Passei - OCJP 6

Boa tarde moçada!

Bem, eu nem ia criar um tópico, mas resolvi criar pois antes de fazer a prova li vários tópicos aqui que me ajudaram e incentivaram e ao mesmo tempo é uma maneira de mostrar formas de estudo para a galera que pretende fazer a prova!

Desde quando me decidi a estudar para a certificação determinei que não iria sacrificar vida social nem nada nesse sentido! então eu fui levando na boa, estudando algumas vezes mais ou menos por dia conforme a necessidade e o tempo livre! Eu estudei por cerca de 6 meses corridos. Lia algumas vezes uma hora só por dia, mas em geral eram duas horas! Não necessariamente todos os dias, algumas semanas inclusive devido ao ritmo de trabalho eu nem estudava!
Li o livro duas vezes, a primeira foi uma lida sem fazer testes nem exercícios, na segunda leitura eu lia o capítulo e fazia os testes de final de capítulo, bem como fiz muitas e muitas classes para simular as situações descritas (foram muitas classes mesmo).

Além de estudar em casa quando tinha um tempo livre e ocioso no trabalho eu abria o PDF do livro e lia mais um pouco para fixar.

Comprei o livro do Camilo que me ajudou em algumas horas vagas, tipo esperando uma consulta no médico, ou no ônibus parado no trânsito! É um bom suporte para fixar muitas das coisas do livro da Kathy (que na minha opinião fica chato pra caramba às vezes).

Além disso li muitos blogs e tópicos do GUJ sobre vários assuntos (threads, generics e por aí vai)

A dica maior é não deixar passar conceitos básicos como atribuições, wrappers e por aí vai pois eles estão presentes em toda a prova de forma indireta!

Fiz o testkiller umas duas ou três vezes sempre anotando porque eu errava uma questão, ou se acertava anotava o meu raciocínio para chegar na conclusão!

A prova é quase toda o TestKiller (de 60 questões umas 50 são do Test), então realmente ela não mede muito o conhecimento mas sim a capacidade de decorar! Eu estudei muito pois minha intenção era tanto aprender quanto ter uma empregabilidade maior já que meus planos incluem voltar para Ctba (de onde sou natural, no momento moro em Belém).

A prova em si é tranquila, o que me ajudou a diminuir o nervosismo foi ficar batendo papo com o instrutor enquanto baixava a prova. ele me deixou só na sala e eu poderia até ter colado se quisesse. A prova como citei antes tem 60 questões e o percentual para ser aprovado agora é de 61%. Não me ligo muito nessa questão de porcentagem porque muitos fatores influem na pessoa ir ou não bem na prova, eu fiz 95% de pass.
Na sala ele pega sua assinatura digital e tira uma foto que inclusive é impressa junto com o resumo da prova no final! Eu fiz já pela PearsonVUE.

Pra galera que trabalha na área eu sugiro ler uma vez o livro e se matar simulando e fazendo exercícios. Pra quem não trabalha faria o mesmo que eu (já trabalhei com Java Web mas no momento estou na área de testes).

Acho que é isso! Se alguém tiver alguma consideração ou dúvida é só entrar em contato

Abraços

Parabéns e bem vindo ao grupo :smiley: !

E ai cara, blz?
Primeiramente parabéns pela certificação…

Tenho pensando bastante em fazer também a prova de certificação, uma coisa que fico na dúvida é quanto ao idioma escolhido para a prova.
Considero meu inglês razoável, consigo ler grande parte dos texto técnicos sem maiores problemas, mas sempre tem aquela palavrinha que fica uma dúvida do que realmente se trata, e por isso fico com um pé atrás em relação a fazer a prova em inglês…

Quanto ao português também tenho meus receios pois, como ja vi outras pessoas aqui no GUJ falando, palavras como private, public, protected e outras mais também veem traduzidas, apesar de serem traduções simples podem, quando unidas ao nervosismo, atrapalhar o cadidato.

Enfim, é isso… gostaria de saber qual sua opinião sobre o idioma da prova, creio que você tenha feito em inglês… Qual o nível de dificuldade do inglês… etc.

Abraços

Obrigado Fernando e Gilvan.

Então Gilvan, basicamente é inglês técnico mesmo. Para as questões que envolvem código é mais fácil, porque o enunciado é bem curto. Talvez o que pegue para você são as questões que envolvem conceito que tem um enunciado um pouco maior, mas são poucas questões assim, eu chuto que no máximo 5 (é porque na hora que o instrutor faz o download as perguntas são escolhidas aleatoriamente, então deve ser por aí, chuto que no máximo 5).

Até onde sei o OCJP 6 não tem em português. Só a 5.

Eu recomendo fazer em inglês mesmo, pelo que você comentou não terá dificuldade não! Mas te recomendo ler o livro e as questões em inglês também!

Abraços e boa sorte!

Ninguem consegue ir muito longe sem inglês…se vc tem dificuldades é melhor correr atras logo do que ficar prorrogando.
Prefira em inglês.

Parabens Cara

daqui alguns meses também entro para o time, dei uma parada nos estudos
mas ja estou com o livro da katy e do camilo só aguardando livrar um pouco o tempo
porque to fazendo um estagio em java onde to recebendo um treinamento eliminatorio
e as provas sao Phodas…como nao sao muitas as empresas que te pegam realmente no hello World
para te transformar em um programador Java estou tentando extrair o maximo no treinamento
para depois partir para certificação , faço curso de ingles mais estou no Student book 1 agora …(só fiz o introduction book).
e o ingles que tem na prova pelo que vi nos simulados é mais tecnico mesmo = dos test killers…
poderia criar um .rar e colocar em algum servidor (4 shared por ex) comprei um tablet e ajudaria para dar uma lida no almoço
e horario da janta do meu emprego fixo , pois trabalho com locomotivas e é muito sujo nem rola levar meus livros ( ainda trabalho no 3ºturno como tecnico em Eletronica e corro pro estagio de Manha até as 15:00
vai gostar de java assim la na p…) :smiley:

se conseguir manda o Link
e boa sorte agora … pra volta para area de programação , ou quem sabe um Analista
|Teste e Programação no Cv + certificação… Vai que VAi

Parabéns Cara, excelente Score.
Semana que vem vou tentar também, estou me preparando.

Parabéns ao amigo :lol: , em breve quero tirar a minha também.
Aproveitando e faço uma pergunta,
com a mudança do órgão aplicador, você teve mais facilidade ou dificuldade em comprar o voucher. agendar a prova, essas coisas?

Almeida, eu comprei meu voucher naquela promoção do começo do ano que tinha o retake gratuito! E comprei direto da Oracle (o processo de chegar o boleto pra ti pagar é bem demorado)

Depois que comprei que teve a mudança de aplicadora dos exames, e eu sofri um pouco para marcar a prova, é só ver esse tópico http://www.guj.com.br/java/241932-1z0-851—java-standard-edition-6-programmer-certified-professional-exam—

Depois que resolveram o problema a marcação foi tranquila e acho que a compra deve ser tranquila também. Se eles não tivessem resolvido logo eu teria comprado outro voucher!

Parabéns bokerao !!

A sensação é muito bacana apesar da prova ser muito “Testkiller”.
O importante é estudar pra aprender de verdade .
Agora bola pra frente!!

[] 's

P.S: Tbm moro em Belém e tenho + - os mesmos planos : voltar pra minha terra (DF).

Obrigado Luiz

É isso mesmo, a prova é muito “TestKiller”. O importante é cada um saber o quanto estudou e entendeu para a prova!

Abraços

excelente score!!! e bom post, hehe. fico feliz em saber que meu livro ti ajudou :D.
abracos,

Opa Camilo.

Novamente fico feliz pelo seu comentário. Obrigado pelo livro e pelas felicitações!

Abraços