Passei OCJP 6!

E aí pessoal.
Hoje passei na OCJP 6 com 93% de aproveitamento.

Primeiramente, quero agradecer a ajuda do GUJ… aqui consegui encontrar respostas para todas as minhas dúvidas (não foi necessário criar tópico algum, apenas pesquisei).

Antes de iniciar os estudos para a certificação, fiz um planejamento e o segui rigorosamente: 45 dias para leitura do livro e 15 para fazer simulados e revisão.
Livro utilizado:
SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 - Kath Sierra e Bert Bates.

Simulados:
ExamLab ? achei muito difícil, meu score mínimo foi 40% e o máximo 60%.
Whizlab (trial) ? Excelente… um pouco mais difícil do que a prova real.
Cerpal(http://www.certpal.com ) - simulado separado por assunto, muito bom.

Tive azar quanto ao CD de instalação do MasterExam, o arquivo veio corrompido… foi quando segui a dica do pessoal do fórum e corri atrás dos simulados citados.
Para quem está estudando para OCJP, uma dica legal é fazer o simulado Cerpal sempre que terminar um capítulo, pois, como já disse, ele permite separar as questões por assunto.

Li também alguns blogs que davam dicas para a prova… e o que mais ajudou foi este:
http://pablonobrega.wordpress.com/2010/04/20/50-dicas-praticas-para-o-exame-scjp-java-6/

Agora o próximo passo é a OCWCD e esperar o Java 8 chegar!

Valeu!

Parabéns.

Parabéns Thiago!

Obrigado pessoal :smiley:

Boa garoto! Muito bom o score. [=

Meus parabéns pela conquista!!!

Parabéns Thiago! Passou com louvor. Sempre ouvi falar muito bem deste livro da Kathy Sierra.

E vou aproveitar o teu tópico pra tirar algumas dúvidas: Por que você não fez a prova pro OCJP 7? O conteúdo é muito diferente da OCJP 6? Em se tratando de mercado de trabalho, as duas certificações têm o mesmo peso?

Abraços.

Parabéns pela conquista e também pela disciplina.

Quanto à certificação de desenvolvedor web, se você já trabalhou com servlets/jsp e tem inglês técnico para leitura razoável, será tranquilo.

Parabéns, obrigado por compartilhar o método de estudo, estou estudando para fazer o OCJA até o fim do ano de depois o OCJP.

Meus parabens cara, to lendo o Use a Cabeça java, quando eu terminar vou comprar esse e estudar pra prova, daí espero que seja eu comemorando um dia haha

Parabens novamente.

[quote=cleo.junior]Parabéns Thiago! Passou com louvor. Sempre ouvi falar muito bem deste livro da Kathy Sierra.

E vou aproveitar o teu tópico pra tirar algumas dúvidas: Por que você não fez a prova pro OCJP 7? O conteúdo é muito diferente da OCJP 6? Em se tratando de mercado de trabalho, as duas certificações têm o mesmo peso?

Abraços.[/quote]
Não optei pela OCJP 7 porque o Java 8 está aí. Além do mais, trabalho com Java 6 há 1 ano e no meu caso é melhor esperar todas as mudanças de uma vez só.
Quanto ao conteúdo da prova, sinceramente não sei como foi elaborado. Mas as mudanças do Java 7 são interessantes, como o gerenciamento automático de recursos, utilização de String no switch case, novas maneiras de capturar exceção (catch) e declarar coleções etc.
Em relação ao peso das certificações, acredito que não há diferença… o importante é você estudar, aprender o básico da linguagem e obter o certificado.
Só lembrando que o a certificação não garante que você sabe programar, mas pode ser um ponto positivo na hora da seleção.

Pessoal, agradeço a todos pelos parabéns… sem GUJ seria mais complicado alcançar esta vitória.
Boa sorte para quem está estudando e tenham certeza de que vale a pena passar por este processo.

Valeu o/

Poxa, parabéns cara!
Eu estou estudando forte também. Espero tirar a minha OCJP em um ou dois meses.
Vou aproveitar pra te perguntar
Se eu fizer a prova OCJP 6 e depois quiser a OCWCD 7, é possível?
ou pular pra uma 8, por exemplo.

Agradeço desde já o esclarecimento :slight_smile:

Passei ontem tbm!!! Parabéns ai cara!!

Parabéns Cara!!! vou seguir suas dicas,pois já comecei os estudos!!!

[quote=leorrocha]Poxa, parabéns cara!
Eu estou estudando forte também. Espero tirar a minha OCJP em um ou dois meses.
Vou aproveitar pra te perguntar
Se eu fizer a prova OCJP 6 e depois quiser a OCWCD 7, é possível?
ou pular pra uma 8, por exemplo.

Agradeço desde já o esclarecimento :slight_smile: [/quote]
Não tenho conhecimento sobre o lançamento da OCWCD 7, mas é totalmente válido você ter, por exemplo, a OCJP 5 e tentar a OCWCD 6. Acho que essa regra não mudará… espero.
Consulte no site da Oracle os certefication paths para mais detalhes http://education.oracle.com

Bom saber cara… parabéns aeee o/

Vai na fé, utilize o fórum e boa sorte!!!

Valeu :smiley: