Passar parametros para JSP

Ola amigos(as), esse é o meu primeiro post, espero que vocês possam me ajudar, é o seguinte:

Tenho uma tela de login e passo os parametros para htm, só que nesse htm eu chamo pelo iframe uma jsp, a minha dúvida é como passar parametros para esta jsp???

PASSO A PASSO PARA ENTENDEREM MELHOR (ESPERO)
fizeram umas telas em jsp e o boss aqui não gostou e quer mudar para algo mais agradável aos olhos… legal!!!

eu fiz uma tela default.htm, usando os recursos necessários para fazer o login… até ai nenhuma novidade…

<form method=“POST” name=“formulario” onSubmit=“return ValidarForm(formulario)” action=“http://localhost:8080/pmg/default.htm”>

e esta tela como vc’s vem acima chama outra default.htm que é o portal e la com um iframe chamo uma jsp

obs.: se eu chamar esta jsp direto com a tela de login funciona, mas como eu mando para um htm e de la chamo a jsp com o iframe não funciona…

Agradecido…

Daí cara,

Qual o erro que aparece ?

[]s

Então Renatopb… não acontece nenhum erro, ele executa uma function da jsp, mas return uma tabela vazia pois não consegui passar parametro nenhum pois estou usando este default.htm com o iframe chamando a index.jsp

eu não sei se te fiz entender…
eu tenho um htm de login e outro htm que é o portal, nesse portal eu trabalho com o iframe dinamico buscando a index.jsp
ou seja, eu só passo os parametros do htm de login para o htm do portal e não consigo executar a jsp…
se eu estive fazendo da seguinte forma, tenho o htm de login e de cara quando eu dou OK ja executo a index.jsp funcionaria normal, mas como tenho que infeitar essa jsp eu fiz um portal que chama a jsp, só isso e preciso passar os parametros daquela tela de login para tela do portal buscando o jsp e não consigo, não sei… estou pesquisando entendeu…

se eu mando os parametros da primeira tela que é do login para a index.jsp funciona legal, o problema é quando eu mando para o meu portal que pelo iframe busca este index.jsp que ai não funciona, porque não consigo passar os parametros no iframe entendeu…

talvez eu esteja fazendo as coisas erradas… se por acaso vc tiver uma dica de como eu posso fazer este serviço melhor… me mandando algum site de pesquisa te agradeceria… até porque estou no começo do projeto… eu estou fazendo uma intranet com este serviço em jsp que foi mandado pra mim… eu não manjo disso ainda é claro…

mas como eu faço e trabalho com asp achei que estava no caminho certo… agora se vc tem mais experiencia poderia ate me dar umas dicas de alguns sites legais para eu pesquisar

Muito Agradecido…

acho q agora entendi…

os campos de login e senha vão estar no login.htm, certo? e no action do form desses campos vc tem o portal.htm. dentro desse portal vc tem um iframe q chama index.jsp, ok?

se for isso, vc pode tranformar o portal.htm em portal.jsp. daí vc pega os dados passados do login.htm (login e senha) e coloca no atributo src da tag iframe. não lembro com seria em jsp pq dificilmente uso jsp, mas em asp, o tem portal ficarias assim:

<iframe src=‘index.jsp?login=<%=request.form(“login”)%>&senha=<%=request.form(“senha”)%>’>

ah, no teu index.jsp, vc pega o login e senha como se o form estivesse passando por GET e não por POST.

ok?

Obrigado pela força Neto…
É isso mesmo que vc entendeu… só que fiz o que disse e não deu certo ainda… o erro esta abaixo… vc pode me ajudar!!!

org.apache.jasper.JasperException: Unable to compile class for JSP

An error occurred at line: 191 in the jsp file: /default.jsp

Generated servlet error:
[javac] Compiling 1 source file

C:\jakarta-tomcat-4.1.29\work\Standalone\localhost\pmg\default_jsp.java:270: setAttribute(java.lang.String,java.lang.Object) in javax.servlet.ServletRequest cannot be applied to (java.lang.String)
out.print(request.setAttribute(“usuario”));
^

An error occurred at line: 191 in the jsp file: /default.jsp

Generated servlet error:
C:\jakarta-tomcat-4.1.29\work\Standalone\localhost\pmg\default_jsp.java:272: setAttribute(java.lang.String,java.lang.Object) in javax.servlet.ServletRequest cannot be applied to (java.lang.String)
out.print(request.setAttribute(“senha”));
^
2 errors

Isso acontece porque tu não podes fazer o que tu mandaste ele fazer.

out.print(request.setAttribute(“blabla”);

Quando tu mandas fazer um setAttribute, não vais receber resposta, é um “void”

Se o que tu queres é imprimir o valor de blabla, então deves usar o getAttribute()

O que mais exatamente tu queres fazer com essa linha ?
Imprimir algo no console ?
Setar o valor de um atributo ?

Como diria a minha namorada, “nintendi” !

[]s

Oi Renato!!!
Então, a impressão não é necessária, eu só quero passar um parametro
O Neto me falou o seguinte

acho q agora entendi…

os campos de login e senha vão estar no login.htm, certo? e no action do form desses campos vc tem o portal.htm. dentro desse portal vc tem um iframe q chama index.jsp, ok?

se for isso, vc pode tranformar o portal.htm em portal.jsp. daí vc pega os dados passados do login.htm (login e senha) e coloca no atributo src da tag iframe. não lembro com seria em jsp pq dificilmente uso jsp, mas em asp, o tem portal ficarias assim:

<iframe src=‘index.jsp?login=<%=request.form(“login”)%>&senha=<%=request.form(“senha”)%>’>

ah, no teu index.jsp, vc pega o login e senha como se o form estivesse passando por GET e não por POST.

ok?

só que eu não quero imprimir… eu é que não sabia que isso era para imprimir “<%=request.f” por isso falei que era aquilo mesmo… MAS NÃO É… eu realmente não tenho necessidade disso…

Então gente, o que eu quero não é imprimir, é passar um parametro de um iframe para jsp, mas os parametros ja vem de um htm que é o login e ai no portal eu pego estes parametros e passo pelo iframe para o jsp

Mas se vocês tiverem outra idéia de como posso fazer isso de uma maneira melhor ou certa pois não sei se estou realmente no caminho certo, agradeceria vocês…

eu não sei se estou errado em fazer deste jeito… derrepente vocês podem me dar um conselho… é certo fazer deste jeito que estou fazendo!!!

ter um htm que seria a tela de login e depois passar para um portal
pois eu vejo tipo a uol… que ja no site ja existe o login né… eu realmente estou meio perdido… achei que seria do jeito que estou fazendo, mas se derrepente não der eu vou fazer de outro jeito… estou apenas no começo do projeto…

Daí guri,

Seguinte, tem como tu esboçar um exemplo da tela ? Tipo, fazer um html ou um bitmap que demonstre como tu queres que a parada seja ?

Eu até tenho uma imagem de exemplo pra te dar, mas não to conseguindo acesso ao servidor da ufsc pra publicar a imagem lá.

Depois eu coloco.

[]s

oi Renato, valeu pela força… eu estou mandando as imagens para a uol, mas não consegui… se vc achar legal, eu posso te mandar por email, eu entrei no icq e adicionei vc la pois não achei seu email… é só para te mandar as imagens ta bom… ai eu tiro você, não se preocupe… não vou ficar te enchendo não hehe!!!

Obrigado!!!

Daí guri!

Nem estressa quanto a incluir e excluir da lista, é até um motivo de orgulho hehehe

Só não vem com essa história de botar e tirar pq fica estranho, mas pode mandar a imagem sem problema por email. Já fica aqui uma dica, pra tu saberes, email, homepage, icq, e outros detalhes do usuário, basta tu passares o mouse por cima dos íconezinhos que ficam embaixo do post ou então clica no nome do usuário e ve o perfil dele :slight_smile:

Mas o meu email é renatopb@inf.ufsc.br.

Aqui vai a imagem que eu tava falando:

Ve se é algo assim :slight_smile:

[]s

Oi Renato…

Então, ja mandei pra vc as imagens ta ok…
Talvez eu tenha que mudar mesmo a maneira de fazer… para ficar até mais profissional… (ou não)

Agradeço todas as informações heim… :slight_smile:
tu é o cara…[/quote][/code][/b]

Oi Renato…

Então, ja mandei pra vc as imagens ta ok…
Talvez eu tenha que mudar mesmo a maneira de fazer… para ficar até mais profissional… (ou não)

Agradeço todas as informações heim… :slight_smile:
tu é o cara…[/quote][/code][/b]

aeeee galera… não me esqueçam pelo amor de Deus!!!
Obrgadãooo…

vam lá então…

lembra quando eu disse q não lembrava como fazia para colocar o endereço do iframe pegando do form enviado e disse q em asp ficaria assim:

pois é, vc achou q era pra usar out.print e request.setAttribute… o q eu quiz dizer é q vc tinha q fazer:

<iframe src=‘index.jsp?login=<%=request.getParameter(“login”)%>&senha=<%=request.getParameter(“senha”)%>’>

só não sei se vc passar os parâmetros por POST ele vai pegar com o getParameter… tenta ae, se não der, muda o atributo METHOD da tag FORM que tem os campos login e senha para GET. Não esqueça do q eu disse na outra mensagem: renomeie portal.htm para portal.jsp.

o atributo ACTION do login.htm tem q ser portal.jsp e nesse portal é q vc vai ter a tag iframe q eu coloquei acima.

O q vai acontecer é q vc vai abrir uma página portal.jsp. daí vc vai “escrever” u HTML q tem a tag iframe com o action dinâmico. assim, na URL em index.jsp vai ficar o login e a senha. dessa forma, no index.jsp, usando request.getParameter(“login”) e request.getParameter(“senha”) vc vai ter o login e a senha…

pra garantir q me fiz enteder, vai um esboço das páginas:

index.htm:

&lt;html&gt;
&lt;body&gt;
&lt;form method=&quot;GET&quot; action=&quot;portal.jsp&quot;&gt;
&lt;input name=&quot;login&quot; type=&quot;text&quot;&gt;
&lt;input name=&quot;senha&quot; type=&quot;text&gt;
&lt;input type=&quot;submit&quot;&gt;
&lt;/form&gt;
&lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

portal.jsp:

&lt;html&gt;
&lt;body&gt;
bem vindo ao porltal etcetcetc... 
iframe tá aqui em baixo&#58;
&lt;iframe src='index.jsp?login=&lt;%=request.getParameter&#40;&quot;login&quot;&#41;%&gt;&senha=&lt;%=request.getParameter&#40;&quot;senha&quot;&#41;%&gt;' width='726'  height='100'&gt; 
iframe tá aqui em cima
&lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

index.jsp

&lt;html&gt;
&lt;body&gt;
&lt;%if &#40;request.getParameter&#40;&quot;senha&quot;&#41;.equals&#40;&quot;senhacorreta&quot;&#41; && &#40;request.getParameter&#40;&quot;login&quot;&#41;.equals&#40;&quot;logincorreto&quot;&#41;&#41;&#41; &#123;
%&gt;
senha correta! 
&lt;%&#125; else &#123;%&gt;
senha errada!
&lt;% &#125; %&gt;
&lt;/body&gt;
&lt;/html&gt;

agora se não der eu desisto! ehauheauheuah

Obrigado Neto, mas infelizmente não deu certo…

É meu camarada… agora eu me danei mesmo… valeu pela força viu, agora seja o que Deus quiser… ou se o Renato conseguir me ajudar também hehehe…

Um abraço!!! obrigado pela paciência que teve e o esforço também brother!!! até mais…

Daí seu Thomas,

Desculpa a demora, tive que ir pra SP e só pude voltar hoje, vou dar uma olhada nas tuas paradas assim que acomodar aqui em casa :stuck_out_tongue:

Segura as pontas ae!

[]s

E ai galera, tudo bom Renato, Neto… caras, conseguimos resolver a parada… ai ai viu… ainda bem que agente não se conhece pessoalmente viu, se nao vocês iriam me dar porrada… :wink:

bom, tava assim né!!!

<iframe src='index.jsp?login=<%=request.form(“login”)%>&senha=<%=request.form(“senha”)%>

só que eu estava olhando o que estava escrito para vocês agora no forum e não mandei um detalhe, de como eu pego estas strings la em cima no portal né… pois eu não to usando login e senha :wink:

é mais ou menos assim, é que estou em casa agora… nao to lembrado direito de como estava

login = cd_usr
senha = pw_usr

ou seja

<iframe src='index.jsp?login=<%cd_usr%>&senha=<%pw_usr%>

é mais ou menos isso, amanha quando chegar na empresa pego direitinho como foi feito, to mandando isso agora porque não pude deixar de contar isso pra vocês… eu iria mandar isso de la da empresa, mas como tive que sair as pressas por causa de prova na faculdade não deu… e quem me falou desse erro foi uma amiga que estava curiosa em ver o que eu estava fazendo e detalhe, não manja nada sobre isso, é mole… to feliz e ao mesmo tempo chateado de não ter me ligado nisso… :oops:

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Bom, resolvido o problema, amanha mando pra vocês o que foi feito mesmo ta legal… um abraço… me desculpem por não ter mandando todos os dados de como estava fazendo… realmente a culpa foi minha… e me aguardem com mais perguntas falou… hehehe, to começando agora… não sei se vocês ja conversaram com o Pinho, ele trampa do meu lado… nem ele acreditou nisso, ficamos putos meu… :twisted:

ERRANDO E APRENDENDO… na próxima vez vou ser mais detalhista
queria poder agrader melhor tamanha paciência por terem me ajudado, realmente vocês estão de parabéns… não me deixaram na mão… (no bom sentido é claro) - até amanha!!! :smiley:

em cima ficou assim

<%
String usu = (String)request.getParameter(“cd_usr”);
String sen = (String)request.getParameter(“pw_usr”);
%>

e no iframe

src=‘index.jsp?cd_usr=<%=usu%>&pw_usr=<%=sen%>’

GENTE, MUITO OBRIGADO MESMO, VALEU PELA FORÇA…
Um abraço!!!

Parabéns aí por ter ocnseguido se auto-ajudar :slight_smile:

Acabei de acordar e ia olhar as paradas que tu mandou, mas já que não precisa hehehe

Beleza,

[]s