Pessoal,
Acabei de passar no SCJP 5.0 (310-055) na última sexta-feira, dia 25 de abril de 2008. Conhecia o GUJ e vim ver a reação do pessoal depois da certificação, e pra começar esse post, vou relatar minha experiência no SCJP.
Fiz estágio em um empresa grande e outro em uma empresa menor utilizando Java/J2EE, terminando o último em abril do ano passado. Naquela época decidi fazer a certificação e aproveitei pra comprar 2 vouchers, aproveitando a promoção de retake. O primeiro venceria dia 25/05 e o segundo em 09/09. Junto com os vouchers comprei o livro de certificação da Kathy Sierra e o HF JSP & Servlets.
Passei a estagiar em outra empresa, e comecei a desenvolver mais em .NET Ajax (Framework 2.0) e me distanciei do Java :(. Mais um menos 1 mês atrás vi que o voucher estava pra vencer, recomecei a ler o livro da Kathy e arranjei emprestado o livro do Serson. Até uma semana antes, tinha lido os 2 primeiros capítulos do livro da Kathy e nada do livro do Serson. Na segunda feira da semana do exame (que fiz na Green Treinamento aqui em São Paulo Capital, muito bom o lugar por sinal), comecei pra ler o livro. Estudei umas 6 a 8 horas por dia, fiz os simulados do MasterExame, e fiz uns 10 exercícios do livro do Serson (http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1479838&ST=SR) no capítulo sobre Threads. No MasterExame… fiz 56% e bateu um terror… mas já eram 23h e desencanei pra ficar tranquilo pra prova.
No dia da prova, cheguei as 13h, meio cedo pra prova que começaria as 14h. No dia só eu prestaria o exame, então a moça a me ofereceu pra começar a prova antes. Deixei tudo no armarinho (água, carteira, celular, chiclete, etc), como foi pedido e fui pra prova.
Comecei a prova, e pelo que me lembro, ficam as dicas:
[list]Pegadinhas com métodos estáticos acessando membros de instância[/list]
[list]Pegadinhas sobre threads, Thread.sleep() principalmente[/list]
[list]Generics pesado… umas 8 ou 9 questões, incluindo Drag’n’Drops[/list]
[list]Umas 10 ou 12 questões de Drag’n’Drop[/list]
Tirando esses itens, que foram as partes mais complicadas, as questões eram relativamente simples, e você prestando atenção conseguia matar fácil, um exemplo foi a única questão de classpath.
Acertei 60 de 72, 83% de aproveitamento. Acho que mandei bem pro tempo que estudei…
Agora, meu outro voucher está na “iminência” (mais ou menos :)) de vencer e queria perguntar pro pessoal que fez o SCWCD 1.5 (310-083):
[list]Muitos de vocês estudaram pelo HFJ&S 1ª Edição (pra versão 1.4)?[/list]
[list]Quais referências tirando o HFJ&S 2ª Edição vocês recomendam?[/list]
[list]Comparado com o SCJP 5.0, qual o nível de dificuldade do 310-083?[/list]
Valeu!