Boa Tarde pessoal,
Hoje pela manhã realizei o exame SCJP 5 em português e passei com 73% ! 
Estava estudando a mais ou menos 4 meses, minha preparação foi basicamente a leitura do livro da Kathy Sierra e alguns simulados do Whizlabs(que foi muito útil para identificar meus pontos fracos e poder focar melhor os estudos).
Nos simulados do Whizlabs estava tirando em média 70%, achei a prova mais fácil que os simulados, acredito que pelo nervosismo essa facilidade não se refletiu numa nota maior, mas para ser sincero fiquei bem satisfeito =]
Uma coisa que me decepcionou foi a tradução confusa das questões, houveram questões onde os nomes das classes foram traduzidos no enunciado e não foram traduzidas em código, em questões de drag and drop tinham termos traduzidos(“sincronizado”, “sincronizar”) misturado com termos não traduzidos(“notifyAll”, “wait”), a tradução parecia ter sido feita no google uahhua, enfim se fosse prestar novamente certamente não faria a prova em português. 
Outro “bug” que encontrei foi que teve 1 questão em que haviam alternativas iguais :shock:
O tempo destinado a prova foi bem tranquilo, quando eu acabei faltavam 45 minutos de prova e deu para revisar tranquilamente todas as questões que tinha marcado. Não revisei questões drag and drop para não perder o que já havia feito, porém fui bem cauteloso ao responder esse tipo de questão durante a prova.
Como já havia lido aqui no forúm aquelas questões sobre seu conhecimento na linguagem tem um “cronômetro a parte”, ou seja, “não conta” dos seus 175 minutos reservados a prova.
Meus Scores foram os seguintes:
Declaration, Initialization and Scoping…66%
Flow Control…63%
API Contents…80%
Concurrency…87%
OO Concepts…80%
Collections / Generics…70%
Fundamentals…72%
Achei que fui muito mal nos dois primeiros tópicos acima, logo os que considerava os mais fáceis, talvez por ter se preocupado demais com Generics e Threads =/
Sobre as questões, vou tentar listar o que caiu e o que não caiu…
O que caiu:
Threads² (+/- 10)
Generics²(+/- 10, quase todas drag and drop, cheguei até a me assustar…)
Collection(+/- 6, metade foram historinhas…)
Boxing(muitas, geralmente misturado com outros assuntos…)
Garbage Collector (+/- 3, quando o objeto criado na linha 5 será legível para o gc…bem por aí)
Inner Class(acho que todas foram em questões de Thread)
Comparable(acho q só 1 drag and drop p vc implementar comparable)
Conteúdo de API(+/- 5, adicionar 1 dia em uma data, usar formatações, etc)
Serialização(caiu além do q eu esperava, ao todo umas 4)
Assertions(+/- 3, tinha uma q não colocava -ea na execução da classe, quase passei desapercebido nessa…)
Enum(+/- 2, uma drag and drop p vc colocar declarar um enum que realizava uma operação…)
O que não caiu:
DataInputStream, DataOutputStream;
Calendar
Conceitos de coesão e acoplamento
Bom acho q foi basicamente isso.
Agradeço pela paciencia e colaboração dos gujers !
[]s