Passei no SCJP 5.0... O que fazer agora? :)

8 respostas
williamt

Pessoal,
Acabei de passar no SCJP 5.0 (310-055) na última sexta-feira, dia 25 de abril de 2008. Conhecia o GUJ e vim ver a reação do pessoal depois da certificação, e pra começar esse post, vou relatar minha experiência no SCJP.
Fiz estágio em um empresa grande e outro em uma empresa menor utilizando Java/J2EE, terminando o último em abril do ano passado. Naquela época decidi fazer a certificação e aproveitei pra comprar 2 vouchers, aproveitando a promoção de retake. O primeiro venceria dia 25/05 e o segundo em 09/09. Junto com os vouchers comprei o livro de certificação da Kathy Sierra e o HF JSP & Servlets.
Passei a estagiar em outra empresa, e comecei a desenvolver mais em .NET Ajax (Framework 2.0) e me distanciei do Java :(. Mais um menos 1 mês atrás vi que o voucher estava pra vencer, recomecei a ler o livro da Kathy e arranjei emprestado o livro do Serson. Até uma semana antes, tinha lido os 2 primeiros capítulos do livro da Kathy e nada do livro do Serson. Na segunda feira da semana do exame (que fiz na Green Treinamento aqui em São Paulo Capital, muito bom o lugar por sinal), comecei pra ler o livro. Estudei umas 6 a 8 horas por dia, fiz os simulados do MasterExame, e fiz uns 10 exercícios do livro do Serson (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1479838&ST=SR) no capítulo sobre Threads. No MasterExame… fiz 56% e bateu um terror… mas já eram 23h e desencanei pra ficar tranquilo pra prova.
No dia da prova, cheguei as 13h, meio cedo pra prova que começaria as 14h. No dia só eu prestaria o exame, então a moça a me ofereceu pra começar a prova antes. Deixei tudo no armarinho (água, carteira, celular, chiclete, etc), como foi pedido e fui pra prova.
Comecei a prova, e pelo que me lembro, ficam as dicas:

[list]Pegadinhas com métodos estáticos acessando membros de instância[/list]
[list]Pegadinhas sobre threads, Thread.sleep() principalmente[/list]
[list]Generics pesado… umas 8 ou 9 questões, incluindo Drag’n’Drops[/list]
[list]Umas 10 ou 12 questões de Drag’n’Drop[/list]

Tirando esses itens, que foram as partes mais complicadas, as questões eram relativamente simples, e você prestando atenção conseguia matar fácil, um exemplo foi a única questão de classpath.
Acertei 60 de 72, 83% de aproveitamento. Acho que mandei bem pro tempo que estudei…

Agora, meu outro voucher está na “iminência” (mais ou menos :)) de vencer e queria perguntar pro pessoal que fez o SCWCD 1.5 (310-083):

[list]Muitos de vocês estudaram pelo HFJ&S 1ª Edição (pra versão 1.4)?[/list]
[list]Quais referências tirando o HFJ&S 2ª Edição vocês recomendam?[/list]
[list]Comparado com o SCJP 5.0, qual o nível de dificuldade do 310-083?[/list]

Valeu!

8 Respostas

LPJava

veja se isso ajuda!

flw!

victorwss

Cara, a SCWCD é barra pesada. Estou estudando para ela desde janeiro e em geral estou indo mal nos simulados.

O HF da Kathy Sierra tem mais de 800 páginas. Tenho o livro do Rafael Pereira também (ISBN 85-7393-457-3). Ele é bem simples e direto e fácil de ler, mas fixa pouco na cabeça.

Eu tinha dois vouchers na eminência de vencer. Um deles (sem retake) eu usei para baixar o assignment da SCJD. O outro (com retake) eu quero usar para a SCWCD, mas já estou pensando em mudar para a SCJA porque não tenho condições de passar na SCWCD e não quero perder o voucher.

Então é isso. Se você se sentir bem, ir bem nos simulados e tal para a SCWCD, vai em frente. Se não, outra alternativa é a SCJA, ou então usar o voucher para baixar o assignment da SCJD.

Javabuntu

victorwss:
Cara, a SCWCD é barra pesada. Estou estudando para ela desde janeiro e em geral estou indo mal nos simulados.

O HF da Kathy Sierra tem mais de 800 páginas. Tenho o livro do Rafael Pereira também (ISBN 85-7393-457-3). Ele é bem simples e direto e fácil de ler, mas fixa pouco na cabeça.

Eu tinha dois vouchers na eminência de vencer. Um deles (sem retake) eu usei para baixar o assignment da SCJD. O outro (com retake) eu quero usar para a SCWCD, mas já estou pensando em mudar para a SCJA porque não tenho condições de passar na SCWCD e não quero perder o voucher.

Então é isso. Se você se sentir bem, ir bem nos simulados e tal para a SCWCD, vai em frente. Se não, outra alternativa é a SCJA, ou então usar o voucher para baixar o assignment da SCJD.

Victor, blz…
assim que eu terminar um projeto pessoal, vou começar estudar pra SCWCD…nem comprei livro ainda… você disse que ainda não está indo bem…essa cobra JSP e Servlets, o conteúdo em si é realmente difícil, ou você não trabalha/trabalhou com JSP e Servlets?
qual sua impressão sobre essa dificuldade… sua experiência pode me ser útil…

vlw…

p.s. Parabéns pelo sucesso na certificação ao autor do post.

victorwss

Javabuntu:
victorwss:

Victor, blz…
assim que eu terminar um projeto pessoal, vou começar estudar pra SCWCD…nem comprei livro ainda… você disse que ainda não está indo bem…essa cobra JSP e Servlets, o conteúdo em si é realmente difícil, ou você não trabalha/trabalhou com JSP e Servlets?
qual sua impressão sobre essa dificuldade… sua experiência pode me ser útil…

vlw…

p.s. Parabéns pelo sucesso na certificação ao autor do post.

Bem, eu já tinha esquecido de parabenizar o autor do post :oops: . williammt, parabéns. :smiley:

Bem, na SCWCD, se só caísse servlets e JSP (com EL) ainda ia bem. Mas cai o deployment descriptor (com direito a várias pegadinhas), sessões, alguns padrões de projeto, alguma coisa de segurança, listeners, filter chains e mais umas coisinhas.

Apesar que também tenho o problema que atualmente eu quase não trabalho com servlets e JSP Já estou a 8 meses sem mexer nisso de verdade, daí complica.

S

Como funciona isso? Precisa de um centro Prometric pra baixar? Tô pensando em fazer esta.

Olha, não lembro de nenhuma pegadinha em minha prova. A prova é mais difícil, o assunto é mais extenso (inclusive, caiu muita coisa que não vi no livro Head First), mas pegadinha não tem… pelo menos, não muitas. Aliás, resolvi muitas questões que não sabia usando a lógica. Na SCJP, usar a lógica é pedir pra errar :lol:

D

Eu tenho a scja e acho que ela ajudou na hora de comprovar a experiência em Java, mas a grande diferença está na SCWCD junto com a SCBCD.

É o que eu tenho visto.

victorwss

Como funciona isso? Precisa de um centro Prometric pra baixar? Tô pensando em fazer esta.

Não, você tem que ligar na sun. Falar com um atendente. Explicar ao atendente que quer fazer a prova SCJD de DEVELOPER (fale bem alto este “developer”, senão eles não entendem). Diga que já tem o voucher. (se você não tiver, primeiro arranje um voucher). Daí o cara vai te pedir o seu endereço de e-mail e mandará um e-mail para lá.

Neste e-mail ele pedirá várias informações suas, inclusive o número do voucher. Responda o e-mail fornecendo todos os dados e em até duas semanas eles te mandam o URL para você fazer o login, com o login e a senha.
Vá nesta URL, coloque o login e a senha e então baixe o assignment. O assignement ficará lá disponível por prazo indeterminado.

Olha, não lembro de nenhuma pegadinha em minha prova. A prova é mais difícil, o assunto é mais extenso (inclusive, caiu muita coisa que não vi no livro Head First), mas pegadinha não tem… pelo menos, não muitas. Aliás, resolvi muitas questões que não sabia usando a lógica. Na SCJP, usar a lógica é pedir pra errar :lol:

É, tem menos pegadinhas, mas algumas coisas sobre context-param vs init-param, umas confusões entre post e get e outras coisinhas assim que pedem para você errar, isso cai.

williamt

Opa… valeu a todos que responderam…
Acho que vou mesmo pro SCWCD, provavelmente no meio de Agosto, por que se der zica, dá tempo de estudar mais um pouco e fazer o re-take.
Jà trabalhei bem com JSP e Servlets, além de ter tido várias matérias relacionadas com isso na faculdade (5º ano de Eng. de Computação)… Vou ler bem o HF e procurar alguns e-books pra complementar.

Abraços!!!

Criado 28 de abril de 2008
Ultima resposta 30 de abr. de 2008
Respostas 8
Participantes 6