Partições no Linux

18 respostas
W

Como faço para “enxergar” outros tipos de partições (FAT e NTFS por exemplo) no Red Hat Linux?

18 Respostas

M

mount -t vfat /dev/hdaX /mnt/win

…onde mount é o comando pra montar, -t é de tipo, no caso… fat, /dev/hdaX é onde ta tua partição do win… e /mnt/win seria um diretorio qualquer pra vc enxergar a partição montada…

F

no meu slack jah eh automatico, fica direto no /fat-c/ mas soh o root pode acessar, tem como liberar pra todos (ou pelo menos alguns em especial) os usuarios?

M

felipe, é só tu mudar as permições do diretorio … com chmod, tu pode dar permição de leitura ou escrita pra todos os usuarios se quiser…, se tiver problemas em fazer isso, posta ai… :smiley:

F

eu jah tentei isso… mas eu dou chmod e n muda nada… e por default jah esta com permissao pra todos pra entrar no fat-c, mas mesmo assim, qndo eu entro com um usuario nao-root, a pasta fica vazia…

M

…bem, todos os usuários comuns (sem pertencer a um grupo em especial) tem acesso a pasta? ela esta com leitura acessivel? rw-r–r--? como tu ta chamando o chmod?, ja tentou dar todas as permições pra todos?

chmod 777 /fat-c

:?:

W

matheus,
Valeu cara… :up: :up: :up:
O problema é que eu tenho uma partição ntfs e quando dou o comando:
mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/win2000
Ele me informa que o kernel não suporta a montagem desse sistema de arquivos.
Porém, o fat ele monta muito bem. Então eu fui no PartitionMagic e criei uma pequena partição fat. Ficou muito bom…

M

…jóia, tu tb pode compilar uma nova imagem do kernel com suporte a NTFS… 8)

W

Comé q fazo isso? Tô con o linux a apenas 4 meses. Tô um pouco “por fora” ainda. Conhece algum tutorial que fala sobre isso?

F

“matheus”:
…bem, todos os usuários comuns (sem pertencer a um grupo em especial) tem acesso a pasta? ela esta com leitura acessivel? rw-r–r--? como tu ta chamando o chmod?, ja tentou dar todas as permições pra todos?

chmod 777 /fat-c

:?:

jah tentei sim dar chmod 777 /fat-c, mas assim q fui verificar se avia trocado as permissoes, n mudo nada… eu to no ruwindows agora… assim q eu entrar no linux eu tento dinovo pra ver se eu n tinha feito nada de errado…

e o engracado, q poelo default, todos os usuarios deveriam ter permissao para pelo menos ler os arquivos… mas a pasta aparece vazia…

M

…bem, nao tenho aqui comigo nenhum documento q te explique… mas, oq vc precisa é entrar no diretorio onde esta os fontes do teu kernel, e dar um make menuconfig, onde vai aparecer todas as configurações do kernel, … vc salva elas, e compila tudo com:

make dep; make clean; make modules; make modules_install; make bzImage

… a nova imagem estara no diretorio boot/ do teu kernel… ai é substituir no /etc/lilo, bem… é um tanto chato te explicar isso em detalhes… qualquer coisa vai em olinux.com.br, ou … me procura no icq mesmo… #21231103

…não mudou nada??? ué sai… ou tu ta tentando usar o comando chmod sem ser rood (id 0), … ou… sei la, conseguiu um rootkit… heheah, bem… mas isso ja seria muito além pro tópico, posta mais detalhes ai felipe, um screenshot da tua tela listando as permições da pasta /fat-c , depois configurando ela com chmod, e depois listando as permições de novo…! :smiley:

[]'s

J

matheus…

ocorre exatamente isso kra… em uma partição ntfs vc num consegue mudar permissões e tal…

e na fat tbm, vc tenta mudar as permissões do ponto de montagem e ele fica 700, ou 500 as vezes 544 tbm… eh louco… e vc tenta mudar a permissao da pasta ele num da erro algum porem tbm num muda a permissao hahahaa bem louco… pode ser alguma coisa no fstab isso se foi montado por la neh… senao o padra seria 544…

sei la… se alguem conseguiu resolver isso por favor diga ai… pq eu fiquei muito curioso tbm… o clv tava tentando fazer no dele e num dava de jeito nenhum =/

cya!

F

tirei o sceenshot… no ss eu tento entrar na pasta /fat-c com o meu usuario (felipe), e da Permission Denided (o estranho eh q se eu entro pelo konqueror entra, apesar da pasta aparecer vazia), do su root, dou chmod 777 /fat-c, dou exit e entro entrar na pasta de novo, mas mesmo com o chmod 777 continua dando Permission Denided… me passa o teu e-mail q eu t mando o ss…

M

q loco, bem… pensando um pouco, tem lógica, pq… se ali ta instalado o win em uma partição diferente, nao teria jeito de tu ir no linux por ex, e editar as permições de Arquivos de Programas do win, pq quem gerencia isso é o win… realmente, é uma situação interessante…

felipe, [email removido]

F

jah mandei o ss, responde o email avisando se recebeu…
vlw

M

felipe, nao recebi nada cara, se quiser posta eles aqui mesmo :slight_smile:

F

o prog eh q eu n tenho um servidor pra postar a img… me passa seu icq entaum… o prob eh q eu n sei como passar arquivo pelo icq do linux… mas isso eh facil de se resolver hehehehe

M

bah tu é o unico cara q eu conheço q nao tem um server free por ai só pra atirar tralhas… aehheahae, bem… ta ai #21231103 :smiley:

F

eu jah tive alguns sites… mas fiquei muito tempo sem atualizar e perdi os sites… e tb, os servers q eu usava q eram gratuitos agora sao pagos… o unico server q eu tenho agora eh um q eu criei pra divulgar um prog q eu fiz… mas eh do geocities e da prob pra postar img pra aparecer em outros sites, n sei pq… se alguem souber de algum gratuito, e bom, me avise :smiley:

Criado 18 de abril de 2004
Ultima resposta 22 de abr. de 2004
Respostas 18
Participantes 4