Passeiiiii scjp 5 ! =)

16 respostas
paulovittor23

Boa Tarde pessoal,

Hoje pela manhã realizei o exame SCJP 5 em português e passei com 73% ! :smiley:
Estava estudando a mais ou menos 4 meses, minha preparação foi basicamente a leitura do livro da Kathy Sierra e alguns simulados do Whizlabs(que foi muito útil para identificar meus pontos fracos e poder focar melhor os estudos).
Nos simulados do Whizlabs estava tirando em média 70%, achei a prova mais fácil que os simulados, acredito que pelo nervosismo essa facilidade não se refletiu numa nota maior, mas para ser sincero fiquei bem satisfeito =]
Uma coisa que me decepcionou foi a tradução confusa das questões, houveram questões onde os nomes das classes foram traduzidos no enunciado e não foram traduzidas em código, em questões de drag and drop tinham termos traduzidos(“sincronizado”, “sincronizar”) misturado com termos não traduzidos(“notifyAll”, “wait”), a tradução parecia ter sido feita no google uahhua, enfim se fosse prestar novamente certamente não faria a prova em português. :frowning:
Outro “bug” que encontrei foi que teve 1 questão em que haviam alternativas iguais :shock:

O tempo destinado a prova foi bem tranquilo, quando eu acabei faltavam 45 minutos de prova e deu para revisar tranquilamente todas as questões que tinha marcado. Não revisei questões drag and drop para não perder o que já havia feito, porém fui bem cauteloso ao responder esse tipo de questão durante a prova.

Como já havia lido aqui no forúm aquelas questões sobre seu conhecimento na linguagem tem um “cronômetro a parte”, ou seja, “não conta” dos seus 175 minutos reservados a prova.

Meus Scores foram os seguintes:

Declaration, Initialization and Scoping…66%
Flow Control…63%
API Contents…80%
Concurrency…87%
OO Concepts…80%
Collections / Generics…70%
Fundamentals…72%

Achei que fui muito mal nos dois primeiros tópicos acima, logo os que considerava os mais fáceis, talvez por ter se preocupado demais com Generics e Threads =/

Sobre as questões, vou tentar listar o que caiu e o que não caiu…

O que caiu:
Threads² (+/- 10)
Generics²(+/- 10, quase todas drag and drop, cheguei até a me assustar…)
Collection(+/- 6, metade foram historinhas…)
Boxing(muitas, geralmente misturado com outros assuntos…)
Garbage Collector (+/- 3, quando o objeto criado na linha 5 será legível para o gc…bem por aí)
Inner Class(acho que todas foram em questões de Thread)
Comparable(acho q só 1 drag and drop p vc implementar comparable)
Conteúdo de API(+/- 5, adicionar 1 dia em uma data, usar formatações, etc)
Serialização(caiu além do q eu esperava, ao todo umas 4)
Assertions(+/- 3, tinha uma q não colocava -ea na execução da classe, quase passei desapercebido nessa…)
Enum(+/- 2, uma drag and drop p vc colocar declarar um enum que realizava uma operação…)

O que não caiu:
DataInputStream, DataOutputStream;
Calendar
Conceitos de coesão e acoplamento

Bom acho q foi basicamente isso.

Agradeço pela paciencia e colaboração dos gujers !

[]s

16 Respostas

derheimen

Congratulations…
Mais um para a lista dos SCJPs, huahauhauhuah. :lol: :lol: :lol: :lol:
E agora qual será a próxima ???

marcelo_mococa

Parabéns…
Na minha prova também tinha uma pergunta com duas alternativas iguais…rs

fabiozoroastro

Parabéns Paulo Vitor :slight_smile:

Deh

Parabéns!
=]
já ta pensando em estudar para a próxima?

douglasfs

Parabéns :smiley:

faelcavalcanti

Congratulations!!! :smiley:

paulovittor23

Vlw pelos parabéns pessoal :smiley:

Então sobre qual será a próxima eu ainda estou meio indeciso, até mesmo por não conhecer direito as especialidades de cada uma…
Vou procurar dar uma estudada p ver direito que rumo seguir…

Qual seriam as diferenças básicas entre a SCJD e a SCWCD ?
Alguém sugere alguma ?

[]s

V

SCJD é mais voltada p/ aplicações desktop
SCWCD é Servlets/JSP -->aplicações WEB

paulovittor23

victor_trajano:
SCJD é mais voltada p/ aplicações desktop
SCWCD é Servlets/JSP -->aplicações WEB

É pelo visto SCWCD ai vou eu ! \o/
Já separei os tópicos que caem na prova e agora é lenha nos estudos !

[]s

P

Paulo voce disse: " Collection(+/- 6, metade foram historinhas…) "

Como assim historinhas ?

Não entendi muito bem.

Vou fazer a prova em inglês mês que vem.

paulovittor23

poiati:
Paulo voce disse: " Collection(+/- 6, metade foram historinhas…) "

Como assim historinhas ?

Não entendi muito bem.

Vou fazer a prova em inglês mês que vem.

Fala poiati !
Então “historinhas” que eu quiz dizer foi no sentido de que eles te apresentam um cenário no qual vc necessite usar um Collection e pedem p vc determinar qual seria o ideal p aquela situação, ou algo parecido…

Um exemplo seria:
Vc precisa armazenar numeros que possam ser repetidos, seja thread-safe e implemente a interface List. Que Collaction deveria ser usado ?

claro que na prova essas questões são um pouco mais elaboradas e são colocadas em contextos do cotidiano. Mas a idéia e essa.

Bom estudo e boa prova :wink:
[]s

marcosjni

Boa tarde amigo, antes de mais nada parabéns por ter conseguido passar na prova. Bom, sou iniciante em assuntos ligados a certificação Java e estou pretendendo fazer minha prova no final de julho. Como vc acabou de passar gostaria de tirar algumas dúvidas.

1º - Qualquer centro autorizado da SUN pode aplicar as provas em português ?

2º - Vc falou que estudou por volta de 4 meses. Neste período quanto tempo estudava ± por dia ?

Tb estou estudando pelo livro da kathy e muito ansioso para prestar a prova … aguardo seu retorno.

paulovittor23

Boa Tarde Macos !

Vamos lá,

Sim, qualquer centro autorizado da Prometric (e não da Sun) pode aplicar a prova em português, tanto que se não me engano o idioma da prova você escolhe antes do centro onde vai realizar a prova.

Bom eu peguei as férias de final de ano da faculdade e assim que chegava do trabalho dedicava em média 2 horas para a leitura do livro da Kathy.
Assim que as aulas retornaram eu conclui a leitura do livro e toda noite depois da faculdade respondia umas 30 questões de simulados. Mas o tempo de assimilação do conteúdo depende muito de cada um. vencer depende de 10% de talento e 90% de dedicação :wink:

Bons Estudos !

[]s

Tb estou estudando pelo livro da kathy e muito ansioso para prestar a prova … aguardo seu retorno.

LPJava

bom respondendo sua 1º pergunta, está disponivel em portugues… para qualquer local do mundo… a sun nao diz no centro autorizado de Minas gerais ta disponivel em portugues… em SP nao… ela so fez a tradução… e pelo q sei a prova nao fica no centro nao… eh feito o download na hora… ate por medidas de segurança

marcosjni

Pessoal obrigado pelas dicas mais prometo ainda perturbar vcs um pouco com minhas perguntas de iniciante do assunto.

S

Primeiramente, parabéns ao dono do tópico! xD

Bom pessoal,qual bom livro é recomendado para Certificação Scjp5(Fora o da Sierra)?
Já Estudo pelo Deitel 6a edição, e quero mesmo é dar uma acelerada nos estudos, mas não pretendo tirar certificação até o final do ano.

E também para a Scwcd, pois só conheço o Use a cabeça! Jsp & Servlet… que por sinal é muito bom, e uma ou duas semanas, já consigo fazer bastante coisas que já fazia em Asp, e muitas outras como transmitir objetos por atributo e etc(Impossive de fazer em Asp3 sem fazer uma gambiarra com Session).

E onde posso obter alguns simulados gratuitos? Tô meio ruim de $$ por enquanto.

[]'s a todos

Criado 12 de março de 2007
Ultima resposta 21 de mar. de 2007
Respostas 16
Participantes 12