Passando do tipo Date para String

Análise o seguinte código:

String s = req.getParameter("cremeb");
	int cod = Integer.parseInt(s);
	Medico c = new Medico(cod);
	c.setNome(req.getParameter("nome"));
	c.setTel(req.getParameter("tel"));
	c.setNascim(req.getParameter("nasc"));

o “setNascim” é do tipo date, e o porisso ta dando
erro, de int pra string se usa o Integer.parseInt e de
Date pra String???

Agradecidamente

Elialber Lopes

[quote]o “setNascim” é do tipo date, e o porisso ta dando
erro[/quote]

nao entendi bem o que voce quis dizer com isso, o setNascim recebe um Date como parametro, eh isso? e o metodo getParameter retorna uma String? bem, se for isso voce pode fazer um outro metodo especificamente pra retornar a data, ou entao fazer o getParameter retornar Object e sair dando cast (nojento)…

a classe date tem um metodo toGMTString, mas se nao me engano esta deprecated (confere a API…). o ideal seria voce fazer um metodo que retorne uma string equivalente à data, se voce nao quiser usar nenhuma das solucoes acima…mas ai ficaria mais dificil porque todos os metodos get de Date estao deprecated…o ideal mesmo seria usar a classe java.util.Calendar em vez de Date, ai ficaria bem mais facil

espero ter ajudado, sem complicar demais…

eu faco assim…

Date data = new Date(); SimpleDateFormat estiloData = new SimpleDateFormat("MM/dd/yyyy"); String dataStr = estiloData.format(data);
acho que da pra fazer data.toString() mas dai ele utiliza horas minutos e segundos

Maluquo1 e java Adcted, agradeço a atenção de vcs em me ajudar porém deixa eu esclarecer a minha dúvida.

Eu tenho 4 métodos que retornam string que são:
setNome, setTelefone, setTurno e Set Nascimento
os 3 primeiros eu passo string porém o 4º é do tipo DATE e meu objeto so aceita String. Confiram o código:

String s = req.getParameter("cremeb");
   int cod = Integer.parseInt(s);
   Medico c = new Medico(cod);
   c.setNome(req.getParameter("nome")); //nome do tipo string
   c.setTelefone(req.getParameter("tel")); //idem
   c.setTurno(req.getParameter("turno"));//idem
   c.setNascimento(req.getParameter("nasc");// nasc é uma data

o eclipse da erro pois estou o objeto medico so recebe string e setNascimento é tipo date, como poderia corrigir isso pra que o método setNascimento passasse de Date pra String???

Agredeço a colaboração de vocês, não tenho nem como agradecer!!!

acho que ainda nao entendi bem o que voce quer fazer, nao entendi porque os seus metodos set retornam alguma coisa, nem o que faz esse metodo getParameter, mas se a sua duvida é como converter de Date para String, acredito que a forma demonstrada por maluquo1 faz exatamente isso, retorna uma String equivalente ao conteudo de Date, no formato usado em formularios (ex.: 12/12/2005). se voce tem uma variavel chamada nasc, que é do tipo Date, conforme entendi nesse seu segundo post, voce faria assim:

Date nasc = /*...*/;

SimpleDateFormat estiloData = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
String dataStr = estiloData.format(nasc);
//aqui, dataStr é o conteudo de nasc, 

se nao resolver seu problema, posta aqui sua duvida, com um pouco mais de detalhes…

espero ter ajudado

ps.: valeu maluquo1, agora aprendi a usar SimpleDateFormat !!

Valeu javaAdicted !!! Valei também Maluquo1
Espero retribuir algum dia!!!
Abração