Pessoal,
estou iniciando em JAVA e estou desenvolvendo um teste para apresentar a minha empresa.
Faço a conexão com o banco de dados em uma classe x, por exemplo, sendo que a conexão fica num atributo do tipo Connection. A minha dúvida é a melhor prática para a passagem desta conexão entre as classes, para que eu não precise fazer uma nova conexão em cada classe. Eu estava passando via parametro nos métodos, mas acho que não é a melhor forma de fazer isso, por isso que estou postando a duvida no forum, já que vocês tem mais experiencia com JAVA.
passar por parametro no meu ponto de vista é uma boa técnica
mas se vc quer algo diferente vc pode declarar seu atributo de connection como static ae nas outras classes vc usa ela diretamente
Classe.conexao por exemplo
Bani
A idéia do static é boa também, mas ao invés de pegar diretamente talvez fosse melhor ter um método getter para retornar esse objeto da conexão, para encapsular mais e depois poder mudar a lógica dentro desse método se por exemplo tiver mais de uma conexão, etc.
E outra idéia é usar um sistema de connection pooling para abstrair toda essa lógica. Há bastante tópicos a respeito dete assunto aqui no fórum.
Jair_Rillo_Junior
isso mesmo Bani
a idéia de connection pool acho que é a melhor idéia, ja existe varios implementados como o do grupo jakarta e documentação nao falta sobr e o assunto
E
eagnes
Lendo as mensagens também ficou claro para mim que a melhor solução seria um pool de conexões… mas como estou apenas em fase de testes para aprendizado da linguagem não pretendo utilizar o pool ainda.
Bom, sem utilizar o pool, ainda ficou uma dúvida… o meu ambiente de testes prevê concorrência de usuários, e tenho que usar uma conexão diferente para cada usuário, portanto, se eu entendi bem não poderia usar uma conexão static. Estou passando a conexão para os métodos via parâmetro… mas me compliquei na passagem da conexão entre páginas jsp… alguém tem uma sugestão? Não queria abrir e fechar uma conexão para cada jsp… gostaria de abrir uma conexão quando o usuário faz o login e fechar quando ele faz o logout ou sai da página…
Valeu!
Bani
Já que é uma por usuário, você pode guardar o objeto da conexão na session quando ele fizer o login e aí pegar de lá nos JSPs.