Boa noite pessoal!
Antes de tudo já quero deixar meus sinceros e profundos agradecimentos ao amigo Link_pg, o cara me ajudou muito. Valeu!!
Nao querendo ser simplismente mais um aprovado e nem contar vantagem por essa façanha, venho deixar meus relatos da prova. Acho que tenho obrigaçao de deixar minha experiencia com relaçao a prova, pois foi baseado em outros relatos que fui traçando meus estudos e sanando minhas duvidas. Bem, entao vamos lá.
Fiz a prova em Brasilia na Foton. Conselho, se possivel nao marquem sua prova para a parte da tarde.
Nao sei se adianta, mas eu segui os conselhos dos colegas e no primeiro questionario de sete questoes, marquei que eu nao sabia nada, que nao dava conta de resolver absolutamente nada.
O que caiu.
Herança e polimorfismo. Class A , Class B extends A, Class C extends B e varias chamadas a metodos, verificando em qual classe o metodo sobrescrito irá ser chamado. Muitos desses metodos misturados com exceçoes. Estudem.
Casting. Tanto para tipos primitivos quanto para Objetos.
Wrappers. Varios metodos sobrecarregados com Long, Integer , Short , int e uma chamada desse metodo passando um valor e pedindo o output de qual metodo será chamado.
Assertivas. Apenas historinhas perguntando onde seria mais viavel de usá-lo.
Exceçoes. Aprenda toda a hierarquia. O que é checada e a que nao é.
Controle de fluxo. Novo for e os basicos if, while e muita atençao com o do while.
Atençao agora… Decorem todos os metodos do capitulo referente a API, principalmente os que envolvem IO. Obs: Verifique o que é passado nos construtores das classes de leitura e ecrita de arquivos, principalmente o PrintWriter. Desse ultimo cairam quatro questoes. Regex veio apenas uma bem tranquila. Estudem a diferença do split() com as chamadas utilizando regex. DateFormat e NumberFormat , decorem todas as instancias possiveis. Serializaçao, o livro da K&B aborda o necessario, aprendam seus exemplos e estará tudo bem.
Conjuntos vieram 8. Maioria historinhas. Estudem o comportamento de cada interface junto com classes que as implementam, principalmente
Generics. Leia esse capitulo e faça tatos exercicios quanto puderem. É pauleira, muita coisa. Sendo assim dem muita atençao a ele.
Threads nem se fala. wait, notify, join, saibam detalhadamente suas caracteristicas. O que mantem e o que libera o objeto dentro de um metodo sincronizado.
E por ultimo. Nao achem besteira estudar o ultimo capitulo do K&B, Classpath e .jar. Veio umas cinco questoes. Nao deixem passar em branco.
O que nao veio. Enuns, acoplamento e coesao, DataOutputStream e sua entrada.
No mais pessoal é isso. Apenas deixei aqui topicos dos assuntos mais relevantes. Para quem está se preparando é obrigado a entende-los muito bem.
Quero agradecer aos posts dos outros amigos aprovados e para aqueles que estao nesse caminho boa sorte. Lembrando que aqueles que forem aprovados, nao deixem de postar suas experiencias no forum.
[]´s a todos … Carlos!!