Ae pessoal !! Como ritual aqui do forum vim deixar meu depoimento sobre a prova que fiz.
Preparação:
Iniciei os estudos no dia 10 de junho… Utilizei a seguinte tática: leitura completa do livro Head First Servlet e JSP, e enquanto lia, ia fazendo um resumo para fixar melhor e ter um guia resumido para uma rápida fixação quando chegasse perto da data da prova.
Escolha da data:
Exatamente uma semana e meia após terminar a leitura do Head First
Materiais de Apoio
Comprei um pequeno livro nacional de um tal de Rafael Pereira que também é um guia preparatório pra essa prova, mas por ele ser bem pequeno e de letras grandes, serve como uma leitura de remember rápido na semana anterior à prova. Vale ressaltar que somente ele não faz ninguem passar nessa prova, recomendo usar ele apenas como apoio pois ele eh muito superficial e ainda tem alguns conceitos errados, que se contradiziam com o Head First. A leitura primordial tem q ser mesmo a Head First, mas sabendo filtrar esses deslizes, até vale ler ele rapidinho soh pra fixar o principal.
Simulados:
O simulado final do Head First é bem mais dificil que a prova, então tirando mais de 70% nele, é quase certeza de aprovação. Fora ele, tem o do livro do Rafael Pereira que é bem fraquinho (coisa pra quase gabaritar), mas serve tbm pra lembrar o básico. E um simulado que eu gostei bastante, e que o tipo de questao se assemelhou MUITO com as da prova, foram os simulados do site JavaBeat da prova 1.4. Estes estão seguindo o nivel de dificuldade que eu senti na prova, e minha nota da prova foi bem parecida com a dos mocks do JavaBeat.
Minhas Notas para comparação dos mocks ao resultado real:
Mock livro Head First: 72%
Mock do livro do Rafael Pereira: 96%
Mocks do site JavaBeat (média dos 4 que eu fiz): 86%
Minha nota da Prova SCWCD 5: 88%
Observações sobre a prova:
Achei em geral bastante fácil. Só tomem cuidado pois, apesar de ser a versão 5.0, caiu uma questão sobre “Functions EL” e uma sobre os operadores EL (eq, ge, le …) que, teoricamente tinham tirado dos objetivos, mas mesmo assim caiu. CUIDADO NISSO PESSOAL!!
É obvio que eles não iam jogar fora toda a base de questões da prova antiga neh…
Tbm tinham realmente algumas questões mais elaboradas, com um enunciado um pouco maior… tinham bem poucas do tipo “bater o olho e responder”.
O que mais caiu na prova no geral: Design patterns, EL, TagLibrary, jsp:useBean e segurança (bastante D.D. sobre segurança)
O que menos caiu: JSTL (exceto c:set e as de lógica) e TagFiles
Não caiu nada sobre declarações web.xml de ejb-ref, ejb-local-ref nem env-entry.
Eh isso ae pessoal, num escopo geral achei a prova fácil.
Espero que este depoimento sirva de incentivo para quem deseja arriscar nesta prova e BOA SORTE !