Só gostaria de compartilhar que passei na prova para SCBDC5 hoje, estou muito contente.
Eis o que utilizei como estudo.
Material de estudo:
Livro Enterprise JavaBeans 3.0 da O’Reily.
Obs: Aborda muito conteúdo, mas não é suficiente, existem muitas informações que não
são tão detalhadas o quanto é necessário para realizar a prova. Vale como um overview
sobre EJBs e JPA.
Obs: Excelente, não é caro 29 dólares, e contém uma interface similar a da prova
e questões praticamente idênticas à prova. No entando encontrei questões com
enunciados um pouco confusos, mas em sua maioria é uma maneira muito boa
de preparar-se para a prova.
Também fiz o curso FJ-31 da Caelum a uns meses atrás.
Obs: Não preciso mencionar a qualidade do curso, quem já fez um curso
na caelum sabe o que estou dizendo. O curso não é voltado para a certificação,
e neste caso, somente ele não é suficiente para a prova. No entanto para quem está
iniciando em EJBs é uma ótima maneira de começar.
Só gostaria de compartilhar que passei na prova para SCBDC5 hoje, estou muito contente.
Eis o que utilizei como estudo.
Material de estudo:
Livro Enterprise JavaBeans 3.0 da O’Reily.
Obs: Aborda muito conteúdo, mas não é suficiente, existem muitas informações que não
são tão detalhadas o quanto é necessário para realizar a prova. Vale como um overview
sobre EJBs e JPA.
Obs: Excelente, não é caro 29 dólares, e contém uma interface similar a da prova
e questões praticamente idênticas à prova. No entando encontrei questões com
enunciados um pouco confusos, mas em sua maioria é uma maneira muito boa
de preparar-se para a prova.
Também fiz o curso FJ-31 da Caelum a uns meses atrás.
Obs: Não preciso mencionar a qualidade do curso, quem já fez um curso
na caelum sabe o que estou dizendo. O curso não é voltado para a certificação,
e neste caso, somente ele não é suficiente para a prova. No entanto para quem está
iniciando em EJBs é uma ótima maneira de começar.
[]´s Marco.
[/quote]
Parabéns pela certificação, também estou me preparando para a SCBCD5, inclusive também estou usando o livro da O’Reily.
E com relação ao conteúdo da prova, o que caiu mais?
Acredito que irei fazer a prova daqiu 2 semanas.
Usei também o O’Reilly, o PRO Ejb3 Java Persistence API (para dar um review na JPA), o Bizu e o MZ’s study guide. Para finalizar, eu dei uma revisão na especificação.
Agora estou fazendo os mock da Enthuware. No primeiro Mock tirei 75%. Errei algumas questões por bobeiras, outras por “pegadinhas” e algumas que eu não sabia mesmo (pois não estudei direito ou não tinha no material de estudos).
Sinceramente não saberia dizer qual tópico caiu mais, fiz 305 questões do enthuware até ontem mais as questões da prova hoje. E já embaralhou tudo na minha memória.O que eu posso falar com certeza é que cai dos mais diversos tópicos.
Por exemplo fui surpreendido por uma questão sobre arquivos EAR. Dito que existiam classes de persistência e EJBs que as acessam, eu
deveria marcar duas alternativas corretas sobre como o EAR poderia ser organizado.
JPQL sempre foi meu fraco e também na prova, por duas razões. A primeira é que eu trabalho muito com o Oracle e apesar das similaridades, as diferenças entre SQL e JPQL são bastante grandes. Fica o conselho, se você sabe SQL então estude bem JPQL, porque ao contrário do senso comum, o conhecimento SQL pode atrapalhar quando pensa-se em JPQL.
Outros tópicos menos “populares” também cairam, Segurança, Papéis e suas atribuições (Bean developer, Application Assembler e etc…) e compatibilidade com EJB 2.1.
Acredito que irei fazer a prova daqiu 2 semanas.
Usei também o O’Reilly, o PRO Ejb3 Java Persistence API (para dar um review na JPA), o Bizu e o MZ’s study guide. Para finalizar, eu dei uma revisão na especificação.
Agora estou fazendo os mock da Enthuware. No primeiro Mock tirei 75%. Errei algumas questões por bobeiras, outras por “pegadinhas” e algumas que eu não sabia mesmo (pois não estudei direito ou não tinha no material de estudos).
Mas e ai, o que mais cai na prova?[/quote]
Jair,
O mock da enthuware é incrivelmente similar à prova, tão similar que tenho impressão que uma pergunta sobre “Optimist Locking e a anotação Version” é idêntica. Mas como eu mencionei cai de tudo na prova e eu seria incapaz de dizer qual tópico é mais presente.
No mais, o enthuware não peguei nenhuma questão sobre EAR da forma que caiu na minha prova, não sei se acertei a pergunta, mas como já crio EARs no trabalho pude respondê-la. Acredito que o enthuware é muito indicado para treinar-se, eu por exemplo sempre fiquei entre os 70% e 60% nos testes e na prova acertei 90% das questões. Por essa razão tenho a impressão que o enthuware pega pesado para garantir que você vá bem na prova.
Cai alguma coisa sobre interoperabilidade entre EJB 2 e 3 ou é tudo puramente EJB 3?
Qual foi o seu score? Que tipo de dificuldades teve durante a prova?[/quote]
Obrigado,
Sobre interoperabilidade entre EJB2.1 e EJB3.0 pelo o que consigo lembrar caiu apenas uma questão. Meu score foi 90%. As dificuldades devem variar bastante, mas no meu caso JPQL é um tópico que erro muito, muitas vezes porque as diferenças entre SQL (que eu utilizo diariamente) e JPQL são maiores do que parece a princípio.
Parabéns!!Depois que tirar a SCWCD a SCBCD vai ser a minha próxima meta. Aliás tenho uma dúvida: Existe um head first que prepara para a certificação SCBCD mas pelo que tenho acompanhado nos posts do pessoal que tirou essa certificação vejo que ninguém o utilizou, mas pq?será que ele é ruim?