Passar parâmetro de Servle para JSP (iniciante)

Olá pessoal,
Estou começando no Java agora. É o meu primeiro mini-projeto.
Estou tentando fazer o seguinte exercício:
O cliente faz um login e caso exista vai para uma página levando os dados do login. Para isso tenho a seguinte estrutura:
Um HTML pro cliente fazer o login onde o action do form chama um Servlet Controlador. Esse Controlador chama outro servlet que verifica se existe o login digitado. Caso existir quero chamar uma página JSP e levar os dados do cliente.
Pergunta: Como passo os parâmetros do servlet que verifica o login para a página JSP? Gostaria de colar por exemplo a mensagem : Bem vindo “Fulano de tal”.

Estou um pouco perdido com Java pq programo em delphi e é muito diferente. Mas sei que java é a melhor opção pra internet…

Agradeço qualquer auxilio.
Um abraço até mais!

czapelini se o usuario existir no banco de dados vc pode fazer o seguinte:

if (ResultSet.next())
{
request.setAttribute(“nome_do_usuario”, usuario);
}

e na sua jsp e so vc recuperar o objeto, lembrando que vc tera que fazer uma coercao pois o tipo que vc passou e um obejto :

String nome = (String) request.getAttribute(“nome_do_usuario”);
||-> coercao

Cara, no servlet eu recuperei extamente desta forma que vc mencionou. Eu consigo validar o login no servlet, o que não estou conseguindo é passar as informações que rtetornam do BD do servlet para o JSP.

Passar parâmetros do Servlet para o JSP.

Brigadão e até mais!

rsss !!! foi mal …

cara vc fez o que eu postei e nao funcionou ?

como vc esta redirecionando o usuario para o jsp, com sendRedirect ?

Cara, eu to começando agora a programar com java, eu chamo o JSP da seguinte forma: (vi exemplo no fórum)

No métdo doGet do servlet

If (this.gerenciaLogin(request){ super.getServletContext().getRequestDispatcher(response.encodeURL( "/opcoes.jsp")).forward(request,response) ...

gerenciaLogin faz a consulta no banco pra verificar se existe aquele cliente cadastrado.

No gerencia login eu seleciono o codigo e o nome do cliente pelo login e senha.

Quero levar esses dois parâmetros pro opcoes.jsp…O modo como estou chamando o JSP está certo?

Não tentei fazer ainda o que vc disse pq estou no trabalho e minha aplicação está em casa, vou tentar hj à noite.

Cara muito obrigado mesmo![/code]

cara tenta desse modo:

Statement stmt = null;
ResultSet rs = null;
String sql = “SELECT NOME FROM USUARIOS WHERE SENHA=’”+ senha_do_usuario +"’ AND NOME = ‘"+ nome_do_usuario +"’ ";

stat = conn.createStatement();
rs = stat.executeQuery(sql);

if (rs.next())
{
String nome = (rs.getString(“NOME”));
}
else
{
String log = “Login invalido !!!”;
}

depois e so vc atribuir os valores no request :

if (nome != null)
request.setAttribute(“nome_do_usuario”, nome);

espero que isso te ajude … qualquer coisa e so posta valeu :cool:

Javabits,
Muito obrigado, a sua solução funcionou.
Valeu, um abraço e até mais!