Comecei meus estudos em Java quando fiz um curso em 2009 e logo depois comprei o Use a Cabeça.
Como na epoca eu trabalhava com Banco de Dados, não me interessei em tirar a certificação.
Em 2010 eu precisei usar a J2SE para implementar meu TCC, foi quando eu li pela primeira vez o livro da certificação juntamente com o use a cabeça.
Li o livro da certificação até o capitulo 7, que fala mais das API’s que e precisava, a parte de Inner Class e Thread como eu nao ia usar no projeto nem cheguei a ler.
Com o diploma na mão e sem emprego comecei perceber que quando você não tem muita experiencia de mercado suas chances de conseguir um bom emprego são realmente baixas. Como eu ja tinha estudado java algumas vezes resolvi me certificar logo.
Comecei estudar acredito que a 1 mes, li o livro da certificação todo dessa vez, dando ênfase em Inner Class e Thread que eu nao sabia nada.
Uma dica é dar uma estudada legal no capitulo de Thread porque as questões que caem na prova e em simulados testam conceitos basicos, tipo uma questao quase de graça. Poucas questoes de Thread você realmente vai precisar solucionar o fluxo.
Os simulados que eu fiz: Exam Lab 1.5, Inquisition, Master Exam, e Test Killer.
Recomendo MUITO fazer o Exam Lab, foi onde eu mais aprendi realmente os conceitos.
As vezes a gente acha que entendeu algum assunto mas quando chega no exercicio vê que tava com a visão errada.o Exam Lab é onde você mais percebe suas falhas.
Ele te prepara em um nível que não tem como você fracassar no exame real. Fiz todos os Practices dele tirando em torno de 40 a 50% qnd fiz pela primeira vez, e 65 a 75% qnd fiz pela segunda vez, com um espaço de tempo grande. Recomendo o Test Killer tmb, pois o nível do exame é o mesmo. E você vai ver muitas questões iguais por la tambem.
As questões que eu perdi foram ligadas a Regex que eu sinceramente nem olhei o que é até agora.
E acho que algumas de conceitos básicos com algum pega que não reparei.
Enfim foi uma jornada bacana de estudos.
Depois dessa vou tirar um mês pra me certificar em ITIL v3, porque não acho legal se apegar tanto a linguagens.
Mas tirando essa de ITIL pretendo tirar a SCWCD 1.6, inclusive já comprei o material.
Obrigado a todos que postam ae, é uma das coisas que mais ajuda no meio do caminho quando surgem as duvidas.
