Passar valor para Ireport[RESOLVIDO]

Buenas pessoal, eu estou tentando passar um valor para o Ireport via HashMap mas não vai. Por exemplo na action eu estou fazendo o seguinte calculo:

Calendar dataExecucao = Calendar.getInstance();
        dataExecucao.setTime(getBudget().getDataInicio());
        dataExecucao.add(Calendar.DATE, 10);
        if (dataExecucao.get(Calendar.DAY_OF_WEEK) == Calendar.SUNDAY) {
            dataExecucao.add(Calendar.DATE, 1);
        }
        if (dataExecucao.get(Calendar.DAY_OF_WEEK) == Calendar.SATURDAY) {
            dataExecucao.add(Calendar.DATE, 2);
        }

Ele deveria somar 10 dias uteis a dataInicio, somando + 1 caso for domingo e + 2 caso for sabado, e passo via HashMap assim:

parameters = new HashMap();
        parameters.put("dataExecucao", "dataExecucao");

No relatório ele retona null no text field inde deveria exibir a dataExecucao, quem chama o relatório é o Struts2, o que estou fazendo de errado que não vai?

Na hora de passar seu parâmetro, você está passando duas Strings ao invés de passar uma e o objeto.
Tenta assim:

parameters.put("dataExecucao", dataExecucao);

Meu TomCat bugou aqui :x

já tinha tentado assim, não muda nada, tipo o field no Ireport deve ser tipo String ou tipo Date? Tentei dos dois modos e tbm não funfa.

Ao invés de passar via HashMap, eu passei o valor do parâmetro via GET e SET. :roll:

Amigo estou com o mesmo problema…

eu tenho um valor em 1 classe java que é String(“xxxxxxxx”)

eu preciso passar essa string para o iReport … passar para um componente static-text …
ou um textFiedl é possivel ?^? ,me parece que vc conseguiu resolver né!

Obrigado

Oi, é como eu tinha dito, crie uma variável do tipo String para receber esse valor e crie seus respectivos get e set, no relatório, crie um parâmetro com o mesmo nome da variável, ai é só adicionar esse parâmetro em um textfield no relatório.

amigo vc teria um exemplo… estou precisando muito.
obrigado.

eu falo isso pq o que é gerado é um jrxml… como eu poderia passar um valor do get e set para esse componente que esta no jrxml

Bom gente, essa dúvida é básica. AI vai os passos:

1. Crie um parâmetro e dê o seu tipo;
  2. Vincule o parâmetro ao Text Field;
  3. No seu código Java, transmita o parâmetro, ou seja, passa o nome do parâmetro e o objeto da classe que deseja exibir:
    parameters.put(“PAR_DATA”, dataExecucao);

Podemos transmitir data, strings e etc, inclusive tipos não listados, desde que o parâmetro seja do tipo estabelecido.
Se não conhecerem o básico, recomendo o tutorial mais atual que temos em nossa língua:
http://www.dfjug.org/DFJUG/RelatoriosJasperReportsiReport.zip

Ou no site do autor Edson descrito no tutorial.

okay entendi…
so 1 pergunta desculpe mesmo… so me da a dica de como posso vincular o parametro ao textfield…

pois eu criei tudo certinho so nao sei como vincular…

Depende muito do que está querendo transmitir. Se quer alimentar o relatório com dados, de modo que se comporte como uma conexão com o banco, acredito que esta thread irá lhe ajudar:
http://www.guj.com.br/posts/list/15/104089.java#562434

Do contrário, basta transmitir o parâmetro via Hash que ele vai numa boa.
Se tem dúvida de como passar um parâmetro, o link do tutorial do autor Edson ensina direitinho, sem problemas, só ir até o fim dele que vc vê.

Bons relatórios.