Passagem de parametros da JSP para a Servlets

7 respostas
sammers21

Ola pessoal!!!

tenho uma dúvida possuo uma página em JSP com 4 botões salvar, alterar, excluir e consultar.

gotaria de saber o que colocar nos botões para que a servlet possa reconhecer que botão foi pressionado

ex: clico no botão salvar

<input type="submit" name="Salvar" value="Salvar"/>

e quando o form acessa servlet este é reconhecido que foi pressionado e executa um metodo especifico

protected void doPost(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {

if(request.getParameter("acao")!= null){
		String acao = request.getParameter("acao").toLowerCase();

[color=red]if ("Salvar".equals(acao)){
			RequestDispatcher dispatcher = getServletContext().getRequestDispatcher("index.jsp");
			dispatcher.forward(request, response);
		}[/color]			
	}

}

7 Respostas

ramaciotti

Ola sammers21!!!

Pelo que vi vc ja sabe fazer…hehe…

assim dara certo se vc colocar um id=“Salvar”, por exemplo, em seu botao Salvar e nos outros vc coloca um id respectivo a cada um deles e na servlet vc faz a verificacao como ja fez em vermelho…

abraxxxx

Tchello

Bom, como nunca mexi com JSP e servlets puro desse jeito eu pergunto: essa é a forma correta de se fazer essa verificação?!
Digo, quando pergunto sobre a forma correta é se é a melhor prática. Se não, qual seria?

edit: correção ortográfica.

ramaciotti

Ola Tchello,

Então cara, ao meu ponto de vista, sim.

Eu usava o javascript para fazer isso, mas ao passar do tempo vi sobre o front controller e comecei a mudar de opiniao…espero que minha opiniao seja certa…hehehe…alias com tantas mudanças nao eh???

A lógica de negocio fika em outra camada ao inves de ficar na view…LEMBRANDO QUE tenha um front controller que todas as views chamem essa tal, para que ela chame as outras servlets ou DAOs…

Melhor pratica?? hj a melhor pratica eh usar algum framework q faça para vc neh…hehehe…fiz um sistema inteiro em jsp/Serlvet e logo vi q foi loucura para o tempo de desenvolvimento, mas para conhecimento foi EXCELENTE…comecei a mexer com JSF agora, e vi como eh simples…mas ainda tenho duvidas…hehehe

OBS: gosto de discutir sobre todos os assuntos, acho que podemos sempre tirar proveito daquilo que nos é passado, se continuar a conversa eu tbm continuo…hehehe

Abrax brother…

Fika com DEUS

sammers21

Kara valeu pela ajuda mas o seguinte!!!

ainda estou com um dúvida como a JSP passa a tal da “acao” abaixo no servlet???
request.getParameter(“acao”)!= null

ramaciotti

aih cara.,…

da uma olhada nesse projeto…

vc entenderá mto bem…

abraxxxx

qlq coisa tamo aih…

fika com DEUS!

sammers21

kra valeu pela força mesmo deu pra entender como funciona…

ramaciotti

ok…

qdo precisar estamos aih…

abraxxxxxxxxx

Criado 14 de setembro de 2009
Ultima resposta 15 de set. de 2009
Respostas 7
Participantes 3