Passei SCEA 5 Parte 1

10 respostas
V

Ah muleke! 8)

Acabei de realizar a prova do SCEA 5 (parte 1), sendo aprovado em humildes 73%.

Gostaria de ter tirado mais :lol: , mas não deu :cry: .

Agora é só dormir um pouco e partir para a segunda parte. 8)

Um forte abraço e sucesso a todos.

10 Respostas

TangZero

Parabéns primeiramente, e quanto ao score, o importante é que a primeira etapa já se foi.
Qual foi o material de estudo?
Pretendo começar a estudar no próximo mês.

M

"

otavio

Vmpbb, antes de mais nada parabéns pelo resultado. A SCEA exige mesmo muito estudo, e a aprovação na primeira etapa é um bom incentivo para as próximas etapas que virão.

Comecei há uns 2 meses os estudos, e como ainda tenho que compartilhar meu tempo com o emprego, esposa e meu curso de piloto, a coisa está andando devagar.

Mas enfim, como foram os estudos? Usou algum material de apoio? Como eu já tenho alguns muitos anos de Java estou usando pouco material: J2EE design Patterns e especificação crua do JEE. Têm sido bem tranquilo, não tenho sentido dificuldade, já que tenho uma estrada no mercado já.

Mês que vem quero encarar alguns simulados, vamos ver como será o susto, hahahaha.

Abraços

V

E isso aí! Estou torcendo por vocês! 8)

Bem, sobre os estudos eu adotei a seguinte biblioteca:

• Design patterns: elements of reuseable object-oriented software;
  • Core J2EE Patterns: Best Practices and Design Strategies, 2nd Edition;
  • Core Java Server Faces;
  • Core Security Patterns - CAPÍTULOS 1 A 4;
  • EJB in Action;
  • J2EE Web Services By Richard Monson-Haefel;
  • SOA Using Java Web Services;
  • McGraw Hill - SCEA Sun Certified Enterprise Architect for Java EE Study Guide Exam.310-051 - Capítulos 4,6 e 10; e
  • SunPress SCEA Study Guide 310-051 - Capítulos 1, 4, 5 e 7;
  • JEE 5 Tutorial;
  • FJ 310-EE5 Developing Applications for the Java? EE Platform;
  • SCEA5 Guide by Mikalai Zaikin (http://java.boot.by/scea5-guide/) - Capítulos 1, 2 e 8;
  • Java Web Start White Paper - encontrado no site da Sun;
  • Diversos artigos na Internet sobre SOA, REST, WS-Security, Java IDL, Corba, RMI, RMI-IIOP, RMI-JRMP;

[color=darkred]Obs.: Como já sou SCWCD acabei focando nas camadas de negócio e integração.[/color]

Durante a leitura dos livros e artigos esqueça os códigos ou detalhes relacionados. Embora eu entenda que a prática leva a perfeição e forneça uma visão bem melhor do que a teoria etc. No entanto, tenha foco na essência, nos benefícios, na empregabilidade, nos pontos fortes e fracos de cada tecnologia ou abordagem, bem como quando adotar uma e não outra (Ex.: JSP ou JSF? Web Service ou JMS? JPA ou Pojo c/ DAO?).

Bem, sobre os simuladores eu comprei estes para entender a forma e pegar o jeitinho sobre o ambiente do exame:

• Whizlabs SCEA 5.
  • Sun ePratice.

Ambos foram de grande utilidade, mas não chegaram perto da dificuldade do exame, que exige mais concentração e apresenta questões com opções sutis, a qual na maioria das vezes não permite a velha estratégia da eliminação.

Bom, é isso.
Espero ter motivado o pessoal a também prosseguir nesta empreitada.

Muito obrigado pela atenção e sucesso a todos. :smiley:

M

Parabéns Vivaldo,

Você merece esta vitória, tenho te acompanhado nestes últimos dias e vi como vc teve que se equilibrar entre família(esposa e filhos), trabalho e igreja. Você é um campeão, glória a Deus por isto.
Vou aproveitar as suas dicas para me empenhar nesta batalha tb, vlw.
bland

Vivaldo, parabéns!

Muito sucesso e certificações para você.

Você poderia descrever como funcionam as etapas da SCEA?

A primeira etapa é uma prova? Um projeto? E as subsequentes?

Abraço.

Roger75

Parabéns! :smiley:

Raphael_Lacerda

comente sobre as questões ae!

parabens!

victorwss

Parabéns.
Fale mais um pouco sobre a prova.

H

Parabéns!!!

Criado 26 de janeiro de 2009