Boa tarde pessoal,
Como de costume venho aqui deixar minha experiência referente a está certificação para ajudar os demais,
Hoje cedo fiz a prova e fui aprovado com 85%, no geral eu fui bem, o que fez baixar meu score foi as perguntas referente ao papeis do Bean provider , application assembler , deployed e system administrator , pois não peguei um material muito bom sobre isto.
No geral foram 6 meses de estudo em media 3 hora por dia, nas ultimas 3 semana comecei a fazer o simulado da enthuware para essa prova.
Meu plano de estudo foi o seguinte :
- EJB in action 3.0 (três leituras,aconselho essa leitura antes de partir para o livro Enterprise Javabeans)
- Enterprise Javabeans 3.0 (três leituras)
- PDF do Ivan que contempla a versão 3.1 (uma leitura)
- Todos os simulados da enthuware disponível para essa certificação (minha média estava entre 65% a 78%).
Escolhi esse plano de estudo por não ter muitas opções, existe uma versão do livro Enterprise Javabeans 3.1 , mais no geral, muita gente está reclamando desse livro, por isso não optei por ele.
Todas essas leituras e exercícios resultou em um resumo de um pouco mais de 100 paginas, neste resumo tem tópicos referente ao EJB 3.1 , no geral não achei nenhum material focado na certificação referentes ao EJB 3.1 em português, então quem quiser me mande um e-mail que eu envio o resumo focado na certificação.
Achei a prova mais difícil que a OCWCD 5, talvez eu tenha essa impressão porque para essa prova eu não usei em um único material focado para a certificação como aconteceu na de WEB.
Na prova caiu perguntas sobre os Session Bean e MDBs e como os clientes acessa os mesmo, caiu bastante pergunta sobre TimerService, Interceptor , Transações, métodos assíncronos e os papeis Bean provider , application assembler , deployed e system administrator, etc
Sobre JNDI só caiu uma pergunta indiretamente que era referente ao Container Embedded , também não caiu nada referente aos itens suportado pelo EJB Lite.
A única pergunta que caiu sobre XML era para encontrar quais das configurações da anotação @EJB correspondia o mapeamento do elemento ejb-local-ref no ejb-jar.xml.
Bom, espero que esse meu feedback ajude o pessoal.
Abraços a todos