Passei - scjp 6 - 93%

49 respostas
rmala_ti

Pessoal,
Fiz a prova sábado e consegui passar com score de 93% (56 de 60).

Com muita satisfação venho aqui no GUJ registrar a minha trajetória para conseguir a minha certificação.

A parte mais complicada desse processo foi que minha esposa está grávida de 9 meses, e durante 2 meses eu praticamente tive que deixá-la de lado pra me dedicar.

Eu separei por tópicos, fica mais fácil de saber diretamente como foi a prova, simulados…

O Começo de tudo…
Um nota ZERO na primeira prova de programação do curso me fez acordar pra vida. A partir desse zero, comecei a estudar que nem louco tudo referente a programação e o que é melhor, comecei a gostar. Programação era algo que eu detestava.
Estava estagiando no CPqD em Campinas e como não tinha dinheiro, um colega me emprestou o livro de certificação da Kathy Sierra pra tirar cópia.
Comecei a estudar no final de 2007, não sabia nada de programação além do básico ensinado na faculdade. Não queria simplesmente passar, queria aprender os fundamentos da linguagem, e acho que consegui.
Foram dois anos estudando Java, mas os últimos 2 meses de estudos foram fundamentais.

Simulados…
Considero os simulados fundamentais para quem quer tirar a certificação. Não para decorar questões mas para fixar o conteúdo. Se for pra decorar alguma coisa, vai pra outra área. Programação tem que entender pra ficar pra sempre gravado, tem que fazer sentido.

As minha médias:
Inquisition (John Meyers): 53% na primeira tentativa
Inquisition (John Meyers): 74% na segunda tentativa com 15 dias em relação ao primeiro
TestKiller: 85 a 90 % ( eu fiz mais de 300 exercícios em 2 versões)
MasterExam: 56%, fiquei desanimado com a média e nem tentei mais.

A prova…
Neste sábado dia 27 cheguei cedo a KaSolution da rua da Boa Vista em São Paulo. Tive que aguardar por 30 minutos, nesse intervalo aproveitei pra ir no banheiro, tomar uma água, enfim, relaxar.
Fui autorizado a entrar na sala de testes com uma garrafinha de água mineral. Atenção, não levem garrafinha de água pra prova, eu já explico o motivo.
No início estava um pouco nervoso. Logo de cara caiu uma questão longa a respeito de acoplamento, coesão e encapsulamento. Como meu inglês é ruim, deixei marcada pra revisão e fui pra próxima.
Na metade da prova já havia consumido toda a água, e começou a me dar uma vontade insuportável de ir ao banheiro. Não teve jeito, pedi autorização e saí correndo… rsrsrrs
Voltei a sala meio quilo mais leve creio eu…

As questões…
Caíram umas 3 sobre regex, 3 sobre treads, muita, muita orientação a objetos. Classes DateFormat, Calendar que eu me lembro foram 2 questões.
Drag and Drop caíram umas 6 questões. Collections e generics foram umas 4.
A minha prova teve 2 a 3 questões iguais ao TestKiller e mesmo assim eu tive que resolver pois não lembrava das respostas.
Terminei a prova faltando 50 minutos e foi esse tempo que gastei pra revisar as questões marcadas e passar o olho em toda a prova.

Alívio…
Apertei o End faltando 8 minutos…
Sai da sala e fiquei esperando a moça me dizer ?Parabéns?, mas ela não falou nada… Ai eu pensei: ?Reprovei?. Mas eu consegui passar. Fui ao banheiro e soltei um grito de alívio.
Me senti o IMPOSTOR ao comer salgadinho e beber refrí da galera que estava no coffe break de cusos Micro$oft, mas eu tinha acabado de fazer uma prova cansativa, eu merecia um pouco de comida. rsrsrs

Agradecimentos…
Deus, minha família e esposa Ana Paula que junto a minha filha que me deram forças.
Ao pessoal do trabalho, em especial um camarada aqui chamado Roberto que me deu muita força.
Ao Deivid Mardegan do CPqD que me emprestou o livro.
A galera aqui do GUJ, thingol, Sérgio Taborda, Paulo Silveira que é um dos responsáveis por manter o GUJ, brrodo (Rodolfo) que tirou várias dúvidas pelo msn, ViniGodoy com suas respostas claras e precisas, e muitos outros que infelizmente não lembro o nome agora. Mas que eu divido com vocês esta vitória.

O que significa…
Esta certificação pra mim representa a vitória do esforço sobre o desânimo, das horas de sono perdidas madrugadas a fio sobre o ócio. Do café e do pó de guaraná sobre o nescal, da força de vontade sobre a desconfiança.

Mas isso é pouco, eu quero muito mais!

Já estou pronto pra próxima.

Fé em Deus.

Obrigado à todos!

49 Respostas

marcosvidolin

Parabéns rmalati ótimo score!

[]'s

A

Parabéns amigo, ótimo score.
Perguntar não ofende: compensou deixar a esposa grávida 2 meses pra se dedicar pra SCJP?

Abraços!

Paulo_Silveira

parabens Rodrigo, pela prova e pelo bebe!

excelente nota e a comunidade agradece os detalhes dados do seu estudo e prova!

abracos

walissongpi

:smiley: Parabéns!!! É mesmo muito bom passar na SCJP. O sentimento é indescritível. Só passando por isso pra saber. Qual será o próximo objetivo.

Rafael_Marques1

Parabéns rapás!!

excelente score!!!

rafaelpaz

Parabéns rmalati! Isso é apenas o resultado de seu esforço e de pura força de vontade. A falta de dinheiro no começo e as horas de sono não o impediram de prosseguir e alcançar o seu objetivo! Parabéns mais uma vez pelo esforço, dedicação e foco!!

B

Parabéns!

Diabo_Loiro

eaeee boa… agora corre pra scwcd antes que acabe uhal.

V

parabens rmalati ótimo score
qual certificação pretende fazer agora???..

Rafael_Marques1

o engraçado é que a minha prova foi completamente o contrário!

não caiu regex, caiu uma quantidade moderada de OO, algumas de IO e MUITAS sobre Thread, Colections e Generics, além de muitas drag n’ drop!

e o mais engraçado, caiu 2 questões IGUAIS! hahahaha

acho que o que mais caiu foi threads…

mas novamente, parabéns! :wink:

vai prestar alguma outra?!

eu passei na minha o mês passado, mas por enquanto vou dar um tempo… estou lendo sem compromisso o head first de servlets, mas estou dando mais atenção pro effective java…

abraço :wink:

rmala_ti

andre_mbm:
Parabéns amigo, ótimo score.
Perguntar não ofende: compensou deixar a esposa grávida 2 meses pra se dedicar pra SCJP?

Abraços!

É complicado isso, e não sei responder se compensou.
Mas acho que ela um dia vai entender, pois se estou estudando é pra tentar um futuro melhor pra ela.

Abraço.

joao_penta

Parabens!

L

Parabénsss velho!!
eu via seu “desespero” nos simulados, questões e etc em relação a certificação aqui no fórum (não posto muito, mas sempre estou aqui)…parabens mesmo

quero está em breve descrevendo esse sentimento que você está agora, he he

[]'s

rmala_ti

Eu ainda não sei ainda, não tinha pensado.

Pretendo estudar pra outra certificação, mas ainda não sei qual.

O que eu sei é que quero trabalhar com Java para Web.

Talvez eu preste SCWCD mas sinceramente preciso analizar melhor.

Alguma dica?

rmala_ti

LuanMelo:
Parabénsss velho!!
eu via seu “desespero” nos simulados, questões e etc em relação a certificação aqui no fórum (não posto muito, mas sempre estou aqui)…parabens mesmo

quero está em breve descrevendo esse sentimento que você está agora, he he

[]'s

É isso ai, tem que pegar firme e estudar.

Boa sorte pra vc!

rmala_ti

Paulo Silveira:

parabens Rodrigo, pela prova e pelo bebe!

excelente nota e a comunidade agradece os detalhes dados do seu estudo e prova!

abracos

Paulo,

eu é que tenho muito a agradecer a você e a todos aqui do GUJ.

Sinto muito feliz por fazer parte dessa família!

Obrigado pelas suas palavras.

Abraço.

V

rmalati desculpe perguntar mas como vc avalia o nível das questões sobre genéricos na prova???..
são complicadas msm???..
parabens novamente…
até mais…

taaqui

Parabéns pelo bebe.

rmala_ti

vmsb11:
rmalati desculpe perguntar mas como vc avalia o nível das questões sobre genéricos na prova???..
são complicadas msm???..
parabens novamente…
até mais…

Essa parte eu acho que lí umas 15 vezes ou mais.
Então é complicado te falar, mas eu achei mamão com acúcar, mas é pelo fato de ter feito muito mais que precisava pra prova, entende?

Quando comecei a fazer simulados essa era uma parte que eu apanhava, mas agora é bem tranquila.

Repito, os simulado ajudam muito a tornar as coisas mais claras.

Obrigado, tomara que vc passe tb.

Abraço.

V

Parabens kraa !
E fica tranquilo que
daqui alguns dias chega o papel com selinho brilhoso na sua ksa "

rmala_ti

v_vinicius_v:
Parabens kraa !
E fica tranquilo que
daqui alguns dias chega o papel com selinho brilhoso na sua ksa "

Ah cara que massa, mas ainda não veio o email do CertManager pra eu confirmar os dados.

Obrigado.

pedroroxd

Ow…
Todas as questões são abertas?

rmala_ti

Nessa prova não tem questões dissertativas.

São do tipo multipla escolha.

Algumas são do tipo “Preencha as lacunas”, as famosas Drag and Drop.

Certificações acima desta possuem questões dissertativas.

OliveirakunJava

Parabéns Rodrigo, pela certificação e pelo bebê :slight_smile:
Seu score foi excelente!

Boa sorte e sucesso pra vc!!

rmala_ti

Valeu Francis.

Vamo pra próxima!

Metal_Java_Full

Cara meus sinceros parabéns!

Eu também vi o seu esforço aqui no fórum e, ao contrário de você, não estou lá muito seguro quanto a mim…

Recentemente fiz o simulado oficial no site da Sun (ou ex-Sun :slight_smile: ) e obtive 82%. Foi um bom escore em se tratando de ser quase a mesma prova, mas ainda tenha lá minhas lamentações, dentre elas o fato de estar há apenas 1 mês estudando pra exame (E já conhecendo a linguagem, 6 meses de experiência e, sobretudo, muito gás nos estudos!)… Hehe

Espero estar compartilhando essa alegria com vocês esses dias…

Abração!

R

devo registrar meus parabéns…
não pela prova, mas por mais uma história de dedicação :slight_smile:

abs!!

rmala_ti

Metal Java Full:
Cara meus sinceros parabéns!

Eu também vi o seu esforço aqui no fórum e, ao contrário de você, não estou lá muito seguro quanto a mim…

Recentemente fiz o simulado oficial no site da Sun (ou ex-Sun :slight_smile: ) e obtive 82%. Foi um bom escore em se tratando de ser quase a mesma prova, mas ainda tenha lá minhas lamentações, dentre elas o fato de estar há apenas 1 mês estudando pra exame (E já conhecendo a linguagem, 6 meses de experiência e, sobretudo, muito gás nos estudos!)… Hehe

Espero estar compartilhando essa alegria com vocês esses dias…

Abração!

Você vai passar sim, mas tenta ficar o mais calmo possível.

Abraço e boa sorte!

rmala_ti

Rojas:
devo registrar meus parabéns…
não pela prova, mas por mais uma história de dedicação :slight_smile:

abs!!

Valeu, obrigado.

L

rmalati:

Alguma dica?

Faz a SCWCD em quanto tempo. Não sabemos ainda o que a Oracle irá fazer com as certificações.

moacirjava

Já estudo para a certificação a mais ou menos 6 meses e dificilmente passo dos 50% de aproveitamento, será que dá pra tentar a prova?

douglas_vidotto

Parabéns rmalati. Pela Certificação e pelo bebê! Foi uma pontuação muito boa! Sucesso para você!! Grande abraço!

rmala_ti

Lucas Emanuel:
rmalati:

Alguma dica?

Faz a SCWCD em quanto tempo. Não sabemos ainda o que a Oracle irá fazer com as certificações.

É eu vou tentar comprar o voucher pelo SAI até o meio do ano.

Valeu.

rmala_ti

Mas vc diz 50% em quais simulados?

Dá uma pesquisada aqui no GUJ e veja a média de quem já passou.

Foi assim que eu me basei pra fazer a prova.

Abraço.

rmala_ti

Opá, obrigado Douglas.

Vc tb mandou bem!

Abraço.

Metal_Java_Full

Se você estuda há 6 meses e só tá fazendo esse percentual deve haver algo errado! Qual o simulado? Já fiz alguns simulados várias vezes e também não passava dos 50%, porém no fim estava preparado!

vlew :!:

moacirjava

Se você estuda há 6 meses e só tá fazendo esse percentual deve haver algo errado! Qual o simulado? Já fiz alguns simulados várias vezes e também não passava dos 50%, porém no fim estava preparado!

fiz tantos simulados, entre eles testkillers, whizlabs, masterexam e alguns simulados em .exe, também as questões de um site chamado “danch…”

Quem sabe não estou na mesma situação que você?!!!

rmala_ti

fiz tantos simulados, entre eles testkillers, whizlabs, masterexam e alguns simulados em .exe, também as questões de um site chamado “danch…”

MasterExam é complicado pois não diz quantas respostas escolher, eu me perdi um pouco nele.

TestKiller é o mais fácil que tem, se você num tiver tirando pelo menos 70% nele nem vá fazer a prova.

É minha opnião.

Abraço.

Metal_Java_Full

Realmente o Test Killer é bem facinho mesmo!
Tava fazendo e vi que estava acertando d+, entao pensei ou estou mto bem na fita (killer = “Matador” Heheh), ou esse teste é bem ligth memso! Acho q eh a segunda mesmo!

moacirjava

MasterExam é complicado pois não diz quantas respostas escolher, eu me perdi um pouco nele.

TestKiller é o mais fácil que tem, se você num tiver tirando pelo menos 70% nele nem vá fazer a prova.

É minha opnião.

Abraço.

70% no testkiller eu to tirando.

Metal_Java_Full

Acho que tá na medida!

:!:

Rafael_Marques1

na minha opinião, se vc está achando fácil o testkiller e acerta quase tudo, tirando alguma questão que qndo vc ve a resposta vc pensa “poutz, logico q era isso”, vc pode fazer a prova tranquilo :wink:

moacirjava

O que é foda é que as vezes erro por falta de atenção…

E

Boa tarde. Gostaria de saber em quais sites voce fez os simulados. E se por eles ao final tem como saber o score, nota da prova?

Desde já agradeço.

pedroroxd

Vo tentar fazer ela no final do ano…
Mas vou fazer o curso preparatório do caelum antes… E dar uma estudada + fundo…
Vlws ae, e parabéns pelo score e pela dedicação!

rmala_ti

estevamdf2:
Boa tarde. Gostaria de saber em quais sites voce fez os simulados. E se por eles ao final tem como saber o score, nota da prova?

Desde já agradeço.

Pode me enviar um email que te envio os simulados que utilizei.

[email removido]

Abraço.

moacirjava

Aqui mesmo no fórum vc encontra vários sites com os mocks e procurei mais na internet. Fiz todos os que eu achava. Manda seu email por mensagem privada que te envio.

anurb.coimbra

Parabéns, vc foi muito bem.

Eu preciso tomar vergonha na cara e tirar a SCWCD… estou com o voucher já…

L

muito bemm parabens

Criado 1 de março de 2010
Ultima resposta 9 de mar. de 2010
Respostas 49
Participantes 24