Passei! OCPJP (SCJP) - 96%

Olá pessoal!

Com grande satisfação, passei no OCPJP 6 (SCJP) com 96%!

Declarations, Initialization and Scoping 100%
Flow Control 100%
API Contents 100%
Concurrency 100%
OO Concepts 100%
Collections / Generics 100%
Fundamentals 77%

Estudei pelo livro em inglês do SCJP 6 Kathy & Bates. Li apenas uma vez, porém não apenas li, e sim estudei. Fiz anotações de tudo que era importante. Depois codifiquei tudo. Todos exercícios que achei imporante também codificava. Errei 2 em Fundamentals, provavelmente por algo que passou desapercebido. Mas está ótimo assim!

Fiz todos os exercícios do livro K&B, todos do Testkiller 5, todos do Mock Java Certifications 6 e todos do ExamLab 6. Fiz toda a primeira parte do Inquisition também. Ao todo foram em torno de 1.000 exercícios, todos corrigidos e revisados! A partir dos exercícios, eu já tinha uma ideia que iria bem, mas não tanto, me sinto muito contente pelo resultado. Sempre lia esses posts aqui, e pensava “quero um dia fazer o mesmo!”.

Durou 29 dias a leitura e o estudo do livro, fazendo anotações e codificando a teoria. E depois mais 13 dias fazendo os exercícios, anotações, codificando e revisando os exercícios. Foi um bom ritmo!

Importante: além do livro e dos exercícios, o que mais contou foi a vontade, a organização e a dedicação. Essa certificação era algo que eu queria muito, então me organizei e me dediquei praticamente todo o meu tempo que eu tive disponível (noites, fins-de-semanas e feriados). Para a organização, fiz uma planilha com o que eu tinha que estudar e um gráfico para dar uma visão do meu desempenho durante os estudos.

A próxima certificação será a de Developer, de JPA, ou de JSF. Uma dessas três que ainda não decidi. E espero voltar mais à atividade por aqui.

Um abraço a todos do GUJ!

Parabens brow…

Parabens companheiro!
8)

Parabéns…
a cada dia que passa tenho mais vontade de testar meus conhecimentos também…
Hehe

parabéns continue estudando

[quote=Mr.style]Parabéns…
Hehe[/quote]
Força então! Quer uma dica boa para fazer a certificação? Compre o voucher. Terá um ano para fazer, e uma hora vai ter que estudar e fazer prova… hehehe Foi assim que eu fiz, e recomendo.

luxu / daveiga
Valeu!! Certamente!

Parabéns…

[quote=dionat4n][quote=Mr.style]Parabéns…
Hehe[/quote]
Força então! Quer uma dica boa para fazer a certificação? Compre o voucher. Terá um ano para fazer, e uma hora vai ter que estudar e fazer prova… hehehe Foi assim que eu fiz, e recomendo.

[/quote]

Pura verdade.
Tem quase dois anos que to enrolando pra tirar essa bagaça, aproveitei a promoção de retake de janeiro e comprei o voucher.
Em três semanas começarei meu estudo afinco, espero que dure em torno de 1 ou 2 meses no máximo.

Parabéns cara, resultado mais que merecido diante de tamanha dedicação. Que sirva de inspiração para muitos ^^

[quote=Tchello][quote=dionat4n][quote=Mr.style]Parabéns…
Hehe[/quote]

[/quote]

Pura verdade.
Tem quase dois anos que to enrolando pra tirar essa bagaça, aproveitei a promoção de retake de janeiro e comprei o voucher.
Em três semanas começarei meu estudo afinco, espero que dure em torno de 1 ou 2 meses no máximo.

Parabéns cara, resultado mais que merecido diante de tamanha dedicação. Que sirva de inspiração para muitos ^^[/quote]

Tu fez o certo! Planeje então que leve um mês e meio! Tu terá 15 dias a mais caso precise, e poderá terminar uns dias antes do planejado caso se puxe nos estudos. Não esqueça de planejar uns dias de exercícios, são bem importantes!

Não esqueça de fazer um planejamento, no excel ou numa planilha do google docs! O planejamento vai te motivar a estudar no mínimo o que o planejamento te diz, e caso tu não estude, vai se sentir mal e estudar mais daí. Planeje dia por dia desse intervalo de estudo, e trace um gráfico do passar do tempo para ver se está atingindo teus objetivos, foi o que eu fiz e me motivou bastante quando consegui acabar 6 dias antes o estudo do livro, e sobrou tempo para os exercícios.

Pode crer, parte considerável da minha motivação veio dos posts de certificação daqui do GUJ!

Faz assim, avisa quando ter feito a prova. Será mais uma motivação… :wink:

dionat4n ou outra pessoa que possa responder.

O voucher é adquirido no site da prometric?

[quote=andersonrc]dionat4n ou outra pessoa que possa responder.

[/quote]

Pelo que eu saiba, tem que comprar pelo site da Oracle, escolhendo a certificação desejada. No site da Prometric se marca a prova já com o voucher. Não sei se tem como comprar o voucher pela Prometric, mas a Oracle pede que se compre lá: “Candidates no longer need to purchase vouchers prior to taking an exam. Please pay Prometric directly for your exam during registration.”. Então acredito que se compre assim que se marque o exame na Prometric.

O meu caso foi diferente, quando comprei meu voucher foi pelo SAI (Sun Academic Initiative), tinha um bom desconto por eu ser estudante de uma das universidades cadastradas na lista da Sun, mas acho que o SAI não existe mais.

[quote=dionat4n][quote=andersonrc]dionat4n ou outra pessoa que possa responder.

[/quote]

Pelo que eu saiba, tem que comprar pelo site da Oracle, escolhendo a certificação desejada. No site da Prometric se marca a prova já com o voucher. Não sei se tem como comprar o voucher pela Prometric, mas a Oracle pede que se compre lá: “Candidates no longer need to purchase vouchers prior to taking an exam. Please pay Prometric directly for your exam during registration.”. Então acredito que se compre assim que se marque o exame na Prometric.

O meu caso foi diferente, quando comprei meu voucher foi pelo SAI (Sun Academic Initiative), tinha um bom desconto por eu ser estudante de uma das universidades cadastradas na lista da Sun, mas acho que o SAI não existe mais.[/quote]

Então dionat4n, obrigado pela sua resposta!

Eu acessei ainda agora no site da Prometric, e lá pergunta se já possuo um código de promoção ou voucher, se tiver encaminha pra outra página para inserir tal código, se não, na mesma página tem um formulário com alguns dados meus já preechidos e com campo pra digitar o número do cartão de crédito, e o preço que tem lá é de 125.00 USD.

Então pelo que eu entendi, dá pra comprar o voucher tbm pela Prometric.

Só não sei se tem alguma diferença, se for pelo site da Oracle.

Jovem,
Como já relatei o meu pai é promotor de justiça e sempre cita o seguinte provérbio abaixo:

“A mais alta das torres começa no solo.”

Parabens.

abs,

Há também uma que eu gosto muito e que foi inventada por mim mesmo:

“A viajem é longa mas eu estou disposto a percorrer todas as estradas.”

Tem uma simples que costumo a usar, que antigamente eu não prezava tanto:

“O bolo se come pelas bordas.”

Que é uma a forma gulosa de dizer o que o Kanin Dragon disse… heheh Mas a frase do Saitou também é ótima!

:smiley:

Parabéns, ótimo score

Parabéns parceiro. Me uma força ai se possível.
Terminei de ler o livro da Kathy e agora comecei a fazer os mocks, mais estou com dificuldade de achar alguns bons.

Vc poderia passar alguns links destes mocks que vc fez? Pq pelo seu resultado eles devem ser bons, me ajuda ai amigo, se puder por uns links de exercicios que vc estudou eu agradeceria muito…

Desde já agradeço…

E mais uma vez: Parabéns. Sua pontuação foi excelente, isso é pra poucos…

Java.Inquisition
http://enigma.vm.bytemark.co.uk/webstart.html

ExamLab
http://examlab.tk/

Java.Inquisition e ExamLab são gratuitos. O TestKiller é pago, mas pode ser encontrado na web, da versão Java 1.5 mas é muito válido para a 1.6 que não muda tanto, e tem alguns pdfs na internet que estão com formatação ruim, basta procurar um bom. O Java.Inquisition pelo que lembro é Java 1.6, o ExamLab certamente é Java 1.6.

Deixe o ExamLab por último, pois é o mais difícil e superior à prova, mas aconselho fazê-lo caso sobre tempo porque é muito bom para aprender e garantir a prova.

Valeu! Boa sorte!! Qualquer coisa estamos aí. :smiley:

[quote=dionat4n]Java.Inquisition
http://enigma.vm.bytemark.co.uk/webstart.html

ExamLab
http://examlab.tk/

Java.Inquisition e ExamLab são gratuitos. O TestKiller é pago, mas pode ser encontrado na web, da versão Java 1.5 mas é muito válido para a 1.6 que não muda tanto, e tem alguns pdfs na internet que estão com formatação ruim, basta procurar um bom. O Java.Inquisition pelo que lembro é Java 1.6, o ExamLab certamente é Java 1.6.

Deixe o ExamLab por último, pois é o mais difícil e superior à prova, mas aconselho fazê-lo caso sobre tempo porque é muito bom para aprender e garantir a prova.

Valeu! Boa sorte!! Qualquer coisa estamos aí. :D[/quote]

Obrigado amigo.

Viu, comecei hoje a fazer o Java.Inquisition, porém estou com muita dificuldade e errando muito.
Gostaria de saber se isso é normal. Bom, eu to estudando a 2 meses, 3 horas por dia, 5 dias por semana. Eu li o livro da Kathy e agora que comecei os mocks.
Ai fica a pergunta: é normal errar assim nesta fase? depois de ter lido o livro ainda erro bastante.

Conte ai como foi com vc, se teve que ler mais de um livro, se teve que reler algum livro, se é normal errar no começo dos testes…

Desculpe abusar da sua boa vontade, mais é que realmente acho interessante pegar algumas informações deste tipo.

Mais uma vez agradeço.

Eu li o livro apenas uma vez. A cada capítulo, sublinhava o que era importante e codificava num projeto no Eclipse. E ia fazendo os exercícios do livro. Isso fazia fixar a matéria. Você chegou a fazer revisões, anotações e exercícios?

O Inquisition já é complicado, também saí quebrando a cabeça nele… E não tinha score tão bom. Não te preocupa, você vai fazendo os exercícios e pegando o jeito.

O mais importante dos exercícios é aprender com eles. Fazer exercícios sem aprender com eles é jogar boa parte do tempo fora. Então revise todos os exercícios que você acertou e errou, faça algum tipo de anotação ou codificação. Recomendo fortemente codificação. Acho que no começo do livro da Kathy, diz que é para codificar bastante, segui o conselho dela. Separe um pacote java para cada capítulo. Uma classe para cada subcapítulo. E codificava os exercícios importantes em classes separadas, o que dava de teoria eu colocava junto das classes de “teoria”, mas só codifique o que você acha imporante. Volte no livro para reler apenas o que for achando importante nos exercícios, o ideal seria reler apenas as anotações e rever os códigos. Depois do Inquisition, faça o TestKiller, que tem praticamente o mesmo nível de dificuldade. Ele contém exercícios repetidos propositalmente para fixação, mas tente revisar e aprender com todos exercícios.

Estudar o livro é metade do caminho para uma boa certificação. A outra metade é fazer exercícios e aprender com eles. Então a cada erro em um exercício, é um pouco mais de conhecimento para a certificação e para a carreira, desde que se aprenda com os exercícios.

Não desanime, o começo dos exercícios é assim mesmo. 8)