Pass! Oracle Certified Expert, Java EE 6 Enterprise JavaBeans Developer

Boa tarde pessoal,
Como de costume venho aqui deixar minha experiência referente a está certificação para ajudar os demais,
Hoje cedo fiz a prova e fui aprovado com 85%, no geral eu fui bem, o que fez baixar meu score foi as perguntas referente ao papeis do Bean provider , application assembler , deployed e system administrator , pois não peguei um material muito bom sobre isto.
No geral foram 6 meses de estudo em media 3 hora por dia, nas ultimas 3 semana comecei a fazer o simulado da enthuware para essa prova.
Meu plano de estudo foi o seguinte :

• EJB in action 3.0 (três leituras,aconselho essa leitura antes de partir para o livro Enterprise Javabeans)
  • Enterprise Javabeans 3.0 (três leituras)
  • PDF do Ivan que contempla a versão 3.1 (uma leitura)
  • Todos os simulados da enthuware disponível para essa certificação (minha média estava entre 65% a 78%).

Escolhi esse plano de estudo por não ter muitas opções, existe uma versão do livro Enterprise Javabeans 3.1 , mais no geral, muita gente está reclamando desse livro, por isso não optei por ele.

Todas essas leituras e exercícios resultou em um resumo de um pouco mais de 100 paginas, neste resumo tem tópicos referente ao EJB 3.1 , no geral não achei nenhum material focado na certificação referentes ao EJB 3.1 em português, então quem quiser me mande um e-mail que eu envio o resumo focado na certificação.

Achei a prova mais difícil que a OCWCD 5, talvez eu tenha essa impressão porque para essa prova eu não usei em um único material focado para a certificação como aconteceu na de WEB.

Na prova caiu perguntas sobre os Session Bean e MDBs e como os clientes acessa os mesmo, caiu bastante pergunta sobre TimerService, Interceptor , Transações, métodos assíncronos e os papeis Bean provider , application assembler , deployed e system administrator, etc
Sobre JNDI só caiu uma pergunta indiretamente que era referente ao Container Embedded , também não caiu nada referente aos itens suportado pelo EJB Lite.
A única pergunta que caiu sobre XML era para encontrar quais das configurações da anotação @EJB correspondia o mapeamento do elemento ejb-local-ref no ejb-jar.xml.

Bom, espero que esse meu feedback ajude o pessoal.

Abraços a todos

Parabéns ErickMacedo! Daqui um tempo vou fazer essa prova também!

SHow de bola … a única coisa q entendi foi 85% de acertos o resto não sei nem por onde vai…

Meus Parabéns! estas especificações são show de bola estudar =)

Qual a próxima JPA ou WS ?

já fazem 4 meses que estou estudando pra WS, acredito que mês que vêm já esteja preparado para prestar o exame, estou na fase dos simulados porém estou achando o simulado da Enthuware fraco para este exame, vou comprar essa semana do e-practize labs e ver se melhora.

Abs,

Poxa parabéns!

Espero logo tirar essa. Por enquanto estou perto de tirar a minha primeira, e morrendo de medo de ir fazer a prova.

Obrigado a todos vocês =)

A próxima vai ser WS ou SOA (oracle), já estudei bastante JPA, inclusive quando eu estava estudando para EJB tinha bastante tópicos referente a JPA que eu não pulava.

Mais eu vou dar uma descansada agora rs!!
Aproveitando, qual material você está usando para WS?

Vai dar tudo certo cara, só não fica muito nervoso na hora da prova que atrapalha bastante

Abraços

Também optei pelo mesmo caminho. Os livros que estou usando são java web services up and running e Rest in practice. Comprei também os simulados da Enthuware, porém vi algumas pessoas dizendo no coderanch que bombaram no exame estudando somente por esse simulado, assim sendo comprei ontem o simulado do e-practize labs. Acredito que logo mais irei tentar.

Abs,

Legal cara, valew pelas dicas…

Quando existe livros voltados para certificação (no caso da OCJP e OCWCD) as coisas se tornam bem mais tranquilas rs.

Quero ler seu depoimento em breve =), boa sorte dudzjava.

abraços

Pessoal, algumas pessoas estão me pedindo o resumo que eu tinha mencionado acima , então resolvi disponibilizar em um blog , eu gostaria de ter dado uma revisão antes ,porém não tive tempo e vou disponibilizar do jeito que está.

Também estou disponibilizando um resumo que eu criei para a prova OCWCD 5.

Att