No delphi eu tinha desenvolvido uma espécie de camada onde, na criação do form eu adicionava os campos (TEdit) dentro dela e na hora q eu clicava no botão ok fazia a consistência de campos e passava os valores para o banco. (tá, eu poderia utilizar campos db, mas odeio eles rs)
No java, existe uma forma já pronta, tipo criar um edit com caracteristicas DB ? Só estou procurando alguma alternativa melhor q a minha, se não surgir eu vou refazer a idéia em java com algumas melhorias.
Se a sua pergunta eh se no java existe alguma coisa parecida com o aquele DBEdit e DataSet do Delphi a resposta eh pode ter sim.
O JBuilder por exemplo, disponibiliza uma seria de componentes desse tipo (DBWare). Sugiro que se voce quer ir nesse caminho, use esses componentes do jbuilder (alguem conhece outros)
Entretanto, ao distribuir sua aplicacao, voce tera que levar essa biblioteca da Borland junto com sua aplicacao. O uso desse tipo de componente nao eh muito comum (ou ate bem visto) pela comunidade, visto que tende a prender nos componentes da Borland, que possui licensas restritas.
brlima
Nunca usei esses da borland, mas tb tem o OCF4 da oracle pro swing.
Mas acho todos mto complicados e pesados d+. Nao tem mta flexibilidade. O melhor seria vc utilizar alguns poucos e lever prontos e tentar desenvolver alguma coisa.
[pre merchan]
Eu estou desenvolvendo uma camada desse tipo pra swing. Mas ainda esta na fase infantil. A ideia é ter alguma coisa bem flexivel como no Forms da Oracle. E tudo open source. O mais simples possivel
Temos a biblioteca, o problema eh fazer a IDE… tamos apanhado… hehehehehe… mas logo logo ta ai. JDBase
[/pre merchan]
Abraços!
G
Giuliani
Realmente a minha intenção não é utilizar nada DB e muito menos preso a Borland ou qqer outra empresa…
Lendo as respostas de vocês, acho que vou repassar o que eu tinha feito em delphi no java.
A lógica no delphi era assim, se alguém quiser aproveitar:
Eu derivei um TEdit simples (sem conexão DB) e criei as seguintes propriedades:
FieldName
Required
DataType
E então criei um gerenciador de dados que era colocado no form e qdo era ativado pegava todos os edits (e demais componentes q eu derivei) e adicionava em uma lista interna.
Na hora de gravar eu tinha um método post q varria essa lista montando o SQL de inserção ou edição e mandava para o banco.