do tipo de filosofia que a empresa tem.

Se ela quer ter uma forte participação na “comunidade”, ela provavelmente vai dar preferência a pessoas que conseguem se destacar (via github, twitter, etc).
Não sei se para essas empresas fóruns são um critério também, mas imagino que sim. Ter uma alta pontuação no stackoverflow deve contar tanto quanto escrever um blog de sucesso.

Por outro lado, para empresas buscando bons profissionais do ponto de vista técnico, tudo isso pode ser desconsiderado.
A maioria dos programadores, independente de serem bons ou ruins, não tem uma participação online ativa. (Podem consultar um fórum pra tirar dúvida, de vez em quando).
Para esse tipo de empresa, acho que usar esses meios como critério na seleção é totalmente desnecessário.
Um bom processo seletivo seria bem mais eficaz.