Passei no SCWCD (aka OCPWCD) ! 89%!

6 respostas
bacofrb

fonte: http://mosampaio.blogspot.com/2011/03/passei-no-scwcd-aka-ocpwcd-89.html

Vou falar um pouco sobre a trajetória! Estudei cerca de 3 semanas pelo livro Use a Cabeça!: Servlets & JSP - 1ª Edição (Em Português). Nesse período, eu estudava cerca de 2hrs por dia e tentava ler/fazer execicio de 1 capítulo por dia. Foi uma leitura lenta e mais atenciosa. Terminei de ler o livro e não fiz o Mock Exam do final do livro, pois o mesmo dizia: “Só faça o teste quando se sentir preparado”.

Como eu não estava me sentindo confiante, resolvi deixar para depois. Fiz algumas questões mamata do javaranch e marquei a prova pra fazer 1 mês depois.

Durante este período, acabei relaxando e não estudando. Faltando uma semana, veio aquele famoso pensamento: “FUDEU”. Como a prova era em inglês, pedi emprestado peguei o livro Use a Cabeça!: Servlets & JSP - 2ª Edição (Em inglês) pra ir treinando para a prova, pois a versão em português deixa a desejar na tradução.

Essa semana de estudo foi tensa, pois eu sou péssimo em decorar e essa prova exige mais “decoreba” do que o SCJP. Acabei estudando de forma mais rápida alguns assuntos que eu me sentia mais confiante (como Servlet, JSP, EL, JSTL…), enquanto outros de forma mais lenta (Custom Taglibs, Security…). Fiz todos os exercícios dos capítulos e basicamente terminei a leitura no Domingo meio dia (a prova era na segunda-feira às 08:30).

Foi quando resolvi fazer o Mock Exam da 2ª edição e fiz 55%. Fiquei frio, vi os erros, revisei e fiz o Mock Exam da 1ª edição: 68%. Antes de durmir, li um ótimo resumo e, enfim, apaguei.

Acordei e fui fazer a prova. Apesar do nervosismo, acho que consegui me sair bem. A prova não estava difícil, era aquilo mesmo que tinha no livro. Tinha poucas questões que o livro não cobria claramente, como a tag html que chama um applet e o uso do c:forTokens, etc. O mock do javaranch pode ajudar a pegar essas questões. Uma coisa que eu poderia ter dado mais atenção foi a parte de J2EE Patterns, que acabou sendo subestimada no meu estudo.

Enfim, creio que pro que eu estudei (deve ter sido algo entre 4/5 semanas), acho que o resultado está de bom tamanho. Segue abaixo o resultado.

PASSING SCORE: 70% YOUR SCORE: 89% TEST STATUS: Pass

Section Analysis
The Servlet Technology Model 100%
The Structure and Deployment of Web Applications 100%
The Web Container Model 100%
Session Management 85%
Web Application Security 83%
The JavaServer Pages (JSP) Technoogy Model 85%
Building JSP Pages Using the Expression Language (EL) 100%
Building JSP Pages Using Standard Actions 100%
Building JSP Pages Using Tag Libraries 75%
Building a Custom Tag Library 100%
J2EE Patterns 66%

fonte: http://mosampaio.blogspot.com/2011/03/passei-no-scwcd-aka-ocpwcd-89.html

6 Respostas

drigo.angelo

Parabéns !!

A

Parabéns! You won!

bye,

gilmaslima

Parabéns!!!
Logo logo eu tiro a minha :lol:

Polverini

Parabens

andreiribas

parabéns.

já acabei de ler o livro, agora estou lendo e fazendo os exemplos pra decorar tudo.

Quais as questões mais difíceis?

custom taglibs imagino.

johnny_quest

Parabens pela sua conquista.
Acho que o pessoal confunde o termo decorar e aprender.
Certificações não se decora, se aprende.

Criado 28 de março de 2011
Ultima resposta 28 de mar. de 2011
Respostas 6
Participantes 7