Passei OCJP 6 , dicas para o futuro

Opa galera, as vezes entrava no fórum como visitante, e via tópicos abertos de pessoas que passaram na OCJP.Bom hoje é minha vez de criar esse tipo de tópico…rsrs, já trabalho na área a mais ou menos 4 anos como analista desenvolvedor, entrei na empresa não sabendo nada sobre a linguagem JAVA, porém é claro, já tinha conhecimento sobre o paradigma OOP e também outras linguagens(PHP,JAVASCRIPT) …enfim,no ano de 2013 decidi que queria tirar a certificação com o intuito de melhorar meu curriculum, mas enrolei bastante, não tinha muito foco nos estudos e também me sentia um pouco inseguro por ter um inglês básico, no final das contas acabei estudando meio que esporadicamente.Eu estudei pelo livro da Kathy Sierra e pelo livrinho do Camilo Lopes, fiz os simulados do CD do livro e do site do Camilo Lopes, aqui no forum fiquei sabendo do tal de Test Killer e jamais gostaria de tirar a certificação usando esse tipo de “simulado”, já que, pelo que vi aqui, é praticamente uma cópia da prova. Foi então que finalmente, fiz a prova agora em janeiro, depois de tanta enrolação, passei com 80 %, pelo tempo de estudo deveria ter tirado mais…rsrs , mas ta bom.

Na Empresa que trabalho, eles criaram uma arquitetura composta mais ou menos com : EJB,Hibernate,JPA,JSF , com alguns padrões de projetos também já conhecidos e na visão eles criaram um framework javascript , e desde que entrei lá , trabalho nessa arquitetura, e meio que me acomodei nos últimos anos, estudei JEE,JSF e Hibernate a um tempo atrás somente para ter um embasamento, já que acabei usando essa tal arquitetura da empresa sem saber a “caixa preta” de como tudo funciona, usava por usar…rsrs. Agora quero dar uma guinada nos estudos, já que tirei a certificação. Gostaria da ajuda de vocês sobre como está o mercado hoje, vi que muitas empresas usam Spring e JSF, mas sinto que talvez eu devesse estudar mais um pouco a especificação JEE , estou meio perdido , o que vocês me recomendariam hoje pra mim estudar ?

Desde Já Agradeço a todos

Parabéns kutaro e seja bem vindo ao fórum.

Recomendo estudar Servlet e JSP, assim vai conhecer como os frameworks web funcionam por traz dos panos. Aproveitando estes estudos pode tirar a certificação WEB que é a OCEJWCD.

[quote=asousaj]Parabéns kutaro e seja bem vindo ao fórum.

Recomendo estudar Servlet e JSP, assim vai conhecer como os frameworks web funcionam por traz dos panos. Aproveitando estes estudos pode tirar a certificação WEB que é a OCEJWCD.

[/quote]
Opa Brigado, eu tenho aquele livro da Kathy Sierra do use a cabeça servlet, já li ele, mas acabei esquecendo alguns conceitos e também ele abrange a especificação JEE 5 se não me engano, você acha que mesmo assim é valido ?

Também estou estudando pelo livro “Head First Servlets and JSP”, depois estudo as especificações servlet 3.0 e também a nova da JSP.
Quando fizer os simulados da enthuware se perceber que a nota não está legal, dai parto pra outro livro.

Parabéns cara grande resultado . Grande escore.

Opa amigo, Parabéns!

Eu agendei minha prova para 05/05 rs vamos ver se vai dar certo!
Me diz uma coisa, você estudou pelo livro impresso? Eu queria até mesmo comprar o ebook do kathy sierra 5 ou 6 mais em portugues e nunca encontrei… é que queria usar no Kindle pra vir lendo no onibus (IDA/VOLTA) rs…

Mais uma vez Parabéns amigo! Sucesso pra você! Ótimos estudos…

Parabéns!!!

[quote=gilmar_soares]Opa amigo, Parabéns!

Me diz uma coisa, você estudou pelo livro impresso? Eu queria até mesmo comprar o ebook do kathy sierra 5 ou 6 mais em portugues e nunca encontrei… é que queria usar no Kindle pra vir lendo no onibus (IDA/VOLTA) rs…

[/quote]
Opa, foi pelo livro impresso sim, se quiser posso te vender o meu baratinho,hehe! E usei tbm o livrinho do Camilo Lopes.

[quote=kutaro][quote=gilmar_soares]Opa amigo, Parabéns!

[/quote]
Opa, foi pelo livro impresso sim, se quiser posso te vender o meu baratinho,hehe! E usei tbm o livrinho do Camilo Lopes.[/quote]

Você ainda tem o livro para vender?