Olá pessoal!!!
Hoje fui fazer a prova e tbm consegui tirar a certificação SCJP 5 -> 93%. Passo por aqui para para relatar o meu “caminho” até a prova.
Em primeiro lugar, escolhi a versão 5 proque não me garanto muito no Inglês, não queria correr o risco de perder pontos devido ao inglês. Li o livro da Kathy Sierra por duas vezes. A primeira leitura bem superficial, a segunda com mais enfase nos tópicos que tinha mais dificuldades, com Thread, API, etc… Após a segunda leitura fiz o simulado MasterExam, fui muito mal(50%). A partir daí percebi que tinha que estudar bem mais para conseguir a certificação. Efetuei a leitura dos resumos do final de cada capítulo do livro e fiz os exercícios. E então comecei a fazer simulados, fiz MasterExam, TestKiller e Inquisition. Os exercícios que errava, se não entendia as respostas, compiláva-os no eclipse.
Digitei mais de 100 exercícios, o que me ajudou muito, identificar as “pegadinhas” na hora da prova, como, metódos final na herança, métodos static,…, etc.
Segue abaixo Pontuação:
Declarações, Inicialização e Escopo…100%
Controle de Fluxo…90%
Conteúdo da API…90%
Concorrência…100%
Conceito de OO…100%
Coleções / Genéricos…70%
Fundamentos…100%
Obrigado a todos que diretamente e indiretamente colaboraram, postando aqui simulados, dicas, experiência, etc.
vlw