Passei SCWCD 5.0!

Ae pessoal !! Como ritual aqui do forum vim deixar meu depoimento sobre a prova que fiz.

Preparação:
Iniciei os estudos no dia 10 de junho… Utilizei a seguinte tática: leitura completa do livro Head First Servlet e JSP, e enquanto lia, ia fazendo um resumo para fixar melhor e ter um guia resumido para uma rápida fixação quando chegasse perto da data da prova.

Escolha da data:
Exatamente uma semana e meia após terminar a leitura do Head First

Materiais de Apoio
Comprei um pequeno livro nacional de um tal de Rafael Pereira que também é um guia preparatório pra essa prova, mas por ele ser bem pequeno e de letras grandes, serve como uma leitura de remember rápido na semana anterior à prova. Vale ressaltar que somente ele não faz ninguem passar nessa prova, recomendo usar ele apenas como apoio pois ele eh muito superficial e ainda tem alguns conceitos errados, que se contradiziam com o Head First. A leitura primordial tem q ser mesmo a Head First, mas sabendo filtrar esses deslizes, até vale ler ele rapidinho soh pra fixar o principal.

Simulados:
O simulado final do Head First é bem mais dificil que a prova, então tirando mais de 70% nele, é quase certeza de aprovação. Fora ele, tem o do livro do Rafael Pereira que é bem fraquinho (coisa pra quase gabaritar), mas serve tbm pra lembrar o básico. E um simulado que eu gostei bastante, e que o tipo de questao se assemelhou MUITO com as da prova, foram os simulados do site JavaBeat da prova 1.4. Estes estão seguindo o nivel de dificuldade que eu senti na prova, e minha nota da prova foi bem parecida com a dos mocks do JavaBeat.

Minhas Notas para comparação dos mocks ao resultado real:
Mock livro Head First: 72%
Mock do livro do Rafael Pereira: 96%
Mocks do site JavaBeat (média dos 4 que eu fiz): 86%
Minha nota da Prova SCWCD 5: 88%

Observações sobre a prova:
Achei em geral bastante fácil. Só tomem cuidado pois, apesar de ser a versão 5.0, caiu uma questão sobre “Functions EL” e uma sobre os operadores EL (eq, ge, le …) que, teoricamente tinham tirado dos objetivos, mas mesmo assim caiu. CUIDADO NISSO PESSOAL!!

É obvio que eles não iam jogar fora toda a base de questões da prova antiga neh…

Tbm tinham realmente algumas questões mais elaboradas, com um enunciado um pouco maior… tinham bem poucas do tipo “bater o olho e responder”.

O que mais caiu na prova no geral: Design patterns, EL, TagLibrary, jsp:useBean e segurança (bastante D.D. sobre segurança)
O que menos caiu: JSTL (exceto c:set e as de lógica) e TagFiles

Não caiu nada sobre declarações web.xml de ejb-ref, ejb-local-ref nem env-entry.

Eh isso ae pessoal, num escopo geral achei a prova fácil.

Espero que este depoimento sirva de incentivo para quem deseja arriscar nesta prova e BOA SORTE !

Parabéns.Obrigado por ter compatilhado com a gente
a sua metodologia de estudos to usando mais ou menos
a mesma e é bom saber que ela funciona.

Olá!

parabéns!

Boa sorte pra mim também, minha SCJP e amanha xD.

Abraço!

Parabens gibaholms !!! :wink:
Essa semana tambem irei fazer a SCWCD, espero conseguir passar tbm.

Parabéns cara.
To procurando tempo pra estudar e tirar a SCJP.
Boa sorte Sergio Figueras.

"

PArabens!

Congratulations!!
espero em breve iniciar com êxito minhas buscas pelas certificações… 8)

eai cara…
parabens…
tem como vc disponibilizar seus resumos pra galera?
eu passei na SCJP pelo os resumos do camilo… haha vai que o seus me ajuda…
se nao for de mais…
deluxeuo@hotmail.com
mais uma vez parabens

Dae cara… parabens!!

Eu fiz a prova SCJP 5 faz uns meses, agora estou estudando pra SCWCD 5, tu tem algum simulado bom alem do site JavaBeat?

Mto bom voce ter compartilhado seu conhecimento ae, isso ajuda muito nós que estamos estudando pra certificação… eu não conhecia o forum, então pra quem quiser alguma informação sobre a SCJP, eu disponibilizei no meu blog, quando criei ele, se quiserem dar uma olhada: http://jefersonmachado.blogspot.com/

grande abraço… flw!

[color=green]Olá.

Parabéns aí cara, muito bom.

Estou estudando pra tirar minha SCJP, talvez no ano que vem, também pretendo estudar para a SCWCD.

Até.[/color]

parabéns giba! vc merece

Meus parabens e obrigado pelo depoimento!!

Sucesso! :slight_smile:

Obrigado pelos parabéns pessoal !! Agora respondendo as perguntas:

Agora o próximo alvo é a SCBCD… até vou abrir um tópico depois pra pedir uma sugestão de material de estudo pra quem já tirou ela nessa versão de EJB3, pois acho q o Head First antigo não se aplica neh.

[quote]eai cara…
parabens…
tem como vc disponibilizar seus resumos pra galera?
eu passei na SCJP pelo os resumos do camilo… haha vai que o seus me ajuda…
se nao for de mais…
deluxeuo@hotmail.com
mais uma vez parabens[/quote]

Com certeza cara, a “ideologia Java” eh essa…rsrs… tudo livre, nada de segurar informação… rsrs… espero que sirva de incentivo para quem quiser contribuir com a comunidade também disponibilizar seus materiais para que possam ajudar o próximo… vou anexar aki nessa msg

Tem alguns mocks em PDF também dakeles “Actual Tests”… pra achar é facil, eh soh entrar em http://www.4shared.com/ e digitar SCWCD em search files… vai ter alguns mocks no perfil do pessoal pra puxar free… lá que eu baixei esses PDFs

É isso ae pessoal… boa sorte a todos!

Parabéns pela conquista!!

Abraços.

Parabéns.

Parabéns!!! Sucesso!

[]s
Gunnar

Opa, parabéns pela certificação! Mais um profissional de qualidade no mercado :smiley:

Obrigado pelas dicas e pelo resumo ai. Keep up with the Java spirit! :-o

parabéns cara!