Passei OCPJP6 - 93%

Olá galera do GUJ,
Meu nome é Bruno, até então eu era um usuário “passivo” do GUJ, sempre acompanhei os tópicos de certificação mas não tive oportunidade/tempo de postar nada muito relevante.

Bom, vou abrir o tópico pois realizei a prova OCPJP6 hoje, sempre li os tópicas da galera que fez a prova para ter uma noção de como as coisas estão, portanto estou dando minha contribuição.

A preparação:
Eu era bem novato na linguagem, portanto no primeiro mês fiz a leitura do livro Head First Java. RECOMENDO muito para quem está começando, livro excelente, dá uma ótima noção sobre a linguagem.
Bom acho que como quase todos, utilizei o livro da Kathy e do Bates como guia de estudos para a certificação.
Fiz duas leituras, uma tranquila, sem esquentar muito a cabeça e outra leitura com a meta: "Não mudo de assunto enquanto não entender o que estou estudando no momento."
Li muitos conselhos para fazer meu próprio resumo, mas não me adequei muito a isso pois meus resumos ficavam confusos e eu mesmo não entendia o que eu escrevia rsrs. Para revisar os capítulos utilizava o drill no final de cada capítulo e sempre lia os exam watches.

Simulados:
Fiz a compra do Whizlabs e do TK da troytec.

Whizlabs: Ótimo investimento, valeu cada centavo, software bom, simulado muito bom e muito didático.

TK: Optei por comprar o testkiller pois ouvi dizer muito que haviam questões parecidas com a prova e a troytec oferece um sistema que simula o teste real, mas me arrependi totalmente. O sistemaa é HORRÍVEL e as questões não possuem explicação nenhuma, apenas respostas, as questões são muito fáceis e não causam nenhum desafio. Resumindo, fiz 20 questões e desisti, não me agregou em nada. Não aconselho.

MasterExam: Veio junto com o livro, software bom, questões bem parecidas com a prova e com o adicional de que não indica o número de alternativas corretas. Excelente!

Notas dos Simulados:
Como todos dizem, os simulados são mais difíceis que a prova.
Segue as minhas notas dos simulados:
MasterExam 1: 74%
MasterExam 2: 68%
Whizlabs Diagnostic: 76%
Whizlabs Practice 1: 66%
Whizlabs Practice 2: 82%

Um conselho que eu li no livro Practice Exams da Kathy e do Bates é fazer o log de TODAS as questões de simulados que realizarem. Isso me ajudou MUITO na memorização das minhas falhas e na fixação de conceitos. Me recordo de diversas questões da prova que só sabia responder pois me lembrava do log que havia feito de algum simulado.

A prova:
A prova iniciou com alguns termos para serem lidos e posteriormente concordados.
É iniciada uma contagem de 10 minutos e aparece uma tela mostrando um mini tutorial de todos os botões do software e como utilizá-los, uma função que me ajudou muito foi a strikeforce (acho que era isso) que você pode sublinhar alguma alternativa que você ache incorreta, para revisão isso foi perfeito.
Depois disso é iniciada a contagem real da prova, achei ela beeeem tranquila, bem mais fácil que os simulados, terminei a prova em 1:40 mais ou menos, ou seja, o tempo é mais do que suficiente.
Não caem questões drag-and-drop, graças a deus, sinceramente, apesar de eu achar elas bem didáticas, sempre achei um saco… rsrsrs

Bom é isso, tirei 93%, foi um score que até me surpreendeu pois eu tirei notas bem menores nos simulados, fiquei bem satisfeito. Espero poder ter ajudado a galera que está na caminhada…

Grande abraço.

Parabéns.

Não quis tentar a versão 7? Não vi ninguém ainda aqui no fórum tentando a nova versão.

Excelente score… parabéns!!

Em primeiro lugar parabens.

Gostaria de saber onde vc comprou o Whizlabs?

Abraços.

[quote=romarcio]Parabéns.

Não quis tentar a versão 7? Não vi ninguém ainda aqui no fórum tentando a nova versão.[/quote]

Rapaz, a princípio até pensei no assunto, mas andei lendo que a prova está em fase beta, e ainda não há um material sólido para estudos, então optei por fazer a 6 e depois fazer upgrade.

[quote=fabiobp2000]Em primeiro lugar parabens.

Gostaria de saber onde vc comprou o Whizlabs?

Abraços.[/quote]

Comprei pelo site mesmo, www.whizlabs.com, com cartão de crédito. Se eu me lembro bem foram $50.

Opa, obrigado amigo!

Parabéns Bruno. Passou com um ótimo percentual. E muito válidas as tuas dicas.

Aliás, uma dúvida: qual o percentual mínimo para passar na OCJP 6? E OCJP 7?

[quote=romarcio]Parabéns.

Não quis tentar a versão 7? Não vi ninguém ainda aqui no fórum tentando a nova versão.[/quote]

Pois é, taí uma coisa curiosa que também chamou minha atenção.

Parabéns e bem vindo ao time! :smiley:

[quote=cleo.junior]Parabéns Bruno. Passou com um ótimo percentual. E muito válidas as tuas dicas.

Aliás, uma dúvida: qual o percentual mínimo para passar na OCJP 6? E OCJP 7? [/quote]

Vlw Cleo, obrigado.
Na versão 6 para passar é 61%, aproximadamente 36 questões.

Vlw Fernando, obrigado.

Cara apenas duas perguntas:

  • Quanto tempo vc se preparou estudando?
  • Qual o nivel de ingles vc acha que deve ter para tanto o estudo quanto para prova?

[quote=mateus.cordeiro]Cara apenas duas perguntas:

  • Quanto tempo vc se preparou estudando?

  • Qual o nivel de ingles vc acha que deve ter para tanto o estudo quanto para prova?[/quote]

  • Para a prova em si foram aproximadamente 3 meses, 1 mês a primeira leitra, 1 mês e meio a segunda leitura e umas duas semanas de simulado. Estudando 2-3 horas por dia (dias de semana) e 5-6 horas aos fins de semana.

  • Rapaz o inglês da prova é bem tranquilo, só algumas poucas questões que tem um enunciado maior que são as relacionadas com algum conceito, mas como você ja vai estar acostumado com os termos, não acredito que vá fazer muita diferença. O bom é você estudar pelo material em português e fazer os simulados e questões do próprio livro em inglês.

belashi, obrigado pelas repostas.
Estou fazendo planos para tentar a minha certificação tbm!

Parabéns grande!!

Cara só faltou uma coisa, os caminhos pra compra dos vouchers, antes era da www.prometric.com e agora! como fazemos pra comprar o vouchers

abraços

[quote=snowblacksoul]Parabéns grande!!

Cara só faltou uma coisa, os caminhos pra compra dos vouchers, antes era da www.prometric.com e agora! como fazemos pra comprar o vouchers

abraços
[/quote]

Opa, agora é pelo site http://www.pearsonvue.com/. Vc compra o voucher e ja faz o agendamento.

[]'s