Passei na prova para SCBCD5

Boa tarde a todos,

Só gostaria de compartilhar que passei na prova para SCBDC5 hoje, estou muito contente.
Eis o que utilizei como estudo.

Material de estudo:

• Livro Enterprise JavaBeans 3.0 da O’Reily.

Obs: Aborda muito conteúdo, mas não é suficiente, existem muitas informações que não
são tão detalhadas o quanto é necessário para realizar a prova. Vale como um overview
sobre EJBs e JPA.

Obs: Excelente, não é caro 29 dólares, e contém uma interface similar a da prova
e questões praticamente idênticas à prova. No entando encontrei questões com
enunciados um pouco confusos, mas em sua maioria é uma maneira muito boa
de preparar-se para a prova.

• Também fiz o curso FJ-31 da Caelum a uns meses atrás.

Obs: Não preciso mencionar a qualidade do curso, quem já fez um curso
na caelum sabe o que estou dizendo. O curso não é voltado para a certificação,
e neste caso, somente ele não é suficiente para a prova. No entanto para quem está
iniciando em EJBs é uma ótima maneira de começar.

[]´s Marco.

[quote=mavcunha]Boa tarde a todos,

Só gostaria de compartilhar que passei na prova para SCBDC5 hoje, estou muito contente.
Eis o que utilizei como estudo.

Material de estudo:

• Livro Enterprise JavaBeans 3.0 da O’Reily.

Obs: Aborda muito conteúdo, mas não é suficiente, existem muitas informações que não
são tão detalhadas o quanto é necessário para realizar a prova. Vale como um overview
sobre EJBs e JPA.

Obs: Excelente, não é caro 29 dólares, e contém uma interface similar a da prova
e questões praticamente idênticas à prova. No entando encontrei questões com
enunciados um pouco confusos, mas em sua maioria é uma maneira muito boa
de preparar-se para a prova.

• Também fiz o curso FJ-31 da Caelum a uns meses atrás.

Obs: Não preciso mencionar a qualidade do curso, quem já fez um curso
na caelum sabe o que estou dizendo. O curso não é voltado para a certificação,
e neste caso, somente ele não é suficiente para a prova. No entanto para quem está
iniciando em EJBs é uma ótima maneira de começar.

[]´s Marco.

[/quote]

Parabéns pela certificação, também estou me preparando para a SCBCD5, inclusive também estou usando o livro da O’Reily.

E com relação ao conteúdo da prova, o que caiu mais?

[]'s.

Meus parabéns cara

Acredito que irei fazer a prova daqiu 2 semanas.
Usei também o O’Reilly, o PRO Ejb3 Java Persistence API (para dar um review na JPA), o Bizu e o MZ’s study guide. Para finalizar, eu dei uma revisão na especificação.

Agora estou fazendo os mock da Enthuware. No primeiro Mock tirei 75%. Errei algumas questões por bobeiras, outras por “pegadinhas” e algumas que eu não sabia mesmo (pois não estudei direito ou não tinha no material de estudos).

Mas e ai, o que mais cai na prova?

Sinceramente não saberia dizer qual tópico caiu mais, fiz 305 questões do enthuware até ontem mais as questões da prova hoje. E já embaralhou tudo na minha memória.O que eu posso falar com certeza é que cai dos mais diversos tópicos.

Por exemplo fui surpreendido por uma questão sobre arquivos EAR. Dito que existiam classes de persistência e EJBs que as acessam, eu
deveria marcar duas alternativas corretas sobre como o EAR poderia ser organizado.

JPQL sempre foi meu fraco e também na prova, por duas razões. A primeira é que eu trabalho muito com o Oracle e apesar das similaridades, as diferenças entre SQL e JPQL são bastante grandes. Fica o conselho, se você sabe SQL então estude bem JPQL, porque ao contrário do senso comum, o conhecimento SQL pode atrapalhar quando pensa-se em JPQL.

Outros tópicos menos “populares” também cairam, Segurança, Papéis e suas atribuições (Bean developer, Application Assembler e etc…) e compatibilidade com EJB 2.1.

[]´s Marco.

[quote=Jair Rillo Junior]Meus parabéns cara

Acredito que irei fazer a prova daqiu 2 semanas.
Usei também o O’Reilly, o PRO Ejb3 Java Persistence API (para dar um review na JPA), o Bizu e o MZ’s study guide. Para finalizar, eu dei uma revisão na especificação.

Agora estou fazendo os mock da Enthuware. No primeiro Mock tirei 75%. Errei algumas questões por bobeiras, outras por “pegadinhas” e algumas que eu não sabia mesmo (pois não estudei direito ou não tinha no material de estudos).

Mas e ai, o que mais cai na prova?[/quote]

Jair,

O mock da enthuware é incrivelmente similar à prova, tão similar que tenho impressão que uma pergunta sobre “Optimist Locking e a anotação Version” é idêntica. Mas como eu mencionei cai de tudo na prova e eu seria incapaz de dizer qual tópico é mais presente.

No mais, o enthuware não peguei nenhuma questão sobre EAR da forma que caiu na minha prova, não sei se acertei a pergunta, mas como já crio EARs no trabalho pude respondê-la. Acredito que o enthuware é muito indicado para treinar-se, eu por exemplo sempre fiquei entre os 70% e 60% nos testes e na prova acertei 90% das questões. Por essa razão tenho a impressão que o enthuware pega pesado para garantir que você vá bem na prova.

[]´s Marco.

Parabéns!

Cai alguma coisa sobre interoperabilidade entre EJB 2 e 3 ou é tudo puramente EJB 3?

Qual foi o seu score? Que tipo de dificuldades teve durante a prova?

[quote=victorwss]Parabéns!

Cai alguma coisa sobre interoperabilidade entre EJB 2 e 3 ou é tudo puramente EJB 3?

Qual foi o seu score? Que tipo de dificuldades teve durante a prova?[/quote]

Obrigado,

Sobre interoperabilidade entre EJB2.1 e EJB3.0 pelo o que consigo lembrar caiu apenas uma questão. Meu score foi 90%. As dificuldades devem variar bastante, mas no meu caso JPQL é um tópico que erro muito, muitas vezes porque as diferenças entre SQL (que eu utilizo diariamente) e JPQL são maiores do que parece a princípio.

[]´s Marco.

Parabens cara… bom score hein!

Parabéns!!Depois que tirar a SCWCD a SCBCD vai ser a minha próxima meta. Aliás tenho uma dúvida: Existe um head first que prepara para a certificação SCBCD mas pelo que tenho acompanhado nos posts do pessoal que tirou essa certificação vejo que ninguém o utilizou, mas pq?será que ele é ruim?

parabéns meu velho, espero um dia chegar nessa também!!!

congratulations! qual proximo desafio ?

parabéns pela conquista!