Olá pessoal!
Com grande satisfação, passei no OCPJP 6 (SCJP) com 96%!
Declarations, Initialization and Scoping 100%
Flow Control 100%
API Contents 100%
Concurrency 100%
OO Concepts 100%
Collections / Generics 100%
Fundamentals 77%
Estudei pelo livro em inglês do SCJP 6 Kathy & Bates. Li apenas uma vez, porém não apenas li, e sim estudei. Fiz anotações de tudo que era importante. Depois codifiquei tudo. Todos exercícios que achei imporante também codificava. Errei 2 em Fundamentals, provavelmente por algo que passou desapercebido. Mas está ótimo assim!
Fiz todos os exercícios do livro K&B, todos do Testkiller 5, todos do Mock Java Certifications 6 e todos do ExamLab 6. Fiz toda a primeira parte do Inquisition também. Ao todo foram em torno de 1.000 exercícios, todos corrigidos e revisados! A partir dos exercícios, eu já tinha uma ideia que iria bem, mas não tanto, me sinto muito contente pelo resultado. Sempre lia esses posts aqui, e pensava “quero um dia fazer o mesmo!”.
Durou 29 dias a leitura e o estudo do livro, fazendo anotações e codificando a teoria. E depois mais 13 dias fazendo os exercícios, anotações, codificando e revisando os exercícios. Foi um bom ritmo!
Importante: além do livro e dos exercícios, o que mais contou foi a vontade, a organização e a dedicação. Essa certificação era algo que eu queria muito, então me organizei e me dediquei praticamente todo o meu tempo que eu tive disponível (noites, fins-de-semanas e feriados). Para a organização, fiz uma planilha com o que eu tinha que estudar e um gráfico para dar uma visão do meu desempenho durante os estudos.
A próxima certificação será a de Developer, de JPA, ou de JSF. Uma dessas três que ainda não decidi. E espero voltar mais à atividade por aqui.
Um abraço a todos do GUJ!