Aeee pessoal. Consegui passar com 93% no exame para SCJP 5.
Fiz a prova em inglês mesmo, pois fiquei preocupado da tradução ser ruim.
Uma dica pra quem for fazer esse exame:
Anotem todas as respostas das questões drag n’ drop no papel se quiserem revisá-las. Eu havia lido já sobre isso e realmente você perde o que preencheu se for revisar a questão. Esse tipo de questão tem um botão que você clica e uma janela é aberta com o código, se já estiver preenchido ele avisa que irá apagar se for aberto.
Livros usados:
1.Certificação Sun para Programadores e Desenvolvedores Java 2 - Guia de Estudos Exames 310-035 e 310-027
Sierra, Kathy / Bates, Bert
(eu ia fazer exame para 1.4, mas decidi fazer 5)
SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide (Exam 310-055) (Certification Press Study Guides)
Sierra, Kathy / Bates, Bert
Olá Victor, quanto tempo você estudou e como vc se saiu nos seus primeiros exercícios???
V
victor_vsPJ
Christielen, no inicio do ano comecei a estudar para tirar SCJP 1.4 durante 2 meses. Porém resolvi fazer SCJP 5, mas como não estava dando tempo para estudar deixei para metade do ano. Durante esse tempo estava lendo aos poucos o livro para essa certificação. Voltei a estudar para valer no inicio de Julho e depois de 2 meses fiz a prova.
Quanto aos exercícios, primeiramente eu fiz os do livro. Neles tive um indicie bem abaixo do que tirei na prova dependendo do assunto. O mais importante nesta etapa é aprender com erros.
Depois que estudei bem pelo livro resolvi fazer os simulados. Nos últimos da Whizlabs estava tirando em torno de 80%. Porém nos primeiros fui bem abaixo disso verificando que é importante fazer bastante simulados, pois quanto mais exercícios fizer mais dúvidas vão surgir e assim você consegue analisar no que precisa estudar mais.
D
DeyvidDuckPJ
Parabéns irmão,
Pow véio o link do rapidshare não esta mais disponível! Um abração e sucesso
Deyvid Rannyere Moraes Cota
G
guilherme_anobilePJ
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por esta conquista.
Tenho umas dúvidas que creio você possa me ajudar.
Tenho estudado (há um mês) para a certificação 1.4 e segundo meu planejamento irei levar mais uns 2 para rever todos os conceitos necessários.
Gostaria de saber se é tranquilo eu mudar o foco para a prova 5.0 onde eu penso em terminar meu planejamento (estudando para 1.4) e depois estudo os principais novos conceito do java 5. Do seu ponto de vista (uma vez que estava estudando para prova 1.4) esta mudança de versão mudou muito a sua linha de estudo? Na prova para o Java 5 caiu bastante questões pertinentes aos conceitos básicos implícitos no Java1.4?
Sucesso.
Agradeço…
S
SchuenemannPJ
Tem muitos assuntos novos na 5.0, como também tem assuntos da 1.4 que não caem mais. Eu acho que se você usar um material para a nova versão, consegue sem problemas.
O tempo que você gastou estudando certamente não foi 100% perdido.
S
servyplus
Oi victor_vsPJ
Li suas dicas de estudos para certificação java e gostei bastante, parabéns por mais uma conquista!
Eu estou querendo estudar para também fazer a prova de certificação java, mais tenho umas dúvidas.
Que você me aconselha…
Estudo para java 5 ou java 6 ?
Se eu estudar pelo os livros:
Use a cabeça - Java (português)
SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide
SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Study Guide
e…
Pelo os simulados:
Whizlabs SCJP5.0
Whizlabs SCJP6.0
…irei obter uma boa pontuação na prova de certificação?
Este material para estudo é melhor português ou Inglês?
Abraço irmão,
evertonsilvagomesjav
ramoswdsw:
Oi victor_vsPJ
Li suas dicas de estudos para certificação java e gostei bastante, parabéns por mais uma conquista!
Eu estou querendo estudar para também fazer a prova de certificação java, mais tenho umas dúvidas.
Que você me aconselha…
Estudo para java 5 ou java 6 ?
Se eu estudar pelo os livros:
Use a cabeça - Java (português)
SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide
SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Study Guide
e…
Pelo os simulados:
Whizlabs SCJP5.0
Whizlabs SCJP6.0
…irei obter uma boa pontuação na prova de certificação?
Este material para estudo é melhor português ou Inglês?
Abraço irmão,
Cara vc viu a data do post? O.o
S
servyplus
Claro! Colega.
evertonsilvagomesjav
:shock:
Diabo_Loiro
parabéns
S
servyplus
Valeu Diabo Loiro,
Se você poder responder a minhas dúvidas referente meu 1º post eu lhe agradeço!
Diabo_Loiro
cara faça a scjp 6 nao tem diferença com 5 a não ser por 2 interfaces e uma classe … simples… coisa de meia hora de estudo.
recomendo o livro da kathy sierra e o use a cabeça design patterns pois ajuda a entender o livro…
por exemplo leia o kathy sierra sem se preocupar em entender tudo depois Ler o design patterns e retorne ao kathy sierra você vai sentir uma diferença
e faça o Maximo de simulados que puder principalmente o master exam e o testkiller cuidado pois este ultimo tem questões erradas… quando voce começar a pegar erros no test killer vai ver que ta ficando bom…
teste todas as perguntas que tiver duvida sem pressa.
S
servyplus
Valeu mesmo amigo… Obrigado!
Um outro dia eu volto aqui para postar o meu percentual de aprovação obtido na prova, …aos estudos agora.
Um grande abraço!
S
servyplus
Sobre lêr o Design Patterns seria o de James W. Cooper?
yastorm
Pq ler design patterns para prova :?:
S
servyplus
Não sei, foi o que Diabo Loiro falou “… depois Ler o design patterns …” no post anterior por isso achei estranho!
Diabo_Loiro
por que ajuda a entender as coisas… por exemplo o java/io é decorator… tem varias partes do java que implementão os patterns é sempre bom…
o livro é o use a cabeça Design Patterns… “head first”