Passei SCJP 6!

15 respostas
Diego_Silveira

Bom dia pessoal,

Conforme a tradição estou postando aqui no GUJ minhas experiências sobre as prova de certificação SCJP 6.
Fiz a prova em Uberlândia-MG (Zillion) no dia 22/01/09 e passei com um score de 87%.
Realmente não é uma prova fácil, mas estudando pelo livro da Kathy Sierra é tranquilo, cobre 120% do conteúdo :lol: .

Estudei por uns 3 meses, fiz simulados e fiz a prova. Fiz Whizlabs, MasterExam, SCExamLab, e o exame de proficiência da Sun.
Os que mais se aproximam da dificuldade real da prova são os MasterExam e o Sun Proficiency Exam.
Muitas questões sobre thread, duas delas foram bem complicadas.
Estudem bem a API das classes DateFormat, NumberFormat, String, StringBuilder, StringBuffer, Calendar, Console, Scanner, File, FileReader, FileWriter, BufferedReader, BufferedWriter e PrintWriter. Essas classes estão em grande parte das questões.
As classes java.util.Collections e java.util.Arrays, interfaces SortedSet, SortedMap, NavigableSet e NavigableMAP também aparecem com frequência.

Em suma, com um pouco de dedicação aos estudos e bastante atenção/concentração na hora do exame são suficientes para a aprovação. Com relação ao tempo de prova de 3:30hs, achei tranquilo, fiz a prova com muita calma em 2:20hs.

Estou à disposição para ajudar quem está em busca dessa certificação e desejo boa sorte!

15 Respostas

D

Parabéns.Onde eu consigo o Sun Proficiency Exam??

ricardo13

olá,

Parabéns pela sua certificação !!!

Ricardo

aix

Prabéns meu velho!!!, em alguns dias sou eu ^^

rafaelsantos1983

Parabéns Diego !!!

taaqui

Parabéns Dr., tenho algumas perguntas:
A quanto tempo você estuda e quantas horas por dia, seu cronograma de estudos diários, e o material que você estudou foi da prova Java 5 estou errado? estou estudando pelo mesmo livro da kathy Java 5 junto com o livro do Roberto Serson que é Java 5 também, e quero fazer a prova Java 6, você pode me dizer as diferenças técnicas, desculpe se estou falando besteira, sou novo nesse mundo.

gustavobs

Estou estudando para certificação e percebi que se aprende mesmo é fazendo simulados, estudei 2x o SCJP e realmente é muito bom, se aprende muito nele… mas é importante fazer muito simulado para pegar as “malandragens”… e é importante errar sim! Quando se erra e se vai atrás do erro, dificilmente errará de novo o mesmo assunto.

G

Ola Diego,

Gostaria de saber quantas horas diarias voce estudou durante o periodo de 3 meses?
leu o livro quantas vezes?
revisou alguns capitulos para sanar algumas duvidas? e para memorizar as API’s das classes que voce citou, como foi o processo?
Qual era a media de nota que tirava no Whizlabs e nos outros mocks? nas questoes que estao no final de cada capitulo do livro da K&B qual era a media sua de acertos?

Tambem estou estudando para a prova e dentro de poucas semanas vou fazer a prova, gostaria de algumas dicas e sugestoes para que eu tambem consiga a certificacao.

Obrigado,

Diego_Silveira

Este link: http://www.sun.com/training/certification/assessment/index.jsp

Não tinha um padrão… em média 2 horas/dia de semana e umas 4h/dia de fim de semana…
Às vezes chegava cansado da empresa e nem pegava… o importante é não abandonar :slight_smile:

1 vez… é o suficiente… na última semana li os Drills (resumos) de todos os capítulos.

Uns três dias antes peguei pra estudar apenas API dessas classes

Whizlabs ~ 70%
SCExamLab ~ 70%
Proficiency Exam ~ 85%
Master Exam ~ 75%
Exercicios do livro Kathy: ~ 60% nos primeiros, ~ 90% nos últimos… Motivo: fui pegando o jeito das questões. A cada capítulo lido, fazia os exercícios.

Estudei pelo livro SCJP 6 da Kathy Sierra em inglês. Comprei esse livro no Amazon.

G

A legal cara… eu estou meio preocupado com os mocks que eu ando fazendo do livro, acabei de ler o ultimo capitulo 10, e fiz o self-test, ai quando fui ver acertei menos que a metade… mas como o livro sempre tem aquela bem dita frase (choose all that apply), eu acabo nao escolhendo todas corretas ou algumas erradas, ai eu conto como erro… porque se for assim entao eu tenho uma media de uns 60% de acerto.
Esses acertos de ± 60 - 90% que voce fazia era na lata? ou sempre tinha umas alternatiavas que voce escolhia que nao estavam certas e mesmo assim voce contava?

Eu sei que no exame real nao tem isso, pois creio que seja soh uma alternativa correta… mas estou um pouco preocupado com o meu desempenho nesses self-tests do livro.

Abracos,

sandokandias

Parabéns pombo !

[]s.

G

sandokandias:
Parabéns pombo !

[]s.

?!?!?!

Diego_Silveira

Só contava como acerto aquelas questões que batiam todas as alternativas… Ex: resposta certa no livro era B,C,E e eu marquei B,C contava como errada… não tem meio certo! 0 ou 1…

sandokandias

gumatias:
sandokandias:
Parabéns pombo !

[]s.

?!?!?!

?! ahn

G

sandokandias:
gumatias:
sandokandias:
Parabéns pombo !