Como faço para “enxergar” outros tipos de partições (FAT e NTFS por exemplo) no Red Hat Linux?
Partições no Linux
18 Respostas
mount -t vfat /dev/hdaX /mnt/win
…onde mount é o comando pra montar, -t é de tipo, no caso… fat, /dev/hdaX é onde ta tua partição do win… e /mnt/win seria um diretorio qualquer pra vc enxergar a partição montada…
no meu slack jah eh automatico, fica direto no /fat-c/ mas soh o root pode acessar, tem como liberar pra todos (ou pelo menos alguns em especial) os usuarios?
felipe, é só tu mudar as permições do diretorio … com chmod, tu pode dar permição de leitura ou escrita pra todos os usuarios se quiser…, se tiver problemas em fazer isso, posta ai… 
eu jah tentei isso… mas eu dou chmod e n muda nada… e por default jah esta com permissao pra todos pra entrar no fat-c, mas mesmo assim, qndo eu entro com um usuario nao-root, a pasta fica vazia…
…bem, todos os usuários comuns (sem pertencer a um grupo em especial) tem acesso a pasta? ela esta com leitura acessivel? rw-r–r--? como tu ta chamando o chmod?, ja tentou dar todas as permições pra todos?
chmod 777 /fat-c
:?:
matheus,
Valeu cara…

O problema é que eu tenho uma partição ntfs e quando dou o comando:
mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/win2000
Ele me informa que o kernel não suporta a montagem desse sistema de arquivos.
Porém, o fat ele monta muito bem. Então eu fui no PartitionMagic e criei uma pequena partição fat. Ficou muito bom…
…jóia, tu tb pode compilar uma nova imagem do kernel com suporte a NTFS… 8)
Comé q fazo isso? Tô con o linux a apenas 4 meses. Tô um pouco “por fora” ainda. Conhece algum tutorial que fala sobre isso?
…bem, todos os usuários comuns (sem pertencer a um grupo em especial) tem acesso a pasta? ela esta com leitura acessivel? rw-r–r--? como tu ta chamando o chmod?, ja tentou dar todas as permições pra todos?chmod 777 /fat-c
:?:
jah tentei sim dar chmod 777 /fat-c, mas assim q fui verificar se avia trocado as permissoes, n mudo nada… eu to no ruwindows agora… assim q eu entrar no linux eu tento dinovo pra ver se eu n tinha feito nada de errado…
e o engracado, q poelo default, todos os usuarios deveriam ter permissao para pelo menos ler os arquivos… mas a pasta aparece vazia…
…bem, nao tenho aqui comigo nenhum documento q te explique… mas, oq vc precisa é entrar no diretorio onde esta os fontes do teu kernel, e dar um make menuconfig, onde vai aparecer todas as configurações do kernel, … vc salva elas, e compila tudo com:
make dep; make clean; make modules; make modules_install; make bzImage
… a nova imagem estara no diretorio boot/ do teu kernel… ai é substituir no /etc/lilo, bem… é um tanto chato te explicar isso em detalhes… qualquer coisa vai em olinux.com.br, ou … me procura no icq mesmo… #21231103
…não mudou nada??? ué sai… ou tu ta tentando usar o comando chmod sem ser rood (id 0), … ou… sei la, conseguiu um rootkit… heheah, bem… mas isso ja seria muito além pro tópico, posta mais detalhes ai felipe, um screenshot da tua tela listando as permições da pasta /fat-c , depois configurando ela com chmod, e depois listando as permições de novo…! 
[]'s
matheus…
ocorre exatamente isso kra… em uma partição ntfs vc num consegue mudar permissões e tal…
e na fat tbm, vc tenta mudar as permissões do ponto de montagem e ele fica 700, ou 500 as vezes 544 tbm… eh louco… e vc tenta mudar a permissao da pasta ele num da erro algum porem tbm num muda a permissao hahahaa bem louco… pode ser alguma coisa no fstab isso se foi montado por la neh… senao o padra seria 544…
sei la… se alguem conseguiu resolver isso por favor diga ai… pq eu fiquei muito curioso tbm… o clv tava tentando fazer no dele e num dava de jeito nenhum =/
cya!
tirei o sceenshot… no ss eu tento entrar na pasta /fat-c com o meu usuario (felipe), e da Permission Denided (o estranho eh q se eu entro pelo konqueror entra, apesar da pasta aparecer vazia), do su root, dou chmod 777 /fat-c, dou exit e entro entrar na pasta de novo, mas mesmo com o chmod 777 continua dando Permission Denided… me passa o teu e-mail q eu t mando o ss…
q loco, bem… pensando um pouco, tem lógica, pq… se ali ta instalado o win em uma partição diferente, nao teria jeito de tu ir no linux por ex, e editar as permições de Arquivos de Programas do win, pq quem gerencia isso é o win… realmente, é uma situação interessante…
felipe, [email removido]
jah mandei o ss, responde o email avisando se recebeu…
vlw
felipe, nao recebi nada cara, se quiser posta eles aqui mesmo 
o prog eh q eu n tenho um servidor pra postar a img… me passa seu icq entaum… o prob eh q eu n sei como passar arquivo pelo icq do linux… mas isso eh facil de se resolver hehehehe
bah tu é o unico cara q eu conheço q nao tem um server free por ai só pra atirar tralhas… aehheahae, bem… ta ai #21231103 
eu jah tive alguns sites… mas fiquei muito tempo sem atualizar e perdi os sites… e tb, os servers q eu usava q eram gratuitos agora sao pagos… o unico server q eu tenho agora eh um q eu criei pra divulgar um prog q eu fiz… mas eh do geocities e da prob pra postar img pra aparecer em outros sites, n sei pq… se alguem souber de algum gratuito, e bom, me avise