Passei SCWCD (score 89%)

Pessoal,

Passei com score de 89%.

Minha prova teve 80 questões, ao invés das 69. Como já disseram, as questões não oficiais não são indicadas e você precisa se dedicar com o mesmo esforço pra todas as 80 questões. Levei cerca de 1h15 pra fazer as 80 questões.

Não pude copiar as questões que caíram na prova, pois o rascunho fornecido era o “oficial”, que usa uma caneta especial e tal e disseram que eu não poderia levar rascunho para casa. Portanto, não vai dar pra fazer um post com muitos detalhes, como o que abri quando passei na de SCJP.

Cai tudo que tem no livro “Use a Cabeça” e o assunto na prova é bem distribuído… Realmente, grande parte do assunto cai na prova. Teve umas 7 questões de segurança, 6 de Patterns, 9 de DD, 5 de desenvolvimento de taglib, 4 de ações padrão (devo ter errado uma e fiquei com 75% nesse assunto), 10 de EL, umas 20 de JSP em geral, umas 5 de gerenciamento de sessão e outras sobre Servlet, listeners, filtros, API, etc…

Para a preparação:

  • Usei apenas o livro use a cabeça;
  • Fiz todos os testes do whizlabs, mas de uma versão antiga da prova (310-080). Porém, algumas questões do simulado caíram minha prova, então acho que vale a pena o pessoal usar esse simulado durante a preparação;
  • fiz metade do Test Killers Actual Test (algo assim)… muito bom o simulado, mas fui fazer já era mt tarde da noite e já tinha feitoo uns 4 testes do whizlabs e tava cansado ja.

Agora acho que vou dar uma pausa em certificações Java, porque vai começar meu Mestrado e acho que vai ser um pouco puxado. Mas não pretendo ficar parado e acho que vou tirar algumas de Oracle enquanto isso (pq são muito mais lights do que as próximas de java que pretendo tirar: SCBCD 5 e SCEA 5).

[]'s


Parabénss cara!!! Mto legal!!!

Esses livros da Kathy Sierra e Bert Bates são mto bonss! Eu to terminando de ler do exame SCJP aki. Tá me ajudando pra caramba. Depois vou fazer os simulados do Whizlab e MasterExam. Tomara que dê td certo.

Falowsss

Muito bem Rafael, parabens !!!

Opa, parabens. Pergunta: Posso fazer esta certificação direto, ou tenho que ter alguma outra como pré-requisito?

Rodrigo.

[quote=rdantas]Opa, parabens. Pergunta: Posso fazer esta certificação direto, ou tenho que ter alguma outra como pré-requisito?

Rodrigo.[/quote]

Precisa da SCJP.

Parabens RafaelVS! Boa Pontuação! :slight_smile:

[quote=rdantas]Opa, parabens. Pergunta: Posso fazer esta certificação direto, ou tenho que ter alguma outra como pré-requisito?

Rodrigo.[/quote]

Já ouvi dizer que você pode até FAZER essa prova sem ter feito outras. Mas que você só RECEBE a certificação em casa se vc tirar a certificação pré-requisito, que é a SCJP, como Ratão falou.

[quote=henriquesglima]Parabénss cara!!! Mto legal!!!

Esses livros da Kathy Sierra e Bert Bates são mto bonss! Eu to terminando de ler do exame SCJP aki. Tá me ajudando pra caramba. Depois vou fazer os simulados do Whizlab e MasterExam. Tomara que dê td certo.

Falowsss[/quote]

Espero que você consiga.
Boa sorte!

po cara parabens!! hehhe eu pretendo tirar a minha esse ano!! me diz uma coisa o ingles? como estava, semelhante a da scjp, ou envolvia muitos exemplos e o cara tinha que descobrir qual melhor solução, no livro da kathy ela menciona isso um pouco que pode cair no exame… outra pergunta… a respeito dessas quetoes extras, ela vale como pontuação para o exame tb? ou é apenas um teste da sun… para a proxima versao da scwcd… algo do tipo… eles dao alguma informacao sobre isso?

Score show heim!! Agora me diz ai… quanto tempo vc vem estudando… e qtas horas por dia vc estudava para scwcd ja que nao deu para trazer algumas questoes… poderia falar como estudou para ela… hehe

flw!!

Parabéns cara!
Pretendo tirar a minha se possível esse mês ainda, pra dizer a verdade estou esperando os voucher chegarem…
Como o LPJava perguntou, como é o inglês da prova? Vc chegou a fazer as questões do JWebPlus? vc sabe se são parecidas com a da prova? pq eu estou me basendo em cima desse simulado…
Esse score foi mto bom mesmo, parabéns novamente!

O inglês não atrapalha na maioria das questões. As questões, geralmente, tem enunciados curtos e mais código pra analisar do que texto para interpretar. Com isso, as questões onde o inglês pode influenciar, acho que são mais as de segurança e as de padrões de projeto.

E o bom é que 99% das questões de código não testam se você sabe se algo vai compilar ou não. Geralmente, todos os códigos já estão sintaticamente corretos e você só precisa analisar pra saber o que vai acontecer. Isso torna a prova muito mais fácil e menos cansativa. Quando pergunta se vai compilar é quando você colocou um código JSP inválido, ou quando usou algum método de API que não existe.

Para fazer a prova especificamente, eu estudei “menos de 1 semana”. Desde quarta-feira eu venho estudando pesado uns resumos que eu já tinha feito e os capítulos de desenvolvimento de taglib e de padrões.

Mas a primeira vez que eu li o livro Use a Cabeça foi em dezembro/2006. Foi apenas uma leitura completa do livro, em 1 semana, pra eu conhecer JSP/Servlet melhor, sem nenhum interesse em tirar certificação. Em setembro/2007 eu tirei SCJP e logo pedi o voucher pra SCWCD… quando chegou a nota fiscal, comecei a estudar pra valer… passei 2 semanas lendo o livro já me preparando e fazendo resumos. Depois surgiu aquele lance de que a SCWCD 5 estava pra sair e aí eu parei de estudar (pq tava apertada a pós graduação). E aí, na quarta (23/01) eu peguei os resumos que tinha feito ano passado e estudei por eles (consultando o livro, quando havia algumas dúvidas). Baixei o whizlabs no domingo, fiz todos os testes e depois baixei um PDF com questões (Test Killer), mas já era mais de 22h e são 178 questões; portanto, só fiz umas 70 e fui dormir.

No dia seguinte, fiz a prova e aí só alegria… hehehe

Parabéns! Ótimo score!!

[quote=gugaa_df]Parabéns cara!
Pretendo tirar a minha se possível esse mês ainda, pra dizer a verdade estou esperando os voucher chegarem…
Como o LPJava perguntou, como é o inglês da prova? Vc chegou a fazer as questões do JWebPlus? vc sabe se são parecidas com a da prova? pq eu estou me basendo em cima desse simulado…
Esse score foi mto bom mesmo, parabéns novamente![/quote]

Eu cheguei a baixar o JWebPlus no domingo, depois de ter feito os testes do whizlabs… mas era versão demo e já estava sem nenhum saco pra fazer mais questões, quanto mais pra procurar serial ou crack… Aí fui fazer o simulado do Test Killer e fui dormir.

Sobre questões parecidas, acho que umas 5 questões que têm no whizlabs (310-080) caíram na minha prova. Então, acho que mesmo sendo um simulado de versão antiga (a atual é 310-081), acho que vale a pena conferir.

Tive pouco tempo pra me preparar para a prova em si (embora já tivesse estudado antes o assunto), portanto não consegui fazer muitos simulados.

Parabéns!!! Ótima nota! Sucesso!

Estou estudando pra SCWCD também, espero que antes de eu acabar de estudar já seja possível fazer a versão 5. Daqui a pouco espero estar criando um tópico como o seu :slight_smile:

[]s
Gunnar

parabens cara pretendo tbm seguir o seu exemplo !!!

Parabéns cara!

[quote=gugaa_df]
Como o LPJava perguntou, como é o inglês da prova? Vc chegou a fazer as questões do JWebPlus? vc sabe se são parecidas com a da prova? pq eu estou me basendo em cima desse simulado…
Esse score foi mto bom mesmo, parabéns novamente![/quote]

Na minha prova todas as questão sobre padrões de projeto foram grandes! E como meu inglês não é muito bom (nivel intermediário) eu tive um pouco de dificuldade e perdi um bom tempo em algumas questões. Mas nesta parte eu acertei todas… heheheh

Seguinte… faça bastante simulados.

Abraço.

O inglês não atrapalha na maioria das questões. As questões, geralmente, tem enunciados curtos e mais código pra analisar do que texto para interpretar. Com isso, as questões onde o inglês pode influenciar, acho que são mais as de segurança e as de padrões de projeto.

E o bom é que 99% das questões de código não testam se você sabe se algo vai compilar ou não. Geralmente, todos os códigos já estão sintaticamente corretos e você só precisa analisar pra saber o que vai acontecer. Isso torna a prova muito mais fácil e menos cansativa. Quando pergunta se vai compilar é quando você colocou um código JSP inválido, ou quando usou algum método de API que não existe.

Para fazer a prova especificamente, eu estudei “menos de 1 semana”. Desde quarta-feira eu venho estudando pesado uns resumos que eu já tinha feito e os capítulos de desenvolvimento de taglib e de padrões.

Mas a primeira vez que eu li o livro Use a Cabeça foi em dezembro/2006. Foi apenas uma leitura completa do livro, em 1 semana, pra eu conhecer JSP/Servlet melhor, sem nenhum interesse em tirar certificação. Em setembro/2007 eu tirei SCJP e logo pedi o voucher pra SCWCD… quando chegou a nota fiscal, comecei a estudar pra valer… passei 2 semanas lendo o livro já me preparando e fazendo resumos. Depois surgiu aquele lance de que a SCWCD 5 estava pra sair e aí eu parei de estudar (pq tava apertada a pós graduação). E aí, na quarta (23/01) eu peguei os resumos que tinha feito ano passado e estudei por eles (consultando o livro, quando havia algumas dúvidas). Baixei o whizlabs no domingo, fiz todos os testes e depois baixei um PDF com questões (Test Killer), mas já era mais de 22h e são 178 questões; portanto, só fiz umas 70 e fui dormir.

No dia seguinte, fiz a prova e aí só alegria… hehehe[/quote]

Quanto a esses resumos que você leu, tem como repassar eles ? Já li o Head First e tenho feito simulados também. Se puder ajudar passando esses resumos eu fico grato :smiley:

Que legal!

meus parabéns, pretendo tirar o meu tbm mais pra frente.

abraços :stuck_out_tongue:

Ahhh! quase esqueci de perguntar…

sai quanto um voucher desse ?

Os resumos eu mesmo que fiz, mas foram no caderno, cheio de garrancho aih acho q n rola. Sem contar que os resumos eu fiz abstraindo um monte de coisa que eu já sabia e n precisava mais me esforçar tanto… aih acho que não seria de grande utilidade para outra pessoa, a n ser pra mim mesmo :stuck_out_tongue:

[quote=Quinger]Ahhh! quase esqueci de perguntar…

sai quanto um voucher desse ?[/quote]

O valor é R$330,00, mas às vezes a Sun faz promoções como: voucher pela metade do preço; pague 1, leve 2; voucher que te dá mais uma tentativa, em caso de reprovação (chamado retake); etc.

Agora a assinatura ficou bonita!