Boa tarde moçada!
Bem, eu nem ia criar um tópico, mas resolvi criar pois antes de fazer a prova li vários tópicos aqui que me ajudaram e incentivaram e ao mesmo tempo é uma maneira de mostrar formas de estudo para a galera que pretende fazer a prova!
Desde quando me decidi a estudar para a certificação determinei que não iria sacrificar vida social nem nada nesse sentido! então eu fui levando na boa, estudando algumas vezes mais ou menos por dia conforme a necessidade e o tempo livre! Eu estudei por cerca de 6 meses corridos. Lia algumas vezes uma hora só por dia, mas em geral eram duas horas! Não necessariamente todos os dias, algumas semanas inclusive devido ao ritmo de trabalho eu nem estudava!
Li o livro duas vezes, a primeira foi uma lida sem fazer testes nem exercícios, na segunda leitura eu lia o capítulo e fazia os testes de final de capítulo, bem como fiz muitas e muitas classes para simular as situações descritas (foram muitas classes mesmo).
Além de estudar em casa quando tinha um tempo livre e ocioso no trabalho eu abria o PDF do livro e lia mais um pouco para fixar.
Comprei o livro do Camilo que me ajudou em algumas horas vagas, tipo esperando uma consulta no médico, ou no ônibus parado no trânsito! É um bom suporte para fixar muitas das coisas do livro da Kathy (que na minha opinião fica chato pra caramba às vezes).
Além disso li muitos blogs e tópicos do GUJ sobre vários assuntos (threads, generics e por aí vai)
A dica maior é não deixar passar conceitos básicos como atribuições, wrappers e por aí vai pois eles estão presentes em toda a prova de forma indireta!
Fiz o testkiller umas duas ou três vezes sempre anotando porque eu errava uma questão, ou se acertava anotava o meu raciocínio para chegar na conclusão!
A prova é quase toda o TestKiller (de 60 questões umas 50 são do Test), então realmente ela não mede muito o conhecimento mas sim a capacidade de decorar! Eu estudei muito pois minha intenção era tanto aprender quanto ter uma empregabilidade maior já que meus planos incluem voltar para Ctba (de onde sou natural, no momento moro em Belém).
A prova em si é tranquila, o que me ajudou a diminuir o nervosismo foi ficar batendo papo com o instrutor enquanto baixava a prova. ele me deixou só na sala e eu poderia até ter colado se quisesse. A prova como citei antes tem 60 questões e o percentual para ser aprovado agora é de 61%. Não me ligo muito nessa questão de porcentagem porque muitos fatores influem na pessoa ir ou não bem na prova, eu fiz 95% de pass.
Na sala ele pega sua assinatura digital e tira uma foto que inclusive é impressa junto com o resumo da prova no final! Eu fiz já pela PearsonVUE.
Pra galera que trabalha na área eu sugiro ler uma vez o livro e se matar simulando e fazendo exercícios. Pra quem não trabalha faria o mesmo que eu (já trabalhei com Java Web mas no momento estou na área de testes).
Acho que é isso! Se alguém tiver alguma consideração ou dúvida é só entrar em contato
Abraços
!