Passei em SCBCD 5

11 respostas
fsca

Olá todos,

No dia 01/07, eu fiz a certificação SCBCD 5 e passei com a nota 85%. Essa é a terceira certificação que eu tiro. Eu já tirei SCJP e SCWCD. Eu nunca publiquei aqui quando eu passava nas certificações, porque não tinha nenhuma dica boa a acrescentar sobre as certificações que eu passei, mas agora eu tenho :slight_smile:

O que eu tenho a dizer sobre a prova de SCBCD 5, é que os simulados do Enthuware são muito mais difícil que a prova, e por isso, se você não tiver tirando notas brilhantes nesses simulados, não desestimule, porque a prova não é tão difícil como os simulados. Eu por exemplo estava tirando em média 60% nos simulados e tirei 85% na prova. O que eu estou falando, não sirva de estimulo para não estudar. É apenas uma dica. Eu não estava muito confiante em passar nessa prova, por causa das minhas notas do simulados, e passei com uma nota boa. Mas o que eu estou dizendo não se aplica a outras certificações, os mocks da prova SCWCD do Enthuware são bem reais o nível. Eu tirava em média 75% nos simulados e tirei 78% na prova.

Bom, quem fez a prova de SCBCD 5, pode confirmar ou desmentir isso que eu estou dizendo dos mocks do Enthuware, mas eu já pesquise sobre os nível dos simulados no coderanch(http://www.coderanch.com/t/163768/EJB-Certification-SCBCD/certification/passed-scbcd-with) e vi também uma pessoa que estava com média 70% nos simulados do no Enthuware e na prova teve a nota de 96% .

No mais, posso dizer que para me preparar para a prova:

Eu li 3 vezes o livro Enterprise JavaBeans 3.0 da O’Reily. Muito bom, mas não é completo
Eu fiz todos Mock Exams da Enthuware e revisei meus estudos, questão por questão que eu tinha errado, comprei esse software por 29 dólares, valeu muito a pena.
Eu li uma vez as notas do Mikalai Zaikin e usava essas notas para revisar meus erros em questões dos simulados.

E sobre minha metodologia de estudo, foi o seguinte(só por curiosidade :smiley: ).

Eu acordava 1 hora mais cedo, do que o necessário para ir trabalhar, e estudava para a certificação durante essa 1 hora. Eu não podia estudar de noite porque eu tinha que estudar outras coisas e final de semana é só lazer :lol: , não estudo. Estudei durante 4 meses para tirar a certificação. Essa metodologia eu uso desde minha primeira certificação.

Fernando.

11 Respostas

g4j

Legal cara, parabéns pela certificação e principalmente pela dedicação e disciplina. Eu vou tentar essa certificação um dia também…

Você ja tem experiência em EJB ?

rodrigo.bossini

Parabéns. Reforço a pergunta, já conhecia ou trabalhava com EJB antes de começar os estudos pra prova?

furutani

Parabéns

victorwss

Cara. Parabéns.

Quanto aos simulados, já ouvi falar que o enthuware é mal-elaborado. Você no entanto diz que valeu a pena, pode dar mais detalhes sobre ele?

eltonk

Na boa cara… eu comprei os 2 simulados quando fiz esta prova, o da Enthuware e o da Whizlabs.

O da Whizlabs era bugado e cheio de questões erradas! impossível estudar com esse cara… :confused: Maior grana que joguei fora na vida foi com este software…

O Enthuware não, funciona legal, não tem questões bugadas/erradas e foi de grande valia para os meus estudos…

William_Alves

Parabéns :smiley:

Bom score :!:

Como arrumo elas?

Bons estudos.

Abraço.

aix

Show, parabéns espero chegar nessa até fim do ano, que venham as outras ^^

fsca

Eu tinha um pouco de experiência em ejb, o projeto que eu trabalho usava ejb, mas nada de muito sofisticado, algo simples. Eu não acho necessário ter experiência profissional em EJB para tirar SCBCD 5, vai da mas trabalho para estudar, mas da para fazer a certificação. Eu fiz um sistema que usava MDB e EJB 3 so para pegar mais pratica.

Eu não achei o Enthuware muito bugado, talvez eles já tenha atualizado o programa. Eu só tive problema com o simulado final, achei que tinha umas 2 questões com respostas erradas, mas nada de mais. Eu acho inviável tirar o SCBCD 5 sem estudar por simulados, tem muitos itens da especificação do JPA e do EJB 3 que você passa batido lendo o livro, mas que cai na prova. Como o único simulado que presta para SCBCD 5 e Enthuware, então acredito que ela seja um ferramenta essencial para o estudo(eu não estou ganhando nada pela propagando :smiley: ).

No site do Enthuware tem uma versão demo com umas 10 questões, da para ter uma ideia dele. As questões do simulados são semelhantes ao da prova, só que mais difícil, ele divide as questões em 4 níveis fácil, médio, difícil e muito difícil. A maioria das questões da prova real fica no nível fácil e médio do simulado.

Boa sorte para que quiser fazer a certificação.

Mikalai Zaikin notas -> http://java.boot.by/scbcd5-guide/

M

Parabéns cara! Ela essa certificação é uma dos meus alvos!
Mas beeeem mais pra frente hehe

asobrab

Parabens!!

Estava estudando para esta prova.
Mas, acabei adiando em prol da SCJD. Meu projeto já está pronto, faltanto agora, concluir toda a documentação.
Logo em seguida, voltarei definitivamente para esta prova. Espero poder contar com sua experiência e relatos.

g4j

Valeu fsca pelo relato!!!

Parabéns mais uma vez.

Criado 3 de julho de 2009
Ultima resposta 4 de jul. de 2009
Respostas 11
Participantes 10