Passei SCWCD 5!

Em relação ao tempo da prova?
O tempo é mais do que suficiente para fazer a prova, eu enrolei bastante nas questões, pq muitas precisavam de muita atenção, e eu não estava acostumado com a forma com que foram cobradas algumas que caíram na prova.
Eu comecei a prova às 14:15 e terminei as 16:00, faltava ainda +/- 1:30 pra acabar o tempo.

O livro da kathy é o suficiente? SIM

Oq mais caiu?
Do início até o fim da prova caiu o tempo todo EL, era EL misturado com Custom Tag o tempo inteiro, dificultando bastante a questão, resumindo em tudo que é lugar que vc pode imaginar tinha EL…

O que realmente precisa decorar?
Topa a parte declarativa, ou seja toda a parte do Web.xml é bom estar bastante afidado.

Design Pattern

Caiu umas 7 questões de Design Pattern, mas essa parte não precisa se preocupar mto não, é só estudar e tipo vincular algumas palavras chaves ao tipo do Pattern, por exemplo Persistence geralmente o Pattern vai ser o DAO ou por exemplo, presentatio-tier and Business service seria o Business Delegate, ou então reduce network traffic seria o Tranfer Object. Analisando algumas palavras chaves, a pessoa já consegue descobrir qual resposta escolher.

Pegadinhas
No momento só me lembor de algumas.
Por exemplo em relação a EL ${initParam.xxx} o initParam da EL refere-se ao contexto da aplicação (ServletContext) e não ao contexto do Servlet.
Essa questão tem que ter atenção pq no DD a tag se refere aos parâmetros de contexto do servlet, mas na EL ${initParam.xxxx} se refere aos parâmetros de contexto da aplicação que no DD a tag utilizada é

Outra pegadinha é em relação ao Request e o ServletContext para fazer um forward utilziando o RequestDispatcher, lembre-se que o ServletContext só aceita caminhos absolutos, enquanto que o request aceita caminhos relativos.

Drap and Drop
Caiu uma que era o seguinte: Aparecia uma URL do tipo /myApp/Control/teste/inde.jspna questão, e falava que o mapeamento no servlet era /Control . e pediu pra identifcar qual era qual era o ContextPath, ServletPath e o pathInfo.
Caiu Drag and Drop tb em relação a listener. Mas era somente pra registrar o listener no DD, ou seja questão dada.
Caiu tb em relação a mapeamentos de URL no DD e qual servlet seria chamado.
No momento só lembro dessas.

Questões
Diferente dos mocks que fiz para 1.4, poucas foram eram tidas como ?dadas? aquelas em que vc mata em 5 segundos.
Uma questão dessa que caiu na prova era o seguinte: o Programador queria que os comentários fossem exibidos no browser, lembrando que só comentários HTML são exibidos pelo browser.

Ja ia esquecendo meu score nao foi mto bom, na pela questão de número 40 bateu um nervosismo e pensei que nem fosse passar, no final acabei tirando 75%, talvez pelo nervosismo…
Bom é isso, se quiserem mais detalhes em relação a prova, vão postando as dúvidas que vou esclarecendo.

Para quem começou a aprender java do zero em Dezembro de 2006, e para quem nunca trabalhou com Java na vida, acho que estou indo até bem…

Parabéns cara ! :thumbup: Quais os simulados que você usou ??

JWebPlus V4, Killer, um do whizlabs para a versão antiga da prova a 1.3

Parabéns ! E valeu pelo “testemunho” aê !

Parabéns cara, bola pra cima, não é um score de 75% que te vai deixar para trás. O importante é que você passou! Isso sim tem muito valor. :smiley:

Parabéns cara, bola pra cima, não é um score de 75% que te vai deixar para trás. O importante é que você passou! Isso sim tem muito valor. :D[/quote]
Eu nem ligo mto pra score nao, mas eu acho que se fosse a 1.4 eu tiraria no mínimo uns 82%

guga parabéns kra mais uma vitória não é mesmo?

Guga … parabens … :smiley: :smiley: :smiley:

Com clara convicção, digo que tu estas indo muito bem.

Em breve conquistarei me SCWCD, espero realmente contar com tua ajuda para tal façanha.

Abraços e continue progredindo… :wink:

Parabéns aí cara.

Pretendo tirar a SCWCD 5 também, em abril ou maio.

Meus parabesn veio, continue assim
um dia eu tmb consigo heheh

[quote=mateusbrum]Guga … parabens … :smiley: :smiley: :smiley:

Com clara convicção, digo que tu estas indo muito bem.

Em breve conquistarei me SCWCD, espero realmente contar com tua ajuda para tal façanha.

Abraços e continue progredindo… :wink:
[/quote]
Com certeza, no que eu poder ajudar eu ajudarei com certeza!
Aproveitando o post, obrigado a todos pelos parabéns!

parabens!! rapa!! é isso… um dia desse foi a scjp… é isso sempre evoluido boa!! em breve quem sabe eu posto um topico semelhante heh :

abração1 otimas dicas… add favorite!

parabens cara !!!

Parabéns cara, em relação estou estudando para essa certificação e tenho o livro da kathy sierra. A prova 1.5 tem algum assunto que o livro nao aborda?

Parabéns!!!

O que importa é que vc passou cara =D

abraços

O livro aborda todos os assuntos!

Parabéns!

Abraços.

Parabéns pela conquista, também espero atingir este objetivo. =D

Quanto tempo vc gastou se preparando pra essa prova?

Parabéns…