Passei SCBCD

É com grande satisfação que anuncio aos amigos e colegas a minha aprovação hoje pela manhã no exame Sun Certified Business Component Developer J2EE com score de 87%.

Segue a minha contribuição da prova.

• Decorar todas as interfaces: EJBHome, EJBLocalHome, EJBObject, EJBLocalObject, EJBContext, SessionContext, EntityContext, MessageDrivenContext. Tem que saber todos os metodos que tem em cada interface.

• Ciclo de vida do Session Bean, Entity Bean e Message Driven Bean. Quase todas as perguntas tem questões de ciclo de vida embutidas.

• Responsabilidades do Bean Provider, Application Assembler, Deployer, Container. Essas perguntas eu achei chatas demais.

Se alguém precisar de alguma outra dica estou a disposição.

Um Abraço …

Opa parabens! To enrolando pra fazer a 2a tentativa.
Vai ficar pra Janeiro do ano que vem a minha…

Que livro tu leu cara ? Metodologia de estudo tu usou ?

Acompanhando o forum vi que em 3 / 6 meses você tirou essas
certificações qual a motivação usada ?

Cara tudo de bom! E parabens! Vou te adicionar no MSN pra
trocarmos uma ideia melhor sobre a prova.

Parabens! :thumbup:

Oi gui. Na verdade eu fiz a prova SCJP no dia 01/11/2006 a SCWCD 10/11/2006 e essa hoje pela manhã. A motivação foi valorização profissional, desejo por conhecimento mais aprofundado (Certificação não é só decoreba como alguns pensam) e incentivo financeiro da empresa onde eu trabalho.

Eu estudei pelos livros da Katty para todas as provas. Head First EJB (SCBCD). Head First Servlets e JSP(SCWCD) e o vermelhinho que esqueci o nome para a prova SCJP.

Em janeiro iniciarei meus estudos para SCEA.

Eu incentivo a todos estudarem bastante pois vale a pena.

Um Abraço

Antes de mais nada, meus parabéns! 3 certificações em tão pouco tempo, muito legal :slight_smile:

Agora, uma pergunta: Você acha que ainda vale a pena tirar a SCBCD atual, que utiliza a versão antiga do EJB? Porque?!

Abraço!

Oi Cassio. Obrigado.

Eu acho que vale a pena pois a SCBCD 5.0 ainda ta em beta então a que existe é essa. Outro ponto é que a maioria das empresas ainda que utilizam EJB utilizam a versão 2.x. Outro ponto é que acredito que a migração dessas para o EJB 3.0 deva demorar mais um pouco. Até lá muita coisa acontecerá. Porém nada impede de utilizar o EJB 3.0 para clientes/empresas que ja tenham adotado essa versão.

Abraço

Parabéns cara!!!

Mandou bem mesmo… Espero logo também fazer a SCBCD (versão antiga mesmo)…

Qto vc estudou diariamente para essas provas? No ritmo que vc está em 1 ano e meio chega a umas 10 certificações… rs

Eu também pretendo fazer a SCEA (estudando a partir de Janeiro quando eu fizer a SCBCD) e depois alguma outra prova de Java e de algum banco de dados (Oracle ou SQL Server)…

Concordo também com vc sobre esse tipo de prova ser “decoreba”… Estudar para a certificação não é apenas decoreba… Depois que estudei para a SCJP passei a ter uma compreensão realmente boa de Orientação a Objetos, o que me ajudou muito em meu trabalho… Além disso, percebi que com disciplina era possível me arriscar em outras certificações (SCWCD aonde também passei) sem gastar fortunas em treinamentos nem sempre garantidos… Claro também que alguns se beneficiam do esquema de memorização…

Acho também importante não apenas se voltar para a tecnologia Java quando o assunto é certificações… Como comentaram em um outro post (não me lembro se foi aqui no GUJ mesmo), é bom vc também ter bons conhecimentos em um sistema operacional (Linux) ou mesmo num banco de dados (Oracle ou SQL Server)…

Parabéns!

Eu também estava querendo tirar essa certificação, mas acabei relaxando nos estudos. Até comprei o livro do Head First EJB.
Ouvi dizer que é preciso ler a especificação de EJB. É necessário mesmo ou só lendo o livro já tá bom?

Olha… consultar algum assunto mais nebuloso é uma boa na especificação… Agora ler toda ela só se vc tiver tempo e paciência suficientes…

Vou tentar me preparar para a prova sem fazer isso (como fiz na SCWCD)…
Apenas consulto às vezes algo que tenho mais dificuldade para assimilar, buscando
assim melhorar meu entendimento.

Como sugestão, acredito que vc possa até já ter visto isso, fica aqui o link com resumos da SCBCD que consta no JavaRanch:

http://www.valoxo.ch/jr/SCBCD_Links.html

Recomendo muito que vc leia o resumo do Mikalai Zaikin que é citado na página e os resumos dos capítulos do Head First EJB feitos por esse tal de Frederic Esnault… São uma mão na roda para ajudar a se lembrar de detalhes quando o exame estiver próximo.

Bem, o que falei aqui é uma opinião pessoal e foi a melhor forma que encontrei para para passar na SCWCD… Espero que a fórmula também se mostre válida quando eu for fazer a SCBCD em Janeiro…

Falou!!!

Eu já tinha experiência em EJB antes de fazer a prova. Eu estudei 2 semanas num ritmo de umas 4 horas por dia. Só o livro Head First EJB é o suficiente.

Eu achei o simulado do Whizlabs também muito útil, pois fazendo bastante simulados vc quebra cara e vai vendo onde ta fraco e vai melhorando nesses pontos.

Parabens cara, tudo de bom pra voce.,
vou fazer a de SCWCD proximo dia 29/12.
Esperem noticias minhas :slight_smile:

Concordo em numero genero e grau. E por mais que você
decore , vai ser uma decoreba “sadia” até hoje ainda lembro coisas
da SCJP e da SCWCD dei uma parada nos estudos e estou retomando
eles novamente, agora mais tranquilamente…

Ontem fiz meu meu “primeiro” mock exam fui bem fiz 70% no EJBPlus
da enthuware , bom te adicionei no MSN pra trocar uma ideia mas ta
complicada as coisas por ai pelo visto.

Seguinte onde tu achou material sobre Responsabilites ( Bean Provider , Application Assembler… ) o material do HFEJB é muito fraco pra prova.
Outra coisa que eu senti falta tambem foi de material de MDB.

Onde voce arranjou material ? Poderia compartilhar ? Valeu !

:thumbup:

[quote=gui][quote=emerleite]
Certificação não é só decoreba como alguns pensam.

Um Abraço
[/quote]

Concordo em numero genero e grau. E por mais que você
decore , vai ser uma decoreba “sadia” até hoje ainda lembro coisas
da SCJP e da SCWCD dei uma parada nos estudos e estou retomando
eles novamente, agora mais tranquilamente…

Ontem fiz meu meu “primeiro” mock exam fui bem fiz 70% no EJBPlus
da enthuware , bom te adicionei no MSN pra trocar uma ideia mas ta
complicada as coisas por ai pelo visto.

Seguinte onde tu achou material sobre Responsabilites ( Bean Provider , Application Assembler… ) o material do HFEJB é muito fraco pra prova.
Outra coisa que eu senti falta tambem foi de material de MDB.

Onde voce arranjou material ? Poderia compartilhar ? Valeu !

:thumbup:[/quote]

No livro EJB da Kathy não tem não ???

*HFEJB = Head First - EJB

ah sim., foi mal :smiley:

Up! :smiley:

Se puder responde minhas perguntas:
http://www.guj.com.br/posts/list/48608.java#256408

Valeu! :thumbup:

Cara essa parte foi a mais chata pra mim na prova, isso é meio subjetivo em alguns casos. Isso foi um dos topicos que mais dive dificuldades no exame. Tem uma pequena regra que pode ajudar:

• O Bean Provider é responsável pelas coisas que estão diretamente relacionadas ao código do Bean.
  • O Application Assembler fornece a infra para o Bean
  • O Deployer Verifica tudo isso e configura as partes específicas do Servidor de Aplicação utilizado.

Porém tem algumas coisas meio chatas que tem que decorar mesmo não tem jeito, pois são regras ex:

A tag env-entry quem cria ela é o Bean Provider porém o valor, ou seja, env-entry-value quem preenche é o Application Assembler. Eu acho isso meio viajem para o nosso cenário Brasil e nem sei se la fora tem isso, mas a prova cobra isso :slight_smile:

Espero ter ajudado…