Passei no SCWCD

8 respostas
furutani

Olá GUJ
Ontem fiz o exame e passei com 79%, não achei a prova tão fácil assim. Tinha perguntas que eram mamão com açucar mas outras confundiam muito. O que atrapalhava eram pequenos detalhes entre uma alternativa e outra.

Antes de começar a prova, teve 11 perguntas sobre o nível de conhecimento em cada um dos objetivos do exame.
Eu coloquei advanced em quase todos, só em alguns que eu coloquei intermetiate, não sei se isso afeta na dificuldade do exame. :smiley:

OBS: Eu vou colocar a página onde está o assunto no HFJS.

O que lembro que caiu no exame foi:

1. 7 perguntas seguidas sobre J2EE Patterns
  2. uma sobre EJB tags, para referenciar um session bean (eu não estava esperando por isso) :slight_smile: p. 598
  3. uma sobre JNDI enviroment entry (esse é fácil, mas na hora eu fiquei em dúvida se o env-entry-type poderia ser tipo primitivo) p. 600
  4. uma pergunta drag n’drop sobre mapeamento de extensões p. 601
  5. outra sobre o isUserInRole() p. 642
  6. os tipos válidos de autenticação p. 645
  7. dado um cenário, o que o desenvolvedor precisa se preocupar com autenticação, autorização, integridade de dados ou confidencialidade. capitulo 12
  8. muitas perguntas sobre EL, bem no estilo dos mock do HFSJ
  9. para limitar a sessão (não confundir com tempo de expiração da sessão ) do usuário em 20 minutos devemos usar o getCreationTime() para saber a hora em a sessão foi criada.
  10. antes de uma sessão sair de uma vm e ir para outra qual o método invocado? sessionDidActivate() ou sessionWillPassivate() p. 256
  11. uma ou duas perguntas sobre o objeto implicito exception p. 313
  12. teve uma sobre número de atributos dinamicos nas tag libs, o livro não cobre esse assunto. vou ver se acho em algum lugar uma pergunta parecida.
  13. várias peguntas usando os objetos EL implicitos. p. 381 e operaçoes matemáticas e lógicas
  14. uma pergunta usando addHeader() e setHeader()
  15. várias peguntas custom tag libs, uma que eu lembro agora é sobre os prefixos java e JAVA se são válidos ou não

8 Respostas

Fabricio_Cozer_Marti

realmente!
vc punkou !!! :stuck_out_tongue:
parabens e valeu pelas dicas, estou querendo fazer essa prova tb.
e em relacao ao inglês ? foi mais díficil que a de programador ?

furutani

Fabrício,
O inglês é o mesmo, só tive que forçar mais o cerebro para ler os cenários das perguntas de design patterns.

furutani

Olá GUJ!
Essa é a questão do exame que eu disse no primeiro post que não era tratado pelo HFSJ.

Which of the following statements are correct for a custom tag that can take any number of arbitrary attributes?

A.The body-content element for the tag in the TLD file must have a value of JSP.

B.The tag handler must implement the method setAttribute(String key, String value).

C. The tag element in the TLD file for the tag must have <dynamic-attributes>true</dynamic-attributes>.

D. The class implementing the tag must implement javax.servlet.jsp.tagext.DynamicAttributes interface.

E.Dynamic attributes cannot have request time expression values.

F. A JSP page sets a dynamic attribute using <jsp:setDynamicAttribute> action.

C e D são as alternativas corretas

Retirado do Jwebplus.

T

Parabéns!!! :smiley: :smiley: :smiley:

Grinvon

Parabéns cara! :wink:

raphael_nasci

Poxa cara parabéns.

Estou estudando o livro, mas te falo sinceramente que eu leio, tenho um domínio legal no inglês mas sei  porque eu não consigo memorizar o assunto. 

Ei pode postar  alguns mocks que vc recomenda fazer.

E o que vc acha que devemos dar mais atenção para a prova ?
furutani

Olá

raphael_nasci:

Poxa cara parabéns.
Estou estudando o livro, mas te falo sinceramente que eu leio, tenho um domínio legal no inglês mas sei lá porque eu não consigo memorizar o assunto.

Nossa cara, primeira vez que alguém fala isso. Eu achei a didatica do livro muito boa e as histórinhas (dialogos) são ótimas.
Isso sem falar que é muito bem ilustrado.

Além dos mocks do livro eu usei o JWebPlus

Como as perguntas são sorteadas, fica dificil dizer estuda mais isso ou estuda mais aquilo. Para mim, as questões de taglibs foram as mais dificies, pois tem muita decoreba do tipo qual é o retorno padrão para o método doStartTag(), em qual interface é definido o método setBodyContent().
E as mais fáceis foram as de EL.
Estude bastante a API.

raphael_nasci

Valeu cara ?

Agora vai tirar outra ? Ou vai descansar um pouco.

Sobre o livro eu falei aquilo porque acho que estou sem um pouco de ânimo para estudar, como estudei para SCJP. Mas é inquestionável a qualidade do livro, é muito bom.

Eu acho que está faltando mais é força de vontade de memorizar o assunto. Estou no capítulo de custom tags.

Vou ler o livro inteiro e começar ele de novo.

Sei que aqui não é tópico (poderíamos abrir outro) para isto mas como free quanto tu acha que ganha um profissional com SCWCD ?

Aqui no sul o pessoal paga como SCJP em torno de 16 a 18 reais.

Flw.
Criado 24 de julho de 2005
Ultima resposta 28 de jul. de 2005
Respostas 8
Participantes 5